segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

HAITI

  Mais um “grande feito” do Governo Lula foi facilitar a entrada de haitianos no Brasil, quanto devemos agradecer a Lula por isso?


  “Quando conquistou a independência em 1804, se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe, sendo o único país do mundo estabelecido como resultado de uma revolta de escravos bem-sucedida e a segunda república da América.
  A Revolução Haitiana, feita por escravos e pessoas livres de cor, durou quase uma década; todos os primeiros líderes do governo foram antigos escravos”. 
[Wikipédia]
  
 Observem que os haitianos são donos de sua própria organização social há mais de 200 anos.

   “É o país mais pobre da América, medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
  A violência política tem ocorrido regularmente ao longo da história do país, o que levou a instabilidade no governo.
  Mais recentemente, em fevereiro de 2004, um golpe de Estado originário do norte do país forçou a renúncia e o exílio do presidente Jean-Bertrand Aristide.”

  A história que eles mesmo escreveram e escrevem é repleta de golpes e ditaduras, quem chega ao poder lá não é nenhum estrangeiro, SÃO HAITIANOS GOVERNANDO HAITIANOS.

  Se haitianos são péssimos em se organizarem como uma nação eficiente não sei que culpa cabe a outros povos.

  É como me culparem pelo insucesso da família de um vizinho que não para em emprego algum e só quer ficar envolvido com a malandragem e que mesmo assim recebe todo apoio dos filhos e esposa.

  Se você ler o resumo da história do Haiti encontrará colonização francesa, bloqueio econômico, intervenção militar americana...coisas que nossas escolas passam a nossos filhos para justificar a desorganização social no Haiti.
  No entanto se você pegar a história da maioria dos países verá dificuldades muito semelhantes.

  Quer falar do Estados Unidos?
  O território foi ocupado por ingleses, a potência econômica e militar da época, tiveram que lutar por sua independência.
  O país tinha duas divisões de modelo econômico, no Sul era mais agrário o norte tentava ser mais industrial, houve uma guerra civil sangrenta.

  Entenda que a Inglaterra não nasceu potência ela também foi invadida, houve guerras civis, batalhas contra vizinhos...na história recente se envolveu em duas grandes guerras mundiais onde teve muitas baixas e destruição.

  É importante essa compreensão da história que a construção de uma sociedade eficiente não é fácil para ninguém.

  O que aconteceria se o Sul vencesse o Norte na guerra civil dos Estados Unidos?
  Não dá para saber, mas podemos apostar que dificilmente os Estados Unidos se tornariam a potência que são, seriam no máximo algo como o Brasil é hoje porque nós insistimos naquele modelo econômico que existia no Sul dos Estados Unidos.
  Tanto que o Brasil foi um dos últimos países a acabar com a escravidão e mesmo assim por pressão dos ingleses.

  Humm...me desviei do assunto, então esse texto terá que continuar, para aproveitar meu deslize medite sobre outra coisa que aprendemos na escola.

  “Os europeus que chegaram aos Estados Unidos foram para morar e os europeus que chegaram ao Brasil vieram para explorar.”

  Encima desse pensamento tosco construíram toda uma justificativa para a ineficiência do aproveitamento de nossas riquezas.
  Não precisamos nem voltar 500 anos atrás na história para observar o quanto esse pensamento é mal estruturado, não corresponde à realidade.
  Aqui em Campinas encontrei muitas pessoas que vieram de vários Estados, eles vem com esse discursinho habitual de melhorarem de vida e voltar para sua terra natal, mas todos sabemos que isso raramente acontece.
  Em resumo, vem aqui para “explorar” SP e mandar dinheiro para a família que ficou em outro Estado.
  Acabam ficando, constituindo família e só vão para sua terra natal a passeio.
  Calma, antes que me taxem mais uma vez de questionar a condição de vítimas adotadas por nortistas e nordestinos saibam que aqui em Campinas tem muita gente de Minas e Paraná.
  Vejam bem, estou falando de Estados vizinhos.
  Minha esposa é paranaense, de carro sua cidade natal fica há 6 horas de viagem.
  Conheço muitos mineiros e para chegar ao Sul de Minas nos TEMPOS ATUAIS não demora mais que 5 horas.

