Vou usa-la nesse texto para me fazer entender melhor por aquelas pessoas que não se interessam em pesquisar a história recente (ou antiga) simplesmente repetem feito papagaios algum boato que ouviram.
Dumont foi um dos primeiros a ter algum sucesso ao juntar todo conhecimento disponível na época.
Não acordou um belo dia e criou/inventou tudo do nada.
Santos Dumont não inventou a hélice, por exemplo.
“Estima-se que a origem da hélice remonte aos tempos do Antigo Egito mas sabe-se que na Antiga China as hélices já eram usadas para propulsionar embarcações.
No século III a.C. o filósofo grego Arquimedes desenvolveu o parafuso de Arquimedes com o objetivo de transportar água até à superfície e por volta de 1090 Cruzados Europeus encontraram moinhos de vento no médio oriente.
Leonardo da Vinci desenhou planos para um helicóptero primitivo que fazia uso de uma hélice sólida, sem pás.
A primeira hélice montada num motor, foi instalada pelo engenheiro escocês James Watt em Birmingham na Inglaterra, que a usou no seu motor a vapor.”
Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma e, logo, Santos Dumont passou a ser conhecido na Europa como o inventor do avião.
Contudo, algum tempo depois, os americanos Orville e Wilbur Wright provaram que tinham feito o primeiro voo três anos antes de Dumont.
O avião é fruto do trabalho
São os nomes que ficaram registrado na história pela condução do projeto e RESULTADOS PRÁTICOS.
SIM, ele nos entregou resultados práticos, fez a coisa acontecer.
Não acordou em um belo dia e disse:
“Deus falou comigo, me deu instruções do que devemos fazer.”
“O Plano Real foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil, tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país.
Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
A idealização do projeto, a elaboração das medidas do governo e a execução das reformas econômica e monetária contaram com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso.
O presidente Itamar Franco autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária para o êxito do plano, o que tornou o Ministro da Fazenda no homem mais forte e poderoso de seu governo, e no seu candidato natural à sua sucessão.
[Wikipédia]
Itamar Franco foi o pai do Plano Real?
Se desse errado ...foi obra de Fernando Henrique (Toma que o filho é seu😊), como deu certo ... Itamar queria ser o pai...
Em 2002, apoiou a candidatura de Luís Inácio Lula da Silva e opôs à candidatura de José Serra, candidato apoiado por Fernando Henrique.”
Porem, Fernando Henrique foi bem votado nas duas eleições 1994 e 1998, sinal que a população reconheceu que o principal articulador do plano não foi Itamar.
Nas eleições de 2006 Itamar tentou ser “candidato a candidato” à Presidência, mas nem isso conseguiu, Anthony Garotinho tinha mais chances que ele e foi escolhido para a disputa.
Rubens Ricupero (ou Ciro Gomes) foi o pai do Plano Real?
(Já me falaram isso em alguns debates)
Ricúpero quase ferra a eleição de FHC:
“Fernando Henrique teve atuação destacada em 1992, na transição pacífica do governo Collor para o governo Itamar Franco.
FHC foi, de 1992 a 1993, o Ministro das Relações Exteriores do governo Itamar.
Em 19 de maio de 1993 assumiu o Ministério da Fazenda por indicação feita à época ao presidente Itamar Franco pelo líder do governo, o então deputado federal Roberto Freire (PE) — cargo que ocupou até o dia 30 de março de 1994, ao ser sucedido por Rubens Ricupero.
Nesse período começou a implantar o Plano Real, que foi dividido em três etapas, tendo sido as duas primeiras etapas implantadas ainda enquanto FHC era o ministro.
A primeira etapa foi o Programa de Ação Imediata — PAI, que estabeleceu um conjunto de medidas voltadas para a redução e maior eficiência dos gastos da União no exercício de 1993.
Numa segunda etapa, já no ano de 1994, editou-se a Medida Provisória nº 434, de 28 de fevereiro, que criou a URV — Unidade Real de Valor —, já prevendo sua posterior transformação no Real.
Fernando Henrique deixa o cargo de Ministro da Fazenda em meados de março de 1994, PARA CUMPRIR O PRAZO DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO PARA DISPUTAR A PRESIDÊNCIA.
Renunciou ao cargo em 6 de setembro de 1994, assim que se soube do vazamento, via satélite, de uma conversa sua com o jornalista da Rede Globo Carlos Monforte revelando alguns detalhes sobre o Plano Real, quando se preparava para entrar ao vivo no Jornal da Globo, em 1º de setembro.
[Ricupero]
No ministério, Ricupero foi substituído por Ciro Gomes, que renunciara ao cargo de governador do estado do Ceará para assumir a pasta.”
Se a Globo tivesse vazado algo parecido de um ministro do governo do PT seria chamada de “mídia golpista”.
Se você prefere ficar sustentado suas opiniões em boatos e teorias da conspiração de que Fernando Henrique "usurpou" o Plano Real de alguém
“O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.”
[Aristóteles]
👤 “A história recente não é empolgante!
Porque pode ferir como castigo!"
[Comentarista]
:::::::::::::::::::::::::::::::
É “empolgante” se olhar com um certo distanciamento.
Confesso que nessa minha existência vivi e vivo fortes emoções.
Vivi o congelamento de preços e sumiço das mercadorias mais simples.
(Não tinha dinheiro para comprar mesmo.)
Vivi o confisco da poupança, eu não tinha, mas vi todos os efeitos.
Vivi a implantação da URV.
Vivi a “queda do muro”.
Vi o Brasil ser campeão na Copa 2 vezes.
A chegada de Lula ao poder...
Votei em um cara que se me dissessem lá em 2000 que eu votaria diria que essa pessoa estava louca 😆 (Bolsonaro)
Até uma pandemia histórica estou vivendo.
Fora meus infinitos problemas pessoais, vou te falar, essa “encarnação” é FANTÁSTICA.
😆 😞 😠
Se chorei ou se sorri .... EMOÇÕES EU VIVI.
👤 “Depois de FHC vencer duas eleições no primeiro turno depois do sucesso e da eficácia do Plano real, e depois do crescimento e do sucesso das privatizações; depois de cair por terra toda ladainha petista sindicalista com a venda das estatais; depois do sucesso e do avanço tecnológico da telefonia; parando por aqui; o povo brasileiro; criaram uma repulsa visceral a FHC, e em contra partida, deram preferência incondicional ao seus algozes!”
[J.Cleiton – Mewe]
:::::::::::::::::::::::::::
Posso falar por mim.
Não é porque o bombeiro salvou uma vida que tem direito a um assassinato....
Explico.
Havia muitos rumores de grande corrupção.
Foi dado um acerto na economia, precisava de mais avanços, mas diminuir mordomias e corrupção era fundamental.
Votei em Lula porque foi assumido um compromisso que as mudanças feitas por FHC que deram bons resultados seriam mantidas.
E foram.
No primeiro mandato Henrique Meirelles e Palocci praticamente continuaram o governo FHC.
(Infelizmente sem reformas mais significativas, as privatizações pararam, mudanças no funcionalismo, não lembro de nenhuma, muito pelo contrário, só aumento da máquina).
Daí veio à tona o Mensalão.
Ali foi que fiquei muito desgostoso, de certo havia corrupção no governo FHC, mas parece que foi multiplicada várias vezes no governo Lula 😡
Nenhum comentário:
Postar um comentário