segunda-feira, 5 de junho de 2017

Proletário

  Esse termo surgiu na Roma antiga, era o cidadão da última classe social, que não pagava impostos e era considerado útil apenas pelos filhos que gerava.

  Prole = conjunto dos filhos e filhas de um indivíduo ou de um casal, humano ou não.

  Sem maquinas a força muscular era muito importante.
  Naquele tempo também havia muitos conflitos, os exércitos precisavam de soldados.

  E hoje, qual o conceito de Proletário?

_______________
  “William Robson qual das sociedades você está falando?
  As classes elitizados, ou as classes proletariado?
  São duas classes, distintas, em qual dessas classes você queria ter nascido?
  A sociedade também é responsável pelo desenvolvimento, político, social, e econômico do pais, você também é responsável!
  Você está cumprindo com o seu dever?
[Comentarista no G+]           
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Proletário é a classe social dentro do Capitalismo que trabalha com os instrumentos de outra pessoa, isso é, destituídos dos meios de produção, eles possuem apenas a venda de sua força de trabalho para sobreviverem.

  Um proletário pode ganhar muito bem, depende de sua especialização, competência, talento.

  Um cidadão que comece trabalhando em uma empresa de móveis pode chegar a chefia, gerencia, se tiver juízo financeiro, acumular bastante capital.

  Com o conhecimento acumulado pode abrir sua própria empresa, comprar seus equipamentos, contratar funcionários.

  Se o negócio está dando certo e tiver necessidade rápida de ampliação ele pode conseguir crédito junto ao mercado financeiro.

  Não caiam nessa manipulação esquerdista de que quem começa proletário está fadado a morrer proletário.

  Outra coisa.
  Eu fui proletário na maior parte da minha vida, hoje continuo proletário.
  Por pouco mais de dois anos fui empresário de um pequeno restaurante, foram os piores anos de minha vida profissional.

 Tenho um padrão aceitável de vida, me alimento bem, tenho moto, carro, imóvel próprio, moro em bairro bem urbanizado.

  Minha esposa também é proletária, no meu pequeno período como empresário ela permaneceu trabalhando em uma empresa privada como técnica de enfermagem.

  Por outro lado...

  Trabalhei em uma grande fábrica de armações de óculos, Tecnol.
  Seu proprietário era proletário, trabalhava em uma fábrica de óculos ... se não me engano Ibrás CBO.

   Juntou umas economias se uniu com alguns colegas, e iniciou a Tecnol.
   As dificuldades foram muitas, os sócios foram saindo, mas ele persistiu.
   Ele fazia armações de metal e “por sorte” esse tipo de armação virou moda na época que ele mais precisava.
  A empresa dele se tornou uma das maiores da américa latina.
  Quem quiser conferir, o nome dele é Sérgio Carnielli. 

[Escrevi esse texto de bate pronto, a história da Tecnol está de acordo com “minha memória” que não é lá essas coisas, mas não deve ser muito diferente disso.]
 
  Quanto a estar cumprindo com o meu dever...

  Nasci em uma família muito desestruturada.
  Estudei o máximo que pude, trabalhei bastante, sou ajuizado com dinheiro.
  Pago meus impostos, tenho uma esposa trabalhadora, honesta.
  Minhas filhas são bem educadas e não passam nenhuma necessidade.
  Sim, tenho cumprido com meus deveres ... se todos os cidadãos fizessem o mesmo seriamos um país desenvolvido.







Postar um comentário