quinta-feira, 29 de junho de 2017

Experiência

                                                     

   “Aprendemos com a experiência que os homens nunca aprendem com a experiência.”

[George Bernard Shaw]

 






😒 
“Você (William)pode reparar como após cada pequena doença, parecemos em geral renascer na intenção de melhorar cada vez mais.”
[Nihil no Face]


  Percebo também que esse “renascimento” geralmente não dura muito tempo.
  O ladrão ao ser preso se diz arrependido, que agora vai viver direito, no entanto reincide no crime.
  Isso acontece com o drogado, alcoólatra, fumante, masoquista ...

  O indivíduo sofre uma grande decepção amorosa, diz NUNCA MAIS!
  Passa um tempo está apaixonado por outra pessoa ou volta com a que lhe decepcionou.

  Por excesso de peso um cidadão passa por muitas agruras, recorre a intervenção médica, jura que tudo será diferente ... até ficar gordo de novo.

  Claro que essas "recaídas" não acontecem sempre, mas são mais frequentes do que gostaríamos que fosse.

  Lembrei dos meus pais.
  Cansada da miséria e violência minha mãe algumas vezes acabou com “tudo”, mas meu pai dizia que iria melhorar e “tudo” voltava.
   Chegou o dia que não deu mais, eu tinha uns 10 anos, minha mãe com a ajuda dos Vicentinos da Igreja Católica construiu 2 cômodos no fundo da casa da minha vó Tidi.
  Nossa miséria continuou, mas pelo menos a violência diminuiu.
  Meu pai ainda cercava minha mãe na rua, temíamos por sua vida.
  Certa vez, passados 1 ou 2 anos, depois da separação.
  Meu pai invadiu o quintal, entrou na "casa". 
  (Três cômodos, contando o banheiro.)
  O terror naquele momento foi indescritível.
  Tudo passou por nossa cabeça, seriamos todos mortos!?
  Notamos que meu pai já estava com muito sangue.
  Havia discutido com meu tio Nelsão, que lhe deu uma facada na barriga.
  Pensando que iria morrer tinha ido se despedir.
  Ainda lembro meu pai balbuciando no ouvido de minha mãe.

  “Não devíamos ter nos separado, tínhamos que ficar juntos.”



  Por sorte minha tia Dina tinha um namorado com carro.
  Esse dia foi tão terrível que até o nome/apelido dele acho que lembro “João Folha”.
  Ele socorreu meu pai ao Mario Gatti que depois de algum tempo voltou a ficar forte, saudável.

  Depois dessa experiência todos acreditavam que meu pai seria um homem diferente ...

  Meu pai não melhorou, apenas ficou mais velho.
  Com o tempo parou de perseguir minha mãe, mais por cansaço do que por alguma mudança de postura.


“Aprendemos com a experiência que os homens nunca aprendem com a experiência.”


  NÃO, não sou tão pessimista quanto Bernard Shaw ... nem tão otimista quanto a Nihil.
  Torço para que as pessoas se comportem de maneira mais sensata com o passar dos anos, mas não tenho a ilusão que alguma "lei cósmica" obriga que isso aconteça.

  Sou um realista esperançoso.

  



___________________________

Nenhum comentário: