segunda-feira, 10 de abril de 2023

Reforma do Ensino Médio




 

 Propostas de reforma do ensino médio vêm sendo discutidas há anos.

  A mais notória estava em tramitação na Câmara dos Deputados sob o projeto de lei n.º 6840 de 2013, do deputado federal Reginaldo Lopes, filiado ao Partido dos Trabalhadores, e foi amplamente debatida.

 

  A proposta de reforma é considerada controversa e dividiu as opiniões dos educadores.

 

  Estudantes que realizaram grandes mobilizações em todo o país, em especial nos estados de Minas Gerais e Paraná, posicionaram-se contra a reforma.

 

 Por outro lado, um dos principais elogios à proposta refere-se à flexibilização das disciplinas.

 

  O deputado Thiago Peixoto (PSD-GO) avaliou que parte dos protestos se deve à desinformação quanto ao conteúdo da medida provisória

 

  Dentre os críticos da reforma, pode-se citar Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

 

  Um cidadão do Rio Grande do Sul enviou para o Senado Federal, por meio do Portal e-Cidadania, uma sugestão de lei para tornar obrigatórias as disciplinas de filosofia e sociologia no Ensino Médio, um dos pontos mais controversos da reforma.

   A sugestão foi transformada pela Comissão de Direitos Humanos no Projeto de Lei n° 2579 de 2019, propondo a inclusão da filosofia e da sociologia como matérias obrigatórias nos três anos do ensino médio.


 Wikipédia

 

 

 

  Já escrevi tanto sobre escolarização que nem tenho animo para esse tipo de assunto, mas pela importância do tema persisto.


  Para mim tínhamos que enxugar ao máximo o currículo escolar.
  No ensino fundamental decidirmos os aprendizados básicos, padronizar a nível nacional e através de muita repetição (exercícios) fixar na mente da criança.

  Exercitar o cérebro como exercitamos os músculos.

  No ensino médio haveria uma certa flexibilização de acordo com os interesses do aluno e possibilidades do município.

  Mas vamos a algo que não leio por aí e para mim é um entendimento fundamental que repito a exaustão.

  Parei de seguir um comediante porque ele é de esquerda (não que se assuma) e faz piadas sempre demonizando a direita.

  Não tenho problemas com piada desde que ela não  se preste a desinformação.

  Sei o que é ironia, sarcasmo, metáfora, metonímia, imaginação ... aceito tudo isso num chiste.
  Porem informação falsa ... não acho graça.
  Ele disse por exemplo que a principal falha do PT foi escolher um vice de direita.
  Com base em que podemos classificar Geraldo Alckmin como um político de direita!?
  Ainda mais depois de decidir apoiar o Inácio.
  Desafia qualquer lógica para quem acompanha minimamente o cenário político.
  E pior, quem é alienado aceita como verdade.

  Outra coisa que ele faz coro com a maioria.
  Trata "professores" como vítimas de mais esse esquema diabólico dos políticos.
  Cita nominalmente Michel Temer se referindo a ele como drácula.

  Primeiro vejam na matéria da Wikipédia  que o debate é antigo, em tempos recentes começou a nível de Congresso em 2013 com político do PT.

  Segundo e mais importante:
  
  Vocês acham mesmo que Michel Temer (poderia ser Dilma, Jair ou Inácio) simplesmente se reuniu em uma sala com seu ministro da educação e decidiu nos mínimos detalhes um processo tão  complexo!?

  São feitas consultas a vários especialistas, basicamente pessoal ligado à educação.
  Notem que a matéria diz que os educadores estão divididos.

  Ou seja, não é que pessoas fora da educação estão impondo alguma coisa aos professores.
  São decisões da própria categoria da qual eles fazem parte.

  Se professores não entram em um consenso mínimo ... porque responsabilizar políticos por ineficiências na escolarização!?

  Separei esse resumo do resumo:

 

 

 Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio
 
  Os Itinerários Formativos são as áreas em que os estudantes poderão aprofundar os estudos a partir do segundo semestre do 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio ou equivalente.
 
 Os estudantes poderão escolher entre os seguintes itinerários:
 
 Linguagens;
 Matemática;
 Ciências da Natureza;
 Ciências Humanas e Sociais;
 Formação Técnica e Profissional.
 
  Os alunos poderão optar por uma ou mais Trilhas de Aprendizagem, de maneira como também são chamados os Itinerários Formativos.
  No entanto, as escolas não serão obrigadas a oferecer todos os itinerários.
 
  As disciplinas de Português e Matemática são obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio."


 

   Notei que o principal alvo dos protestos é a flexibilização do ensino onde o aluno pode escolher certos "Itinerários Formativos".

  Observem que é uma "tempestade em copo d'agua" uma vez  que isso acontece a partir do segundo semestre do 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio.


  Depois de 9 anos de ensino fundamental (primário e ginásio) a flexibilização acontece nos semestres finais do Ensino Médio (Colegial).


  Dá um desânimo danado ver tanta gente (talvez a maioria) demonizando algo que possivelmente nem chegou a analisar e fica promovendo a desinformação ... seja por comentários, matérias e até chistes...




  Meditação Complementar

    (Para o texto não ficar muito longo)






  

   “As escolas precisam ser protegidas do nosso sistema judiciário”.


  


.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário