domingo, 23 de fevereiro de 2014

Terapia da Prosa






 
 Psicanálise é um método criado pelo médico e neurológico austríaco Sigmund Freud (1856-1939).
 Tem como objetivo a investigação e o tratamento das doenças mentais.
  A base é a análise dos conflitos sexuais inconscientes originados durante a infância.

  A doutrina psicanalítica defende que os impulsos instintivos que são reprimidos pela consciência permanecem no subconsciente e afetam o sujeito.

  É importante ter em conta que o inconsciente não é observável pelo paciente.
  A função do psicanalista é tornar acessíveis esses conflitos inconscientes através da interpretação dos sonhos, dos atos falhos e da associação livre.




  
 Agora me parece que diminuiu bastante, mas minha geração foi marcada (entre outras coisas) por uma propaganda midiática intensa sobre as maravilhas da psicanalise.
  Filmes, livros e revistas nos induziam a procurar esse tipo de consultório.
  Como os preços não eram accessíveis para grande maioria, virou meio “coisa de rico”.
  Era chique frequentar um psicanalista.
  A maioria de nós pobres sonhamos com coisas de ricos, se não podemos ter as originais optamos pelas copias mais baratas.

  A Psicanalise chegou até os pobres através do que nós assistíamos nos filmes.
  Psicanalistas tendo colunas em revistas e jornais.
  Sendo estrelas coadjuvantes em programas como “Silvia Poppovic”.
   (Versão antiga do Casos de Família do SBT 😏)

  Então, embora a “pratica psicanalítica” em si fosse acessível apenas as camadas mais abonadas, seus conceitos e definições foram massificados em nossa sociedade “mundial”.
  Moldaram CULTURAS.

  É o que chamo em meus textos de “Freudianismo” ou “Psicologismo”.

  Um exemplo fácil e que escrevo a exaustão.

  Para o psicologismo não existe um ser humano mau de fato.

  Nascemos folha em branco e nosso caráter/comportamento é sempre fruto das interações com o meio que vivemos.
  Dessa forma, mesmo os piores criminosos, devem primeiramente serem tratados como “vítimas da sociedade”.
  Em cima dessa premissa desenvolvemos leis que oferecem recursos a perder de vista para quem faz algo criminoso.
  E mesmo quando condenamos ... 30 anos de prisão, viram 10 ou menos 😞.

  Mas essa meditação é para fazer uma análise do conforto que a psicanalise traz.

  Não é meu caso mas a grande maioria dos indivíduos senti alivio desabafando, contando seus problemas ou alguma situação para outras pessoas.

  Porque isso acontece?
  Não sei, só sei que é assim. 😏
  (Como não acontece comigo tenho dificuldade para processar intimamente, apenas observo nos outros.)

  Pode ser em busca de algum conselho ou só desabafo mesmo.

  Minha aposta é que o alivio que as pessoas dizem sentir depois de uma sessão de psicanálise nada mais é que o do velho e bom bate papo.
  Que pode ser conseguido numa conversa com o pastor.
  Confessando com o padre.
  Trocando ideia com colegas.

  Podemos dizer que o psicanalista “prostitui o ouvido”.
 😏

  Por algum dinheiro você tem direito ao “Fala que eu te Escuto” no consultório com ares de cientifico.



   Somos seres sociais, conversar com alguém que nos escute e faça boas intervenções, alivia o estresse, é a TERAPIA DA PROSA.

  Porque a terapia da prosa não funciona bem comigo?
  (É mais fácil me explicar, que explicar os outros.)

  Desde muito cedo fui atraído pela Filosofia.
  Li a biografia e obras de grandes pensadores.
  Meio que eu conversava com eles, “meus amigos mortos”.
  Nas mais diversas situações, as frase que li, os pensamentos que meditei ... viram meus conselheiros.


 
“Pague o bem com o bem e o mal com a justiça.”
 [Confúcio]

  “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar.”
[William Shakespeare]
 

  “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
[Sócrates]

  “Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram.”
[Voltaire]


  Enfim.
  Depois de ter contato tão profundo com mentes brilhantes é impossível encontrar uma pessoa no cotidiano para ficar a altura.
  Diante de qualquer problema que requer mais atenção prefiro me recolher e meditar, fico trocando ideias com os mortos 😆.
  Isso me relaxa e é de graça.

  Tem também a questão da lógica ...
  Por algum motivo observo que a lógica não entra bem na mente das pessoas.
 “Mistérios entre o céu e a Terra”.

  Sem base na coerência, racionalidade ... o conselho das pessoas não me interessa nem a conversa me conforta de alguma maneira.
 
  Por favor, não sou avesso a conversas, apenas as processo de uma maneira bem diferente da maioria.
  A “terapia” que atende minhas necessidades não é a da prosa é a Terapia da Lógica.



 
 ➥Sentido da Vida










.
 

Nenhum comentário: