Defendo que NÃO.
Não entendo porque nossos profissionais da "escolarização" complicam tanto o ensino fundamental.
São conhecimentos básicos que qualquer pessoa com nível Universitário domina.
É passar o conhecimento, forçar alguma repetição através de pesquisas, trabalhos, lições de casa, e testar a assimilação nas provas.
Os que apresentarem maior dificuldade de aprendizado terão aula de reforço.
Defendo que qualquer pessoa com nível universitário possa dar aulas no ensino fundamental.
Esse curso poderia ser feito simultaneamente com a faculdade.
Enquanto o advogado não consegue trabalhar em um grande escritório, vai dando aulas no ensino fundamental.
Isso serve para o engenheiro, médico, filósofo, arquiteto...
Novos tempos, novas formas de organizar a sociedade.
Claro que os salários no ensino fundamental tem que ser atrativos, mas não precisa ser uma fortuna.
De repente aquele indivíduo que começou a dar aulas sem grandes pretensões descobre uma grande vocação, isso é excelente para nossa sociedade.
Precisamos mudar a mentalidade
Em alguns países têm o “livro do professor.”
Obvio que esses livros são feitos de acordo com o conteúdo pedagógico pretendido dar as crianças.
Muitos pensadores acham o livro do professor uma coisa horrível.
Eu acho muito bom/eficiente.
Imagine que o Brasil de norte a sul tivesse livros do professor adotados nacionalmente para cada matéria.
Português, matemática, ciências gerais, geometria, geografia, história.
O professor de português não precisaria “preparar” nenhuma aula, bastaria seguir o livro/apostila de forma a concluí-lo até o final de ano letivo.
Cada ano/série um conteúdo específico.
Bastaria seguir o livro do professor.
Exemplo:
No livro de ciências gerais está lá a estrutura do átomo.
De repente acontece uma descoberta científica relevante ... nós alteramos o livro.
Entretanto se olharmos para o que nossos avós aprenderam sobre átomos lá na década de 40 veremos que nada de significativo foi acrescentado a esse conhecimento.
Estou falando de ENSINO FUNDAMENTAL.
Devemos passar a nossas crianças conhecimentos básicos sobre átomos, se no futuro o indivíduo se interessar por física nuclear, a faculdade de física o elevará a outro patamar.
NÃO acho que é o tipo de conhecimento que alguém precise adquirir no ensino fundamental.
No Brasil temos excesso de conteúdo.
Como se não bastasse ainda temos o sério problema dos nossos professores quererem “formar cidadãos”, entenda-se doutrinar as crianças em uma ideologia “progressista”.
E ainda colocam excesso de conteúdo como se o ano letivo tivesse 400 dias!
E o pior, não fixam conhecimentos básicos, essenciais.
Criaram dificuldades muito grandes para alguém ser professor e não satisfeitos tornaram dar aula algo tão complexo quanto física quântica.😊
A boa pergunta é:
Se sabemos que precisamos mudar ... porque não mudamos?
“Decifra-me ou te Devoro.”
😒 “Discordo, em parte.
Fui prof. de Ensino Primário.
É, sim, uma auto reciclagem repetitiva (ou, não dará certo!).
Isto p/aplicação do Plano de Aula!
Mas, não é apenas isto: envolve psicologia prática, motivação diversa e constante, a fim de manter o interesse da classe ao conteúdo.”
(Valdemar Filho)
Em nosso país desenvolveu essa cultura do professor ter obrigação de “animar” a classe.
APRENDER É INTERESSE DO ALUNO, sempre passei isso para minhas filhas.
Tem a hora de brincar e a hora de estudar, não precisa gostar.
Não estou dizendo que o professor tem que ser um mala, mas não precisa ser animador de auditório.
😒 “E se o aluno quiser saber alguma informação que o pobre professor não conhece, ou na qual não consegue pensar?”
[Nihil]
ISSO É EXCELENTE!
Ninguém tem a obrigação de saber tudo, inclusive o professor.
O aluno que não se contenta com a resposta do professor irá pesquisar em livros, debates, hoje em dia Internet.
O professor de Einstein não desenvolveu a teoria da relatividade.
O professor de Edison não desenvolveu a lâmpada elétrica.
👤 “Entendo seu posicionamento, mas devemos acrescentar que se a Escola propõe um modelo ético destoante do modelo familiar, podem acontecer alterações significativas no comportamento da criança esperado pelos pais.”
[Comentarista]
Não vejo necessidade da Escola ter “ideologia”, “formar cidadãos”
Me basta que ela TRANSFIRA CONHECIMENTOS.
Ensine matemática, química, física, português, geografia... transmita CONHECIMENTO.
Escolarizar é com a Escola, Educar é com a Família.
Se sou judeu não me interessa que a escola passe valores “éticos” cristãos ou de qualquer outra religião.
Se sou ateu não me interessa que a Escola passe valores de qualquer espiritualidade.
Se sou hétero não me interessa que a escola induza meu filho ao homossexualismo.
Se sou marxista não me interessa que a escola passe valores capitalistas.
Enfim, cada pai que passe para seu filho os valores “éticos” que acredite.
Depois os filhos que façam suas próprias escolhas.
A escola deve ser o mais neutra possível, deve focar em ESCOLARIZAR.
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