  Porque eu destaquei “tempos atuais”?

  Sabiam que em 1500 uma viagem de caravela de Portugal para o Brasil, com muita sorte, durava cerca de 50 dias?
  Não, o avião não tinha sido inventado.

  Fica claro que mesmo que o português tivesse a intenção de vir aqui “enricar” e voltar para Portugal isso raramente acontecia.
  Sim, eles vinham para morar.

  Em 1800 a população de Portugal girava em torno de 3 milhões de habitantes, no Brasil a população girava em torno de 4 milhões.
  Fica fácil deduzir que a natalidade aqui era alta, os portugueses que chegavam acabavam ficando porque voltar era muito difícil.
  Claro que a maioria sabia que era uma vinda sem volta.

  O que você acha que acontecerá com os haitianos que estão chegando ao Brasil?

 Vieram para morar ou para explorar?



  I”ll be back!






Ópera Mundi






 Veja o porquê :
  O líder Jean Jacques Dessalines organizou o exército e derrotou os franceses em 1803.
 No ano seguinte, foi declarada a independência (o segundo país a se tornar independente nas Américas) e Dessalines proclamou-se imperador. Como forma de retaliação, em 1804, os escravistas europeus e estadunidenses mantiveram o Haiti sob bloqueio comercial por 60 anos.
  Em 1815 Simon Bolívar refugiou-se no Haiti, após o fracasso de sua primeira tentativa de luta contra os espanhóis.
   Recebeu dinheiro, armas e pessoal militar, com a condição de que abolisse a escravidão nas terras que libertasse. Posteriormente, para pôr fim ao bloqueio, o Haiti, sob o governo de Jean Pierre Boyer, cercado pela frota da ex-metrópole, concordou em assinar um tratado pelo qual seu país pagaria à França a quantia de 150 milhões de francos a título de indenização. A dívida depois foi reduzida para 90 milhões, mas assim mesmo isso exauriu a economia do país.
  Da segunda metade do século XIX ao começo do século XX, 20 governantes sucederam-se no poder.   
  Desses, 16 foram depostos ou assassinados. Tropas dos Estados Unidos ocuparam o Haiti entre 1915 e 1934 sob o pretexto de proteger os interesses norte-americanos no país.
  O almirante William B. Caperton impôs ao governo uma convenção cujas cláusulas depositavam a administração civil e militar, as finanças, as alfândegas e o banco do Estado (substituído pelo National City Bank) em mãos norte-americanas.   
  Para quebrar a rebelião, proclamou a lei marcial sobre toda a extensão do território.
  Em 1946 foi eleito um presidente negro, Dusmarsais Estimé.
  Após a derrubada de mais duas administrações governamentais, o médico François Duvalier foi eleito presidente em 1957.
  François Duvalier, conhecido como Papa Doc, apoiado pelos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria, instaurou uma feroz ditadura baseada no terror policial dos tontons macoutes (bichos-papões) - sua guarda pessoal - e na exploração do vodu.
  Presidente vitalício, a partir de 1964, Duvalier exterminou a oposição e perseguiu a Igreja Católica.
  Papa Doc morreu em 1971 e foi substituído por seu filho, Jean-Claude Duvalier - o Baby Doc.
  Depois de mais um período de grande conturbação política, foram realizadas eleições presidenciais livres em dezembro de 1990, vencida pelo padre salesiano Jean-Bertrand Aristide, ligado à teologia da libertação.
  Em setembro de 1991, Aristide foi deposto num golpe de Estado liderado pelo General Raul Cedras e se exilou nos EUA. A Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização das Nações Unidas (ONU) e os EUA impuseram sanções econômicas ao país para forçar os militares a permitirem a volta de Aristide ao poder.
Em setembro de 1994, força multinacional, liderada pelos Estados Unidos, entrou no Haiti para reempossar Aristide.
  Os chefes militares haitianos renunciaram a seus postos e foram amnistiados. Jonaissant deixou a presidência em outubro e Aristide reassumiu o País com a economia destroçada pelo bloqueio comercial e por convulsões internas.
  Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude sísmica 7,0 na escala de magnitude de momento (7.3 na escala de Richter), atingiu o país a aproximadamente 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe.
  Em seguida, foram sentidos na área múltiplos tremores com magnitude em torno de 5.9 graus. O palácio presidencial, várias escolas, hospitais e outras construções ficaram destruídos após o terremoto e estima-se que 80% das construções de Porto Príncipe foram destruídas ou seriamente danificadas. O número de mortos não é conhecido com precisão.
  Em 3 de fevereiro, o primeiro-ministro Jean-Max Bellerive afirmou que já passava de 200 mil o número de óbitos e o número de desabrigados pode ter chegado aos três milhões. Diversos países disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do continente americano. O presidente norte-americano Barack Obama afirmou, logo após a tragédia, que o povo haitiano não seria esquecido; obrigando a comunidade internacional a refletir sobre a responsabilidade dos países que exploraram e abandonaram o Haiti.
   Segundo as Nações Unidas, o sismo foi o pior desastre já enfrentado pela organização desde sua criação em 1945.
[Comentarista no Face]
::::::::::::::::::::::::::::::
  A Coréia do Sul (só um dos vários exemplos possíveis) passou por todos os problemas do século passado gerados pela guerra fria, disputas entre China e Japão, disputas políticas internas.
  Qual a diferença mais importante? (“Ao meu ver”)
  Os coreanos que chegaram ao poder (seja com o apoio de quem quer que seja) foram mais responsáveis com o próprio povo.

  Vamos traçar um paralelo para os mais jovens (esse grupo me interessa) que não conhecem bem história.
  Suponhamos que entre Haddad e Bolsonaro os americanos apoiassem Bolsonaro na expectativa que ele levasse mais democracia e abertura econômica para seus compatriotas brasileiros.
(Suponhamos que Haddad fosse mais ligado ao regime cubano)
  Quando Bolsonaro chega no poder impõe uma ditadura militar, começa a fuzilar a oposição, faz barbaridades. (Lembram de Saddam?)
  E agora?
  Haddad (caso não tenha sido exilado ou assassinado) não é opção e mesmo que fosse teve suas tropas dizimadas.

  Para derrubar Bolsonaro é preciso que algum outro levante aconteça ou que os próprios americanos invadam a nação (mais uma vez Sadam).
 
  Mas o essencial é que O BRASILEIRO BOLSONARO É QUE FERROU COM TUDO.

  Enfim, o que mais vemos em países como Honduras, Venezuela, Haiti, Iraque ... é alguém do próprio povo chegando ao poder, ferrando tudo e colocando a culpa em estrangeiros.





 😒  “Se olhar com cuidado para o cenário internacional veremos claramente como os Estados Unidos interferiu nos assuntos internos de muitos países , apoiou alguns países em conflitos regionais e tudo isso para defender a seus interesses econômicos.
  Cuba por exemplo sofre até hoje de um embargo econômico! Por que?
[Comentarista]  
:::::::::::::::::::::::::::::::::::
  China, Inglaterra, Japão, Rússia, Espanha, Portugal, França, Holanda ... nunca interferiram em nada!?

  Porque o Acre pertence ao Brasil?
  Nosso país é do tamanho que é por uma política expansionista levada a cabo por séculos.
.
  NO TABULEIRO GLOBAL CADA POVO FAZ SUAS JOGADAS.
.
  Quer falar de Cuba?
  Fulgêncio e Fidel foram melhores (ou menos ruins) que os ditadores haitianos.
  A realidade é que a cultura haitiana não consegue ser melhor nem que a cubana.

  E se o principal problema de Cuba é os Estados Unidos, como explicar Porto Rico, Havaí, Alasca?
  O problema é o Estados Unidos ou as opções feitas pelo povo cubano? 





Agosto de 2021




                               .