terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Drogas e Matemática Básica

 


 “As causas não determinam o caráter da pessoa, mas apenas a manifestação desse caráter, ou seja, as ações.”
      (Schopenhauer)



1 - Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.


2 – Carácter é um termo usado em psicologia como sinônimo de personalidade.
  Em linguagem comum o termo descreve os traços morais da personalidade.
  Muitas pessoas associam o caráter a uma característica relacionada à Genética, o que não ocorre.
  O caráter de uma pessoa é algo independente de sua referência genética.


3 -  Caráter é a maneira habitual e constante de reagir, própria de cada indivíduo; índole, personalidade, temperamento



  Primeiro notem que o conceito da palavra “Caráter” é bem “elástico”.
  Para Psicologia não tem a ver com genética ... o que tenho minhas dúvidas.
  Exemplo:
  O indivíduo com uma produção maior de testosterona pode ser mais agressivo.
  Evidente que isso afeta sua forma de agir e reagir diante das situações.
 (Afeta seu caráter/personalidade)
  Produção de hormônios é um fator genético.

  Mas como sabem, eu e a Psicologia não nos damos muito bem. 😏

  Nessa meditação, vamos considerar “caráter” como algo próprio da nossa “natureza” individual.
  (Características que fazem parte do nosso “DNA” ou “espirito” ... como preferirem.)

  Acredito que se eu morasse em uma região de guerra onde convivesse com muitas mortes, matar seria fácil para mim.
  No entanto faria tudo para me livrar dessa situação, transformar o lugar ou ir para outro onde não houvesse guerra.
  Não sinto prazer em matar, isso não faz parte da minha natureza, mataria apenas por necessidade.

   Como qualquer jovem eu também tive acesso a drogas, cigarros e bebidas, mas nunca fiz uso de nada disso por não fazer parte da minha natureza.
  Minha natureza pede a lucidez.
  Inebriar meus sentidos ... nunca achei ser uma boa solução, e não me dá prazer.
   (Se bem que por vezes até achava e acho necessário.)

  Tanta lucidez incomoda, confesso que para suportar certos dias algum estimulante iria muito bem, mas me sentiria culpado, culpado de quê?

  De ir contra meu caráter, minha NATUREZA.

  Eu até posso ir contra minha natureza desde que observe um motivo lógico, que torne minha vida mais eficiente, como matar caso isso seja necessário.

  Vamos para parte pratica dessa meditação...

  Quando ouço que os amigos levaram um jovem para o “mau caminho”, ou que a droga destruiu a vida de uma pessoa ... considero ilusão.

  A pessoa não procurou a droga, ela magicamente foi ao seu encontro!?

  O indivíduo não tinha bons amigos para escolher, só os maus!?

   Eu tive amizade com drogados e não me droguei, com gays e não virei homossexual, com alcoólatras e não bebo…

  Vamos focar nas drogas.

  Para cada “amigo” que o convida para drogas tem outros dez dizendo para NÃO usar, alertando sobre o perigo do vício, tem o pai, a mãe, o professor, a mídia, a igreja…

   Porque culpar a droga pelo “mau caráter” da pessoa!?



  Humm ... vamos complicar um pouco mais essa meditação ... não tem jeito.

  Alguém que usa drogas é necessariamente “mau caráter”?

  Já conheci várias pessoas que usavam drogas e não tenho como dizer que eram “mau caráter”.

  Até onde eu podia perceber trabalhavam bem, eram animadas.
  Usavam drogas mais nos finais de semana.
  Em alguns casos dava para perceber quando em alguns dias usavam para ter animo para o trabalho.

  Temos pessoas públicas que já confessaram terem usado algum tipo de droga, dos artistas da década de 60 e 70 muitos usaram Rita Lee, Ney Matogrosso e outros.

 
 Gilberto Gil o ex-ministro da Cultura disse que, ao se mudar para Londres, tomou “cento e tantos ácidos”, mas só a maconha servia, para ele, como uma “flanela na lente sentimental e musical”.
  “Toda vez que eu fumava, desembaraçava alguma coisa”, diz ele, comentando sobre o efeito da droga.  



  Como todos eles já passaram do 60 então FILOSOFICAMENTE e CIENTIFICAMENTE não podemos dizer que toda droga causa destruição terrível para todos.

  Ney Mato Grosso chega a dizer que as drogas antigamente tinham mais QUALIDADE e sabem de uma coisa?
  Eu acredito nele.
  Sem fiscalização nenhuma sobre o processo de produção e na mão de marginais o que chega ao consumidor final hoje deve ser um lixo.

  Não tenha a ilusão que o consumo de drogas só ocorre no “meio artístico” ou “nas camadas mais pobres”.

  Em Universidades do mundo inteiro, nas mais diversas profissões há apreensões de drogas ou “vista grossa” para o consumo e consequente trafico.

   Estou lhe demonstrando que a grande maioria da população não quer e não usa droga nem que ela fosse ofertada de graça, todos conhecem o risco e muitos realmente não tem nenhuma atração por esse tipo de prazer proporcionado pelas drogas, mais que isso nem todos que usam drogas tem suas vidas destruídas por elas.

  Diante do exposto eu estimo que 5% da população teria graves problemas com as drogas.
  Alguns inevitavelmente terão suas vidas destruídas enquanto outros precisarão buscar muito tratamento.

  O que me incomoda filosoficamente é que por causa de 5% submetemos todo o restante da população a essa guerra do tráfico.

  Com REGULAMENTAÇÃO teríamos 5% de viciados, com suas famílias sofrendo horrores... sem dúvida é algo muito triste.

  Acontece que esses 5% de viciados estão por aí mesmo sem regulamentação nenhuma.

  Hoje 100% da humanidade sofre com a guerra contra as drogas.
  (Direta ou indiretamente)
  Vamos ser pessimistas.
  Digamos que 10% da população fosse de dependentes químicos (viciados).
  Ficamos com 90% da população, exposta a guerra contra as drogas, sem justificativa plausível para isso!

 Para quem ainda não entendeu:

  O tráfico traz mais prejuízos para a sociedade que o consumo de droga em si.

  Lembrei que quando os americanos USA  tentaram acabar com a produção de whisky chegaram a essa mesma conclusão, a humanidade não vai parar de beber só porque os puritanos no poder querem.

  O tráfico de bebidas trouxe mais prejuízo que o consumo de bebida em si, sem contar que feito em alambiques clandestinos a qualidade da bebida que chegava ao consumidor final era um veneno, muitos morreram ou tiveram sequelas, contaminação por chumbo.

  Sei lá!
  Se apesar de todas as advertências minha filha se tornasse uma dependente química não seria lógico estender o sofrimento de minha família para todo o condomínio.
  Minha filha não é inocente, sabe dos riscos, ela faz a cama de pregos e todos os condôminos tem que arcar com as consequências com peninha da minha filha!!

   Me parece que estamos dando um tratamento todo especial para pessoas viciadas ou com tendência ao vício em detrimento das pessoas que não estão sujeitas ao consumo de drogas.

  Isso deveria urgentemente ser repensado.

  Os povos “mais desenvolvidos” poderiam começar a pôr fim na guerra contra as drogas.
  É preciso regulamentar a produção e comércio, ser um negócio como é bebida e cigarros.

  Proibição de propagandas e campanhas intensivas mostrando o perigo de “não estar lucido”.

  Quem se perder no vicio ... fazer o que ... nem “Jesus Cristo” promete salvar todos...








 CHINA
 “Fumar maconha é ilegal na China, mas como a Cannabis é uma grande indústria na China (indústria têxtil, de cordas etc.), o cultivo de Cannabis é legal.
  Por isso, tecnicamente não é ilegal possuir maconha.
  No entanto, os policiais não seguem necessariamente a lei, então podem lhe causar problemas se você for pego, por isso tome cuidado.  
  Um ponto a favor é que os policiais chineses geralmente não perturbam turistas.”  

https://www.growroom.net/os-niveis-de-ilegalidade-da-maconha-no-mundo/



 “É COMO SE FOSSE LEGALIZADO”

  O uso de drogas nas universidades do Sudeste em universidades do Rio, de São Paulo e Minas, as substâncias ilícitas consumidas vão além da maconha.









.


Nenhum comentário: