segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

HAITI

  Mais um “grande feito” do Governo Lula foi facilitar a entrada de haitianos no Brasil, quanto devemos agradecer a Lula por isso?

  “Quando conquistou a independência em 1804, se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe, sendo o único país do mundo estabelecido como resultado de uma revolta de escravos bem-sucedida e a segunda república da América.
  A Revolução Haitiana, feita por escravos e pessoas livres de cor, durou quase uma década; todos os primeiros líderes do governo foram antigos escravos”.  [Wikipédia]   Clique Aqui

  Observem que os haitianos são donos de sua própria organização social há mais de 200 anos.

  “É o país mais pobre da América, medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
  A violência política tem ocorrido regularmente ao longo da história do país, o que levou a instabilidade no governo.
  Mais recentemente, em fevereiro de 2004, um golpe de Estado originário do norte do país forçou a renúncia e o exílio do presidente Jean-Bertrand Aristide.”

  A história que eles mesmo escreveram e escrevem é repleta de golpes e ditaduras, quem chega ao poder lá não é nenhum estrangeiro, SÃO HAITIANOS GOVERNANDO HAITIANOS.

  Se haitianos são péssimos em se organizarem como uma nação eficiente não sei que culpa cabe a outros povos.

  É como me culparem pelo insucesso da família de um vizinho que não para em emprego algum e só quer ficar envolvido com a malandragem e que mesmo assim recebe todo apoio dos filhos e esposa.

  Se você ler o resumo da história do Haiti encontrará colonização francesa, bloqueio econômico, intervenção militar americana...coisas que nossas escolas passam a nossos filhos para justificar a desorganização social no Haiti.
  No entanto se você pegar a história da maioria dos países verá dificuldades muito semelhantes.

  Quer falar do Estados Unidos?
  O território foi ocupado por ingleses, a potência econômica e militar da época, tiveram que lutar por sua independência.
  O país tinha duas divisões de modelo econômico, no Sul era mais agrário o norte tentava ser mais industrial, houve uma guerra civil sangrenta...clique aqui

  Entenda que a Inglaterra não nasceu potência ela também foi invadida, houve guerras civis, batalhas contra vizinhos...na história recente se envolveu em duas grandes guerras mundiais onde teve muitas baixas e destruição.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
  É importante essa compreensão da história que a construção de uma sociedade eficiente não é fácil para ninguém.

  O que aconteceria se o Sul vencesse o Norte na guerra civil dos Estados Unidos?
  Não dá para saber, mas podemos apostar que dificilmente os Estados Unidos se tornariam a potência que são, seriam no máximo algo como o Brasil é hoje porque nós insistimos naquele modelo econômico que existia no Sul dos Estados Unidos.
  Tanto que o Brasil foi um dos últimos países a acabar com a escravidão e mesmo assim por pressão dos ingleses.

  Humm...me desviei do assunto, então esse texto terá que continuar, para aproveitar meu deslize medite sobre outra coisa que aprendemos na escola.

  “Os europeus que chegaram aos Estados Unidos foram para morar e os europeus que chegaram ao Brasil vieram para explorar.”

  Encima desse pensamento tosco construíram toda uma justificativa para a ineficiência do aproveitamento de nossas riquezas.
  Não precisamos nem voltar 500 anos atrás na história para observar o quanto esse pensamento é mal estruturado, não corresponde à realidade.
  Aqui em Campinas encontrei muitas pessoas que vieram de vários Estados, eles vem com esse discursinho habitual de melhorarem de vida e voltar para sua terra natal, mas todos sabemos que isso raramente acontece.
  Em resumo, vem aqui para “explorar” SP e mandar dinheiro para a família que ficou em outro Estado.
  Acabam ficando, constituindo família e só vão para sua terra natal a passeio.
  Calma, antes que me taxem mais uma vez de questionar a condição de vítimas adotadas por nortistas e nordestinos saibam que aqui em Campinas tem muita gente de Minas e Paraná.
  Vejam bem, estou falando de Estados vizinhos.
  Minha esposa é paranaense, de carro sua cidade natal fica há 6 horas de viagem.
  Conheço muitos mineiros e para chegar ao Sul de Minas nos TEMPOS ATUAIS não demora mais que 5 horas.

  Porque eu destaquei “tempos atuais”?

  Sabiam que em 1500 uma viagem de caravela de Portugal para o Brasil, com muita sorte, durava cerca de 50 dias?
  Não, o avião não tinha sido inventado.

  Fica claro que mesmo que o português tivesse a intenção de vir aqui “enricar” e voltar para Portugal isso raramente acontecia.
  Sim, eles vinham para morar.

  Em 1800 a população de Portugal girava em torno de 3 milhões de habitantes, no Brasil a população girava em torno de 4 milhões.
  Fica fácil deduzir que a natalidade aqui era alta, os portugueses que chegavam acabavam ficando porque voltar era muito difícil.
  Claro que a maioria sabia que era uma vinda sem volta.
  O que você acha que acontecerá com os haitianos que estão chegando ao Brasil?
 Vieram para morar ou para explorar?


  I”ll be back!




Anterior          <>        Próximo

Postar um comentário