segunda-feira, 18 de março de 2013

Naturalmente Chato



 
 “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”
[Pitágoras]


  Eu e minha esposa temos um padrão de vida aceitável. 
  Imóvel próprio, carro, moto, bons eletrodomésticos, sem dificuldades de alimentação, sem dividas...
  Quando as pessoas ficam sabendo da minha infância muito pobre não me discriminam por conta disso,  ficam até mais condescendentes com minha chatice, acham que é “trauma” de infância.
  Dizem que minha chatice de adulto é reflexo das minhas frustrações de infância.
  Para "Psicologia" qualquer comportamento "desagradável/reprovável" na fase adulta é fruto de alguma dificuldade na fase criança.

  Minha família acredita que se eu tivesse tido uma infância melhor eu seria menos chato, mais “amoroso”, menos “frio”.




  

  E se eu já nasci chato?

  Depois de algumas meditações profundas revirando o mais profundo do meu ser cheguei a conclusão que sou naturalmente chato.


  Já nos primeiros anos de escola eu era uma criança isolada pelos meus pensamentos.
  Um dia meu pai me levou a escola e eu naturalmente, como sempre fazia, fiquei em um cantinho distante de todos perto do alambrado até chegar a hora de entrar.
  Naquele dia meu pai discutiu um tanto ríspido com minha mãe sobre minha dificuldade de socialização, ele achava que era culpa da minha mãe e minha mãe dizia que era culpa do meu pai.
  Eu não sabia de nada, até hoje não entendo a maioria das coisas, mas não queria ver meu pai e minha mãe discutindo então quando meu pai me acompanhava até a escola [Foram raríssimas vezes] eu me aproximava de uma roda de alunos e fingia ter muitos amigos, quando meu pai sumia no horizonte satisfeito, eu voltava para o meu cantinho, observando a vida de longe, tentando entender seu sentido.
  Na minha fase escolar não lembro de nada que possa ser classificado como  perseguição a minha pessoa. 

(Bullying, atualmente as pessoas exageram muito isso.)
  
  Hoje adulto não observo que ser rico me faria menos chato.

  Se alguém me convidasse agora para passar o Natal em Paris com tudo pago, só de pensar na balbúrdia e movimentação nos aeroportos já me dá uma léseira.
  Dá minha parte em dinheiro para que eu possa passar mais tempo sem fazer nada aqui mesmo na minha casa…😊


   
Meu gosto pelo dinheiro é a possibilidade de ter mais tempo para não fazer nada, mas com muito conforto.

   Das minhas dificuldades financeiras da infância e adolescência “talvez” tenha surgido uma vontade imensa de ajudar em obras de caridade.

  [Claro que eu também já posso ter nascido com essa vontade.]
  Gosto de conforto, mas não preciso do “luxo”, se eu fosse rico, um grande prazer seria ajudar financeiramente as pessoas.
  Dinheiro as faz tão alegres, gosto de ver pessoas alegres.

  Vamos para Filosofia Complexa...


      “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”


  Muitos veem a educação escolar como uma ferramenta magica que pode tornar todos pessoas maravilhosas.
  Nascemos folha em branco o que nos estraga ou nos torna quase perfeitos é o "ambiente"... essa é a "crença" da maioria.

  Considero que tive uma boa escolarização e ela não fez muita coisa pela minha introspecção.

  Fico pensando ... se eu fosse naturalmente violento acima da média, sem muito apreço pela vida do próximo, seria culpa do meu pai, da minha mãe?
  A educação escolar alteraria a minha“natureza”?


  Se não funcionou com a minha chatice/introspecção, porque funcionaria com uma natural falta de respeito a vida do próximo?

  Meu querido Pitágoras acreditava que todos nascemos naturalmente bons ou "neutros".
  Eu discordo, pelo menos não é o que observo.

  Sempre haverá necessidade de punição para alguns cidadãos; não importa quão bom seja a educação familiar e a escolarização.


  Não nascemos Folha em Branco”.










 

 
 😒“Achei interessante que você se conforta em ver sua esposa e filhas conversando na sala!
  Por que não interage em vez de apenas observar?”

  (Comentarista   12-Março-22)



  Eu “interajo pouco” porque ... eu interajo pouco com todas as pessoas.
  Nunca fiz segredo da minha dificuldade de socialização.
  Eu e minha esposa namoramos bastante tempo antes de casar.
  Foram uns 5 anos.
  Ela sabia que minha introspecção fazia parte do pacote.
.
  Minhas filhas sempre me tiveram do lado, sou o que sou, os filhos acabam se adaptando aos pais.
  O que mais me conforta é justamente isso.
  Apesar do meu desajuste consegui formar uma família tão encantadora.
  Nisso não sou um perdedor...

       







 


  AGRADEÇO A TODOS QUE ESQUECEM O DIA DO MEU ANIVERSÁRIO.
 
  E quem lembrar ... misericórdia irmão ... VÊ SE ESQUECE!

  (William Robson)
  

  














;