sábado, 11 de julho de 2015

Insensatez



 🙍“Em 2000 separei do meu marido, meu salário era minguado.

  Pense num filho te pedindo um pão e você não ter para dar...essa foi minha realidade até meados de 2003.

  Meu ex-marido não pagava pensão porque "eu" não quis receber, entendeu?

  Minha vida só melhorou um ano depois que o Lula venceu.”

 [Comentarista]


 



   Esse é o ponto central  do debate com uma participante do G+ que odiou o Governo FHC e amou o Governo Lula.
  É muito instrutivo analisarmos esse depoimento. 

  Por orgulho ela deixou os filhos passarem fome só para se mostrar independente do marido!?

  Falar que ama os filhos é fácil, agir com amor é outra história. 
  As pessoas misturam situações pessoais com eficiência ou ineficiência dos governos. 

  Tenho duas filhas, nem imagino minha esposa fazendo uma coisa dessas.
  Mesmo que minha esposa não quisesse pegar diretamente meu dinheiro, de alguma forma daria comida as minhas filhas, necessidades elas não iriam passar, faria a compra do mercado e dentro das minhas possibilidades faria tudo mais que fosse necessário. 
  O esposo dessa participante bebia demais (segundo ela), mas trabalhava, podia pagar pensão. 
  [O debate foi no G+, o link não existe mais.]

  Não sei o que FHC ou qualquer outro governante (Governador, Prefeito ou Vereador da época) tem a ver com essa história pessoal.
  A mulher namorou e casou com quem quis, se a escolha foi errada porque não assume o erro!? 
  Suas dificuldades financeiras aconteceram não devido ao Plano Real, mas porque ela dispensou a ajuda do marido que também não fez questão de fazer a parte que lhe cabia.
  Se FHC fosse o pai eu concordo, mas vejam que a moça culpa o Governo por decisões, escolhas pessoais dela.

  Minha mãe casou com quem quis, o Governo Militar não a obrigou casar com meu pai, minha vó inclusive foi contra. 
  Depois de vários anos de um casamento ruim aconteceu a separação.
  Éramos em 5 filhos, minha irmã mais velha tinha uns 13 anos.
  Minha mãe não foi atrás de pensão, queria distância do meu pai, não depender dele para nada.
  
  Com essa atitude claro que passávamos necessidades terríveis.
  (Não que antes estivéssemos muito melhor.)
  Ela passou por vários empregos, todos de "salario mínimo" ou menos.
  Ermitage Hotel, Restaurante Chicken-In, Sorveteria Kampibom ... faxina (trabalho informal).

  Meu pai nunca se interessou se comíamos ou não, na cabeça dele minha mãe na miséria pediria para voltar.

  Aconselhada por alguns minha mãe tentou via judicial conseguir pensão, meu pai parou de trabalhar só para não ter que pagar.
  Não houve denuncia, ele era violento.
  Coisa pior que passarmos fome poderia acontecer ... meu pai matar minha mãe.

  Senhoras e senhores é uma história pessoal de infância que não desejo para ninguém, sei que tem piores. 
  Mas me digam: 

  Qual Governo foi responsável por minhas mazelas ou de minha mãe e irmãos!?

  Você que ainda não tem filhos, pense muito antes de tê-los.
  Depois ficar culpando algum governo militar, psdbista ou petista é tão fácil quanto INEFICIENTE.

  A comentarista do G+ (já debatemos com frequência há algum tempo) é honesta, trabalhadora, com o passar do tempo foi se firmando profissionalmente, os filhos cresceram, a vida melhorou, não sei o que ela credita tanto ao Governo Lula! 

  O mesmo ocorreu na minha família.
  Minha mãe consegui entrar no serviço publico, primeiro como merendeira.
  Eu e meus irmãos aos poucos cada um foi seguindo o próprio caminho, contar com pai e mãe não tinha como.

  Quando você é jovem e não tem família com capacidade financeira para te bancar dignamente, geralmente  passa perrengues, ainda mais quando tem filhos cedo.
  No entanto trabalhando direito, tendo juízo e perseverança, pode conseguir algum progresso na empresa que trabalha melhorar o salário.
  Mesmo como autônomo.
  De ajudante de pedreiro pode passar a pedreiro.
  Concluir algum curso técnico e conseguir uma profissão melhor remunerada.

  Suponhamos que com muita dificuldade se formou em direito, a grana sempre curta e consequentemente dividas.
  Mais uma demora para passar no exame da OAB.
  Mais alguns anos até formar boa clientela ou trabalhar em escritório satisfatório.
  Geralmente com o tempo as coisas vão se firmando. 
  São fases da vida.
   Nesse exemplo, há 10 anos não possuía nenhuma especialização e assumiu os custos de cursar faculdade. 
  Hoje ("se" as coisas correram bem), esta melhor posicionado profissionalmente, renda maior, situação financeira melhor.

  Também pode acontecer o contrário.
  Eu por exemplo, me dediquei a uma empresa de armações de óculos, cheguei ao cargo de encarregado.
  Por conta disso durante o Governo Fernando Henrique tinha salario razoável, estava bem posicionado no mercado de trabalho... até 2003.
  A empresa fechou em 2004, a partir de 2005 minha vida profissional foi para o buraco, culpa do Lula ou azares da minha vida!?

  Claro que todos queremos um Governo que administre bem a economia porque quanto mais eficiente ela estiver mais e melhores chances de trabalho nós temos. 
  Responsabilizar o Governo por má administração da economia é lógico, se não estamos satisfeitos votamos em outros.
  Culpar qualquer Governo por nossas tragédias pessoais... é preciso identificar qual medida te afetou diretamente.
  Na maioria das vezes que converso com esse tipo de pessoa é pura insensatez.

  Para concluir essa meditação...

  Muitos que reclamam do caráter dos políticos deveriam fazer uma auto analise, iriam se surpreender o quanto são moralmente mais falhos que muitos deles.
  Até onde sei Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma cuidaram bem dos filhos. 

  Uma mulher que por orgulho bobo deixa os filhos passar fome e um pai que não se importa com isso ... cheguem as suas próprias conclusões.

 
Uma nação desenvolvida se faz com cidadãos ajuizados, bons pais e mães, o resto é consequência. 

  Essa lógica entra em sua mente?








  Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...


Lula vs Fernando Henrique
 



______________________________





Nenhum comentário: