Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio que, por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social.
[Wikipédia]
Não tenho a ilusão que podemos alcançar uma "situação ideal" de justiça (social ou individual), mas devemos nos esforçar nessa direção, essa meditação é para isso, despertar o BOM SENSO nas pessoas com relação ao nosso sistema previdenciário.
Maitê Proença recebe pensão de 13 mil.
(Ano 2013)
"Meu advogado deu o parecer dele, aquilo lá é um direito adquirido, meu pai durante toda vida pública dele pagou para que a filha tivesse um benefício, ele pagou isso todo mês.
Dentro do salário do meu pai havia um percentual mensal que ele pagou durante 40 anos, está pago, não pode tirar o que ele já pagou, podem alterar a lei depois, mas não podem alterar algo que já foi pago.”
A Maitê está dentro da lei, mas é evidente que ela recebe DINHEIRO PÚBLICO.
O benefício da pensão vitalícia para filhas de militares foi extinto em 2000 para servidores admitidos a partir daquela data, mas quem já integrava o quadro das Forças Armadas pode optar pelo pagamento de um adicional de 1,5% na contribuição previdenciária para manter o privilégio.
União gastará 3,8 bilhões com pagamento de pensões vitalícias a filhas de militares, só em 2015.
➽ Mas há outros privilegiados da República.
Maitê está certa em não abrir mão do benefício?
Você junta para aposentadoria um salário integral seu a cada 10 meses.
10 x 10% = 100%
35 anos de contribuição correspondem a 420 meses.
Como você junta um salário integral à cada 10 meses ficamos com:
420 : 10 = 42 salários integrais.
Entendeu?
De qualquer forma fala com certo orgulho que já está aposentado há mais de 23 anos.
Claro que não falo essas coisas para aquele homem, apenas o ouço pacientemente até ele decidir ir embora, não dou muita atenção senão ele esquece que estou em horário de trabalho.
Bom para ele ruim para nós.
Ele é Estatutário conseguiu aposentadoria integral.
Funcionário público: servidor público investido em cargo público. Possui regime de cargo, com possui vínculo com estatuto é chamado de estatutário e servidor público strictu sensu.
Empregado público: servidor público detentor de emprego público, regido pela CLT. Possui regime de emprego, chamado de celetista e servidor público latu sensu.
Servidor público: engloba todo aquele que presta serviço para a administração pública independente de seu regime jurídico.”
Muitas pessoas recebem algo que NÃO PAGARAM.
Pensam que o senhor aposentado estatutário está satisfeito?
Que nada, acha que merecia receber muito mais.
Rombo da previdência dos funcionários públicos chega a 51 bilhões.
Déficit do regime de servidores é maior do que o do INSS, que ficou estável em 2010; para secretário da Previdência Social, ‘situação é insustentável’
Enquanto o déficit da previdência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou praticamente estável entre 2009 e 2010, o rombo do regime de previdência dos servidores públicos da União ultrapassou a marca dos R$ 50 bilhões ao apresentar crescimento de 9% de um ano para o outro.
A tendência, se não houver mudanças no sistema do servidor público, é que essas despesas continuem subindo e pressionando os gastos públicos.
Senhoras e senhores precisamos de reformas, muitas reformas.
A aposentadoria deve ter normas iguais para todos e caber nos gastos públicos sem que trabalhemos só para pagar aposentados.
Quem quiser mais que faça poupança particular ou contrate algum seguro privado.
Não podemos continuar nessa situação de:
"Tantos pagarem tanto a tão poucos."
Essa lógica entra em sua mente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário