domingo, 3 de março de 2013

Orar e Confiar

  “Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”
  [Abraham H. Maslow]

  Meu primeiro contato com esse pensamento acredito que foi lendo Confúcio.
  Minha memória não é boa, foi algo assim:

  “Quer conhecer o verdadeiro caráter de um homem? Dê-lhe poder.”

  Este pensamento é daquele tipo “tiro na testa” do qual falei em outro texto.

  Nessa fase eu era muito religioso, o vórtice surgido em minha mente foi em função do seguinte enigma:

  Se Deus conhece o caráter das pessoas porque não dá poder só as pessoas de bom caráter!?

  Que nós humanos nos enganemos é desculpável.
  Há tanto lobo em pele de cordeiro.
  Mas o que falar do onipotente e onisciente Deus?

  Paro de debater com uma pessoa quando ela diz que o Espirito Santo lhe revelou alguma coisa, já não cabe mais o debate diante de “uma fonte tão superior de conhecimento” então só me resta o humilde questionamento.
  Pergunto a todos que se dizem “iluminados pelo Espirito Santo”:

   Porque Deus permite que um mau caráter chegue ao poder?

  Se é ele que permite porque nós humanos cidadãos de bem nos culpamos tanto por um Stalin ou Hitler?
  Quando surge uma irmã Dulce é Deus que dá poder, quando surge um matador em série é a humanidade que é um lixo!

   No meu tempo de religioso o Espirito Santo nunca me iluminou com essas respostas.
    As pessoas que “sabem” (ou dizem que sabem) a resposta não me acham capaz de entende-la então nem se dão ao trabalho de explicar.
  Por isso sou fã da MERITOCRACIA, se Deus não faz a parte dele deve ter seus motivos.
  Isso não deve servir de desculpa para que eu não faça a minha parte ELEGENDO bons administradores e torcendo/colaborando pela prosperidade de indivíduos de bom caráter.

  “O homem sábio não deve abster-se de participar no governo do Estado, pois é um delito renunciar a ser útil aos necessitados e uma covardia ceder o passo aos indignos.”
  [Epíteto]

  Você prefere lavar suas mãos, orar a Deus e confiar no Estado?
  Pior que está não fica?

  Não seja tolo tudo sempre pode ficar melhor e tudo pode sempre ficar pior.
  Se vou ter que lutar que seja pelo melhor, porque sobreviver por instinto se tenho inteligência!?

  Para os civilizados a civilização, para os bárbaros a barbárie …

  “A Democracia traz à tona a CULTURA de um povo, se não gostam dos resultados ... mudem as tradições e costumes.”




  Não quero acreditar que somos um povo onde predomina o mal caráter.




.