domingo, 17 de novembro de 2013

Sobre o Desejo

   “Tendo o mínimo de desejos chega-se mais perto dos deuses.”  [Sócrates]
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
  Lá no passado distante muitos pensadores já haviam chegado à conclusão que não podemos ter tudo, por mais que tenhamos sempre nos parece faltar alguma coisa então foi desenvolvido o sofisma que para ser feliz não devemos desejar nada.

  De um jeito linear de pensar partiram para direção contraria sem sair da linha de raciocínio, “a felicidade existe e pode ser alcançada aqui na Terra”.
  Que a fama e o poder não são sinônimos de felicidade qualquer pensador mediano poderia concluir bastaria observar os poderosos de seu tempo.
  Quem dirá com certeza que Gates, Madona ou Xuxa em muitos dias não acordam tão com o saco cheio da vida quanto nós?
  Até pensadores magníficos como Sócrates foram incrivelmente lineares nesta questão da felicidade.
 Se não podemos ser felizes mesmo tendo tudo então podemos ser felizes não desejando nada!
  Percebem?

  Eles nem consideram a hipótese de NÃO conseguirmos ser felizes.
ºººººººººººººººººººººººººººººººº
  Aqui no Blog vamos considerar a hipótese de que a felicidade não existe.
  Eu tenho escrito isto há anos e nem em fóruns ou e-mails alguém apresentou argumentos satisfatórios sobre a existência da felicidade, ninguém me disse que esta plenamente satisfeito com a vida 24 horas do dia.
  Se a felicidade não existe então não preciso ficar desesperado para adquirir aquele carro último tipo, pois isto não me fará feliz. Posso juntar um pouco mais de dinheiro e compra-lo de forma mais tranquila.

  Acreditar que a conquista de um produto, serviço ou situação é o último passo para você ser feliz pode levar a um desperdício enorme de energia e inviabilizar muitos momentos alegres.

  Esse comportamento de querer ter tudo na ilusão que será feliz é ruim, mas o comportamento de tentar não desejar nada é ainda mais nefasto.

  É muito difícil controlar o que sentimos então vamos supor que você goste de pizza, senti muita vontade de comer uma; lutar contra o desejo de comer pizza é sofrer duas vezes a primeira é aquela luta interior de negar um desejo e a segunda é que realmente não comerá a pizza, é difícil que você tire alguma alegria deste comportamento, que dirá algo pleno como a felicidade.
  O nosso amigo do carro ao menos ficará alegre quando realizar seu desejo e quem luta contra seu próprio desejo ficará alegre com o quê?
   Com a “autosuperação”…HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA [esta sociedade freudiana é hilária, comer pizza é "autosabotagem" do regime?]
ººººººººººººººººººººººººººº
  Argentinos adoram Psicologia porque são muito DRAMÁTICOS, a Psicologia é algo muito dramático.
  Me parece que se pararmos com esta busca infantilóide da Felicidade não temos razão para lutar contra o desejo de comer pizza e nem nos entupirmos dela como se a Felicidade estivesse naquele próximo pedaço.
  Naquele próximo pedaço só esta uns quilos a mais.

  Lembram do texto sobre Castidade? (Clique Aqui)
  Estar no controle de uma situação não é transformar esta situação em território proibido ou entrar neste território e esquecer de tudo mais.
  Sem saciar desejos não conseguimos ter alegrias.

  A FELICIDADE NÃO EXISTE O DESEJO SIM.

  “Desejar não desejar” já é um desejo em si, logo meus amigos Diógenes e Sócrates  [Budistas e outros credos] querem alcançar o que não existe [a Felicidade] com algo impossível de conseguir o CESSAMENTO DO DESEJO...é mole um negócio desses!
   Eu desejo tudo de bom, mas não fico muito triste se não conseguir, afinal se admitirmos que a Felicidade não existe temos como consolo que a infelicidade também não. Sempre haverá algo que nos deixe alegres, alguma luz.
  Podemos viver alegres mesmo que não tenhamos tudo que desejamos. Gosto de ver sorrisos.
  Lembrei a frase de uma música que gosto muito:

  “O paraíso? O paraíso começa é só começar um sorriso.”

  Desejo que você comece muitos sorrisos hoje.
  Sorrisos são breves, rapidamente se desfazem, mas se as coisas estiverem razoavelmente bem rapidamente se iniciam e diferente do pedaço de pizza não nos tornará mais pesados apenas mais leves, tão leves que flutuaremos por simulacros de felicidade, alegrias que são eternas enquanto duram.
  A Felicidade não é algo a ser alcançado o máximo que conseguimos é nos mantermos próximos, se podes ter o máximo por que se contentas com o mínimo, qual a lógica em não desejar nada?
 “Decifra-me ou te Devoro!”



  Quem sabe um coração me dirá
  Dirá se cabe ou não no mesmo lugar
  Não precisava não promessas demais
  Muita felicidade é um rio que vai
  O rio que vai, o rio que vai me levar
  O paraíso, o paraíso começa

  É só começar um sorriso (Clique Aqui)



anterior                                           <>                                                próximo