domingo, 26 de maio de 2013

Sobre Maquinas

  “Na manufatura e no artesanato, o trabalhador utiliza a ferramenta.
  Na fábrica, ele é um servo da máquina.”
  [Karl Marx]

  Para Marx o trabalho braçal do camponês ou artesão é libertador e o trabalho com maquinas escravizador.

   Como não podia deixar de ser, eu sou uma aberração para Marx.
  GOSTO DE MAQUINAS. 

   A máquina de lavar roupas é uma das minhas preferidas 😊


  
 

  Trabalhei por muito tempo em uma fabrica de óculos, fazia parte do trabalho regular as maquinas tão desprezadas por Marx.
  Nas que eu mais usava colocava nomes, lembrei agora chamar de Cristine uma maquina de injetar dobradiças, com o tempo inevitavelmente ficamos “ íntimos” e a chamava de Cris.
 Tive um daqueles problemas tipo “todo mundo odeia o William”.
 O encarregado me olhava torto gratuitamente até que um dia veio me questionar que coisa era aquela de “mexer na Cris”?

  Por uma infeliz coincidência a noiva dele chamava Cristina, ele a chamava de Cris…

  Explicado o acidente, pedi desculpas, nos tornamos amigos, mas comecei a parar de dar nome as maquinas ... eu ainda tinha a preocupação que as pessoas não me achassem louco, tentava me ajustar a "normalidade".

  A ultima maquina que eu "batizei" foi minha primeira moto,  chamava Desire (desejada).
  Uma moto 125 ML da Honda bem usada, é, não era grande coisa, mas foi tão difícil conseguir, foi tão desejada.

  Gosto das maquinas porque elas nos poupam muito trabalho físico (braçal).
  Eu já não gosto muito de trabalhar, se o trabalho envolver grande esforço físico eu detesto.
  A Desire foi maravilhosa porque me poupou de ficar andando até pontos de ônibus e suportar longas esperas.
  Do bairro Taquaral até o São Bernardo eram 20 minutos de Desire.
  Sem ela, com muita sorte, 1 hora e 15 de ônibus, não o ônibus em si, mas toda a "logística".
  Para usar um ônibus só eu pegava o Parque Industrial que passava perto da empresa, mas o ponto final não era tão perto de casa.
  




  Até onde sabemos Marx nunca pegou no pesado, fugia de esforço físico igual ou mais que eu.
  Meu negócio e o de Marx é ficar escrevendo.
  Eu pelo menos regulava maquinas, Marx nem isso.

  No trabalho e em casa passo boa parte do tempo em frente a maquina computador, não trocaria essa “servidão” pela liberdade de plantar café ou colher algodão.😊
  Nunca tive habilidade com artesanato, não presto para quase nada.
  Ainda bem que as teorias de Marx nunca deram certo ou eu estaria fu%#do com o trabalho pesado.

 Trabalhar sem boas maquinas me dá uma léseira.
(com sotaque baiano)

  Vida longa e próspera ao “Capitalismo” e todas as suas maquinas.





_______________________________