terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vida Regrada

  “O único procedimento mais difícil do que levar uma vida regrada é não impô-la aos outros.”
[Proust]

  Penso que Proust não falava da regra que faz parte da nossa “natureza” esta não é difícil seguir, mas mesmo assim queremos impô-la aos outros.

  Eu, por exemplo, não gosto de álcool, então não beber é uma regra que sigo sem nenhuma dificuldade, se fechassem todas as fabricas de cervejas não me fariam a menor falta.

  Trabalhar eu não gosto, mas é uma regra que me obrigo a seguir.

  Essas regras que “nos obrigamos” ou “temos necessidade” de seguir são as que nos trazem dificuldades e são elas que queremos com mais intensidade impor aos outros.

  Para ser um Livre Pensador é preciso ir além de “nós mesmos”.

  Muitos não entendem minhas opiniões sobre droga, minha defesa de sua legalização.
  Eu me coloco no lugar de quem sente PRAZER em usa-las, pregar o extermino das drogas seria algo como pregar o fechamento das fabricas de cervejas.

“Seria IMPOR minha vida regrada aos outros.”

  Observo que as pessoas que sofrem a TENTAÇÃO de usar drogas e não usam, são as que defendem com mais veemência seu extermínio.
  A Filosofia Matemática nos sugere que o extermínio das drogas não é possível então o mais lógico seria REGULAMENTAR seu uso, não ficar impondo que absolutamente ninguém use.

  Você, consegue NÃO IMPOR sua vida regrada aos outros?








anterior                       <>                                próximo



Nenhum comentário: