quarta-feira, 5 de março de 2014

Insensatez

 “Que insensato eu fui!
  Como me esforcei para forçar todas as coisas a harmonizarem-se com o que eu pensava que devia ser.”
  [Carl Gustav Jung - Psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica.  Propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo.]

 Observo isso em muitas teorias consagradas, sempre me policio para fugir desse tipo de insensatez.
  Vejamos um caso.

  “O complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, entendido por esta como sendo universal e, portanto, característico de todos os seres humanos.”
 [Wikipédia]

  Em sua teoria do complexo de Édipo Freud nos fala da atração sexual que sentimos por pessoas semelhantes a nossos pais.
 Quem aceita essa teoria fica procurando no parceiro(a) traços que a comprovem.

  Claro que todo homem tem semelhanças com outro homem e toda mulher semelhanças com outra mulher.
  Se eu buscar em minha esposa alguma atitude semelhante as de minha mãe de certo vou encontrar.
  O mesmo serve de mim em relação ao pai dela.
  A união de gays já seria suficiente para colocar essa teoria em xeque a não ser que a sociedade Freudiana assuma o homossexualismo como uma patologia.

  Como nos tempos de hoje não é “politicamente correto” considerar a homossexualidade uma anomalia os Freudianos teriam que escolher entre descartar que o homossexualismo seja uma coisa normal ou que o complexo de Édipo é comum a todos nós.

  Não entendeu?

  Se buscamos para relacionamento amoroso pessoas semelhantes aos nosso pais e eles são héteros...filhos de héteros sempre seriam héteros.

  Como numa relação homossexual não há procriação ... a homossexualidade já estaria extinta em nossa espécie.
  Mas deixemos a homossexualidade de lado, vamos para um exemplo mais particular.
  Busque em sua memória experiências pessoais.


  Gosto da minha mãe como mãe, mas não me casaria com uma mulher com suas características comportamentais.
  Eu destaco o descontrole financeiro e as alterações extremas de humor.
  Tem dia que ela parece querer discutir de qualquer jeito, se não tem motivo ela arranja. 😊
  Logo, nunca busquei mulheres semelhantes a minha mãe, a teoria de Édipo não se aplicou a mim.
  Mulher muito gastona ou “pavio curtíssimo” me desanimavam.

  Meu pai era alcoólatra e violento.
  Minhas irmãs estão casadas com homens que não bebem e são muito da paz.
  Como disse no início da meditação, se procurarmos, todo homem tem alguma semelhança com outro homem, mas no geral meus cunhados não lembram em nada meu pai.
  Ou seja, a teoria do Complexo de Édipo também não aconteceu com minha irmãs.

  E aqui entramos na essência dessa meditação.
  Fica esperto! 😊

   Se eu ou minhas irmãs casássemos com tipos físicos/psicológicos semelhantes aos nossos pais confirmaria o complexo de Édipo.
  Os Freudianos diriam:
 “Estão vendo só! Viva o gênio Freud!”

  Como casamos com pessoas diferentes então fomos no sentido oposto para “compensar” falhas que tivemos na infância.
  Os Freudianos diriam:
“Estão vendo só! Viva o gênio Freud!”  

 Tanto em uma situação como na oposta os freudianos cantam vitória.

  “Se esforçam para forçar todas as coisas a harmonizarem-se com o que acreditam que deve ser.”

 Não lembra a vocês aquele texto “Fácil ser Deus”?

  Tem muitas coisas que admiro em uma mulher, bom controle financeiro é uma delas, isso indica capacidade de controlar muitos outros impulsos, minha mãe poderia ser assim e os Freudianos diriam, estão vendo só!

  Uma coisa que admiro em minha mãe é seu amor a casa, sempre querendo comprar uma coisinha, um enfeite, no começo estranhei minha esposa que não comprava nem uma frigideira. 😊

  [Sintam como escrever é uma atividade de risco, se minha esposa me chamar para discutir a relação eu tô ferrado.]

  Minha esposa falava que tinha amor pela casa, mas na ação não comprava uma mísera cortina.
  Felizmente como é uma pessoa sensata (o tipo de mulher que aprecio) resolveu adaptar seu comportamento ao seu sentimento e hoje a casa está cheia de penduricalhos.
  Minha esposa demonstra amar a casa até demais e as sobras de amor vão para caridade.

  [Vixe! Que bonito ficou isso, muito poético e profundo, bom momento para encerrar a meditação]

  Senhoras e senhores, espero que sacrificar meus encontros familiares (expondo minha família) tenha servido ao menos para os senhores entenderem que é insensato forçar todas as coisas se harmonizarem com o que pensamos que deve ser (inventar realidade).
  Ainda mais quando alguém pensa isso por nós.

  Freud pensou uma teoria que não se aplica a maioria de nós porque SOMOS SERES INDIVIDUAIS E ÚNICOS!

  Qualquer padrão é uma sugestão, não uma norma a ser seguida.

  Essa lógica entra em sua mente?



  Carl Jung é um pensador muito provocativo, em outros textos voltaremos a ele.






.

Nenhum comentário: