sábado, 5 de setembro de 2015

Ateísmo e Livre Pensamento

     


                                                                          

 

  Blogueiros ateus estão sendo mortos em Bangladesh.

  O bengali Ananta Bijoy Das, de 33 anos, caminhava rumo ao trabalho na terça-feira quando foi atacado por um grupo de homens mascarados e armados com facões na cidade de Sylhet, em Bangladesh.

  Ananta Bijoy Das escrevia para o Mona Mukto ("Mente livre", em tradução livre), um site que propaga o racionalismo e se opõe ao fundamentalismo.

  Bangladesh é um país oficialmente secular, mas a maioria de seus 160 milhões de habitantes é muçulmana.

[BBC]


 

   Nessas horas me acho com sorte de ter nascido em um país “pelo menos” igual o Brasil.


  Temos aqui uma liberdade de expressão excepcional, coisa de "primeiro mundo" se comparado com outros países como Bangladesh por exemplo.

  A provocação dessa meditação é evitar fazer uma associação direta entre Ateísmo e Livre Pensamento, certas matérias jornalísticas tratam quase como sinônimos.

  Considero o ateísmo um primeiro estágio do Livre Pensamento.
  Isso acontece porque o mundo hoje é predominantemente religioso então no primeiro momento o livre pensador questiona a religião.
  Porem entre deixar de frequentar uma religião e descartar totalmente a possibilidade de outras formas de vida que chamamos de espíritos tem uma distância enorme.

  No passado remoto quando o sapiens ainda não era religioso acredito que Livre Pensador era aquele que se perguntava se estamos realmente sós, se não havia seres de uma natureza diferente dividindo o planeta conosco e interferindo em nossas vidas ... seres espirituais.

  Os Livre Pensadores de Bangladesh ainda são primários.
  Nos povos culturalmente mais desenvolvidos os Livre Pensadores questionam as tradições mal fundamentadas.
  Evidente que como as religiões são muito ligadas as tradições elas também são muito questionadas, mas o Livre Pensador não se limita a isso.

  A percepção que não estamos sós fica cada vez mais forte entre os Livre Pensadores.
  Até pouco tempo atrás eu não passava uma semana sem ter um debate intenso com ateus, agora esses embates estão cada vez mais raros.
  Noto que há cada vez mais agnósticos.



  “Para um agnóstico, a razão humana é incapaz de prover fundamentos racionais suficientes para justificar tanto a afirmação de que Deus existe quanto a afirmação de que Deus não existe.
  Na medida em que uma defende que nossas crenças são racionais se forem suficientemente apoiadas pela razão humana, a pessoa que aceita a posição filosófica de agnosticismo irá perceber que nem a afirmação de que Deus existe nem a afirmação de que Deus não existe é racional.
  O agnosticismo pode ser definido de várias maneiras, e às vezes é usado para indicar dúvida ou uma abordagem cética a perguntas.” 



  Plagiando uma frase celebre eu diria que:


  Um pouco de Livre Pensamento nos leva ao ateísmo, mas à medida que aprofundamos nossas meditações é o espiritualismo que encontramos.

 

 

   Que espiritualismo é esse que encontramos?

  Por enquanto é algo inconclusivo, há essa percepção que não estamos sós, mas nos faltam fatos para “empiricamente” provar alguma coisa.
  Só podemos fazer suposições “lógicas".


   “Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou fé.”
 [Dicionário Informal]



  Como podemos fazer suposições lógicas se não dispomos de dados concretos?

  Entenda que "teoria" é uma "especulação" diante do que observamos e sabemos.
  Exemplo.

  Nada é mais rápido que a luz?
  Isso é uma teoria, há indicativos, mas não dá para ter certeza.

  A luz sofre desaceleração na água?
  Isso é um fato, observamos, conseguimos reproduzir e quantificar a ocorrência. 


  Eu TEORIZO que não estamos sós...

 ➽ Possuídos

 ➽O Sexto Sentido











____________________________________________

Nenhum comentário: