Comentarista: A expectativa de vida aumentou pra quem pode pagar por ela, querido.
William: Se aumentou para quem pode pagar por ela ... já é uma ocorrência maravilhosa.
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Os cursos de graduação (Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, etc.) oferecidos pelo ITA são gratuitos.
Os alunos de graduação têm direito a ensino e alimentação gratuitos, além de moradia a baixo custo dentro do campus.
Resumo
1. O fator principal que rege os salários pagos é a oferta e demanda, não o esforço ou a dificuldade do curso (desconsiderando nepotismo e indicações políticas).
2. O Brasil está formando mais médicos do que precisa, a maioria desses profissionais se recusa a atuar nos "rincões" (locais remotos).
3. O mercado de trabalho e a realidade econômica não levam em conta o esforço individual (carga horária, mestrado, doutorado) ao definir a remuneração.
4. Pessoas cuja motivação para a medicina é "só pelo dinheiro" devem evitar fazer o curso agora devido à mudança no cenário de remuneração.
5. A medicina deve ser buscada por quem se sente atraído pela profissão e acredita ter talento para alguma especialidade, não sendo a remuneração o foco principal.
6. Embora a medicina possa ter uma queda no poder de compra futuro (comparada ao passado e presente), ela ainda será uma profissão "melhor remunerada" em comparação com a maioria das outras.
7. A medicina está saindo do cenário favorável de ser uma profissão onde a empregabilidade garantida e o salário alto são certos logo após a faculdade.
8. É difícil identificar qualquer outra profissão no Brasil que atualmente garanta empregabilidade imediata e salário alto ao recém-formado.
9. Profissionais altamente qualificados que não conseguem vagas na iniciativa privada recorrem a concursos públicos.
10. O ensino em instituições gratuitas como o ITA consome uma "fábula de dinheiro dos impostos" para formar engenheiros que, em muitos casos, não exercerão a profissão no país, configurando um problema de desperdício de recursos e "fuga de cérebros".
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Resumo
1. Uma colega demonizava Campos Neto e falava de herança maldita no início de 2025, mas parou ao perceber que isso não podia ser sustentado.
2. Pressionaram o Congresso pela aprovação do arcabouço fiscal com promessa de déficit zero em 2025.
3. O plano do Haddad foi aprovado, mas não estamos nem perto de déficit zero, mesmo tirando muita coisa da contabilidade.
4. A Taxa das Blusinhas era vista como salvação para empresas locais e arrecadação do governo,
5. O crescimento econômico continua pífio, a arrecadação cresceu, mas os gastos crescem mais.
6. O caso IOF envolveu STF e Inácio unidos para lesar a nação, o rombo continua.
7. A retirada das tarifas americanas foi lógica.
Os americanos pensaram que Inácio tinha preocupação com a economia do Brasil, mas quem mora aqui sabe que ele quer só o poder pelo poder.
8. As tarifas prejudicavam os setores mais produtivos, enquanto no governo (Legislativo, Executivo, Judiciário) não afetava em nada.
9. A economia já estava indo para o buraco, as tarifas eram só um detalhe a mais; Inácio usaria a “desculpa Cuba”, a culpa é do embargo.
10. Ao contrário do Inácio, Trump se preocupa com o bem-estar dos americanos, manter as tarifas prejudicava brasileiros produtivos e aumentava inflação nos EUA.
Resumo
1. Não dá para medir o nível de inteligência pelo grau de estudo”.
Ter formação acadêmica ou ser “estudado” não garante inteligência real.
2. Inteligência é a capacidade de aprender, raciocinar, resolver problemas e adquirir conhecimentos.
Sabedoria é a capacidade de usar bem esse conhecimento com julgamento, experiência e valores éticos.
3. Pessoas inteligentes: pensam rápido, memorizam com facilidade, analisam logicamente, resolvem problemas técnicos.
Pessoas sábias: tomam decisões equilibradas, consideram consequências, agem com empatia e prudência, aprendem com a vida e não apenas com livros.
4. Conhecimento não garante sabedoria, alguém pode ser muito inteligente ou curioso, ter muito conhecimento, mas isso não o torna “necessariamente” mais sábio do que quem tem menos inteligência ou curiosidade.
5. O ideal é quando inteligência e sabedoria se combinam.
Inteligência + Sabedoria = Equilíbrio.
6. Cultura coletiva pode refletir sabedoria ao longo do tempo.
Certas culturas, de forma coletiva, “no somatório geral”, se mostram “mais sábias”.
Essa sabedoria cultural não é algo fixo, é dinâmico.
Pode evoluir, mas também pode involuir.
Percebo a crescente defesa do chamado “casamento aberto”, mas sigo na defesa da família tradicional.
Um dos pilares da filosofia que pratico é: “Conheça a si mesmo”.
Pergunte-se com honestidade, você realmente não se importa se a pessoa que ama se relacionar sexualmente com outra?
Se a indiferença for genuína e mútua, o casamento aberto pode ser opção.
Porém, a maioria se importa e muito.
Há diferença entre relações passageiras e o desejo de constituir família, casar e ter filhos.
Outro princípio que sigo é:
“Não escolhemos o que sentimos, escolhemos como agir diante do que sentimos.”
Fingir indiferença diante da infidelidade não funciona, pois o impacto emocional não depende da vontade.
O pacto de fidelidade existe justamente porque a traição afeta intensamente.
Instintos sexuais são fortes, garantem a perpetuação da espécie e nos levam a buscar várias parceiras (os), mas a infidelidade contínua é uma das principais causas de separação.
Relacionamentos duradouros exigem compromisso e limites.
O “conservadorismo moral” funciona como uma barreira eletrônica no trânsito, não impede o desrespeito, mas força maior atenção às atitudes e às consequências.
(William Robson)
Resumo
1. Uma postura mais "conservadora" é eficiente para a sociedade, contribui para que nos tornemos mais "civilizados" e menos "selvagens".
2. "Conheça a si mesmo", o casamento aberto só pode ser uma opção se a indiferença diante do parceiro se relacionar sexualmente com outro for genuína e mútua.
3. A maioria das pessoas se importa muito com a infidelidade, fingir indiferença diante dela não funciona, o impacto emocional não depende da vontade.
4. O pacto de fidelidade existe justamente porque a traição afeta o relacionamento de forma intensa.
5. Existe diferença clara entre a busca por relações passageiras e o desejo de constituir família, casar e ter filhos biológicos.
6. Não escolhemos o que sentimos, escolhemos como agir diante do que sentimos.
Embora instintos sexuais sejam sentimentos fortes; relacionamentos duradouros exigem atitudes de compromisso e limites.
7. Sexo não é a única fonte de prazer e como qualquer prazer precisa de moderação para evitar consequências negativas.
Refrega = combate entre forças ou indivíduos inimigos entre si; luta, confronto.
Resumo
1. Contra o inchaço da grade curricular do Ensino Médio, defende que a escola deve evitar a adição de novas disciplinas.
2. O foco da escola deve ser dado ao básico:
Português, Matemática, Ciências, Geografia, Geometria e História.
3. O aluno que sabe ler e interpretar bem textos já tem acesso a qualquer aprendizado que lhe interesse posteriormente.
4. Ao tentar "ensinar tudo", a escola acaba por não ensinar sequer o básico de forma eficiente.
5. Ao invés de criar disciplinas escolares na área jurídica mais eficiente seria simplificar as leis e sua redação para que se tornem mais acessíveis.
6. A interpretação dos textos jurídicos é difícil até mesmo para quem tem ótimo nível de leitura, se não estiver familiarizado com os termos técnicos.
7. O debate sobre a necessidade de disciplinas como Direito Penal na escola se tornará obsoleto com o avanço das Inteligências Artificiais (IAs).
8. Com o avanço tecnológico, a escola deve focar ainda mais nos conhecimentos gerais básicos.
9. O aprofundamento em assuntos específicos, como o Direito, deve ser feito pelo cidadão por sua necessidade ou interesse, e não por imposição curricular.
10. A universalização da Internet é a grande transformação que tornará o aprendizado autônomo acessível em qualquer lugar.
Gil do Vigor: "Jovem precisa enxergar na escola um mecanismo de ascensão".
Resumo
1. A escola não deve ser vista como um "mecanismo mágico" que garante o sucesso ou a "ascensão" na vida.
2. É fundamental que os jovens sejam realistas, reconhecendo que "na vida nada está garantido".
3. Algo a ser construído pelos jovens é se desenvolver em alguma atividade profissional que possibilite se auto sustentar.
4. Adquirir conhecimento é "muito útil" para o objetivo de auto subsistência, a escola é um bom lugar para isso.
5. A fundação dos valores morais e comportamentais (a "base de tudo") é a paternidade responsável.
6. Os pais não duram para sempre e, embora se esforcem para deixar patrimônio, os filhos precisam construir seu próprio caminho.
7. Prefeitos, Governadores e Presidentes não devem ser responsabilizados pelas consequências das escolhas pessoais.
8. Embora a estabilidade possa vir de um "conjunto formado por família, escola e relações sociais", a principal educação em termos de valores morais e comportamentais é familiar.