Lembrete importante:
No SUS a maioria é servidor público.
Se o funcionário está cumprindo as normas dificilmente vai acontecer alguma punição.
Na iniciativa privada um chefe pode demitir só porque quer.
No serviço público isso tem um processo administrativo que se não for comprovado algo grave não vai ter demissão.
Sei de casos que as pessoas foram desligadas, entraram com processo contra a estatal e foram readmitidas com direito a receber todos os atrasados com multa e correção monetária.
Quero dizer que não é o tipo de funcionário que vai se intimidar com qualquer coisa.
Alguns até se aproveitam dessa “estabilidade” para serem “menos educados” do que poderiam.
Se você vem com grosserias ... recebe de volta em dobro.
Já fui ameaçado várias vezes.
Cidadão: “Vou na ouvidoria, amanhã você não está mais aqui, eu pago seu salário.”
Só mostro o crachá com meu nome e desejo boa sorte.
Sou empático com as pessoas, não levo as normas a ferro e fogo, sei que estou em um hospital, as situações são complicadas.
Mas não sou irracional a ponto de sair tanto das regras provocando advertência grave ou demissão.
O problema é que o indivíduo acha que as normas são só para os outros, não para ele que “tem um familiar doente”.
É como se só ele estivesse com problemas.
Todos os demais ... não tinham nada para fazer em casa, foram passear no hospital atrapalhando a vida dele ...
Lidar com essas pessoas é ESTRESSANTE.
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| É ieu 😂 Sou sincero... |
Resumo
1. O diagnóstico mais rápido possível é a morte, quando os sinais vitais não são mais detectáveis, a pessoa morreu ou está em coma profundo (exames cerebrais confirmam).
2. Uma das coisas mais estressantes no Pronto Socorro é a indignação dos familiares com a “falta de notícias”, acham que o médico tem poder mágico de diagnosticar e curar instantaneamente só olhando.
3. O comportamento irracional das pessoas estressa tanto que prefere se isolar, mesmo gostando delas e desejando o bem.
4. As pessoas agem como se nunca tivessem assistido Dr. House, filmes de medicina ou feito qualquer exame médico na vida.
5. Muitas doenças têm os mesmos sintomas (febre, mal-estar, tontura etc.); resultados de exames de sangue demoram, e ultrassom, tomografia, ressonância e RX têm filas, não existem dezenas de aparelhos e equipes disponíveis para atender qualquer um na hora.
6. Medicina é um processo científico, com base no conhecimento acumulado, faz-se pesquisa para chegar ao diagnóstico, leva tempo.
Tratar a doença errada gera complicações graves.
Quem quer milagre vai à igreja; quem quer mágica procura ilusionista.
7. Os funcionários do hospital (especialmente médicos) devem ser empáticos e dar informações o mais rápido possível, mas quem procura o SUS precisa entender que é uma repartição pública com altíssima demanda; desrespeitar normas só cria mais transtornos e atrasos.
8. No SUS a maioria é servidor público com estabilidade, difícil punir ou demitir sem processo grave; alguns se aproveitam disso para serem menos educados. Não deveria, mas a grosseria do usuário é devolvida em dobro.
9. O cidadão acha que as normas valem só para os outros, não para ele que “tem um familiar doente”, como se todos os demais estivessem no hospital só para atrapalhá-lo, quando na verdade todos têm problemas.
10. Um Brasil menos estressante depende de cada um de nós, principalmente nos momentos mais difíceis.
Lidar com comportamento irracional é extremamente estressante.
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