sábado, 2 de abril de 2016

Qual Seu Rebanho?


 

 

 “A verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho.

  O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho.

  Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade do rebanho.”

  [Friedrich Nietzsche]

 

 

 


  Todos nascemos inseridos em algum "grupo" (rebanho).
  Eu nasci brasileiro, católico entre outras características.

  Não importa onde nascemos, por bastante tempo acreditamos que é um dos lugares mais importantes do mundo.
  Quem nasce em uma cidade importante de um país desenvolvido (Nova York , Londres, Frankfurt) não está muito longe da realidade.

  Não importa em qual religião nascemos, por bastante tempo acreditamos que é a doutrina mais importante do mundo.
  Quem nasce cristão ou islâmico a percepção não está muito longe da realidade.
  Essas duas religiões de alguma forma orientam a vida da maior parte da humanidade.

   Nietzsche está nos dizendo que em primeiro lugar tentamos fundamentar o que pensamos ser verdade em nossas crenças e nossas crenças geralmente surgem do “rebanho” que estamos inseridos.

  Como somos seres sociais não acredito que teremos uma vida satisfatória nos esforçando constantemente para não fazer parte de nenhum rebanho.
  O importante é evitarmos o fanatismo que nos faz ficar cegos para os fatos.
  Se "uma verdade do rebanho" esta muito fora da realidade ou promovendo injustiças é melhor não se guiar por ela.

  Saindo da religião...

  Suponhamos que você seja homossexual e veja com carinho especial todos os homossexuais porque se identifica com eles.
  Não tem nenhum problema em estar nesse “rebanho”, defender os direitos dos homossexuais, defender seus próprios interesses.
  Entretanto você testemunha um homossexual praticando assaltos, isso é um fato, não pode inocenta-lo só porque está no mesmo rebanho homossexual que você.
  Atente que ele se inseriu no rebanho dos que praticam crime, nesse rebanho você não está.
  Se acobertar o crime ... esta se inserindo no rebanho do crime.

  Isso serve para qualquer grupo do qual façamos parte, indígena, afrodescendente, euro descendente, feminino, masculino, militar, civil, religioso, ateu...

  Não decidimos o grupo que nascemos, mas no decorrer da vida muitas escolhas são feitas.

  Algo que combato muito em meus blogs é o vitimismo também chamado de coitadísmo.

Coitadísmo: Auto piedade; vocação para ser vítima; modo de ver a vida que demonstra complacência e/ou piedade em relação aos seus próprios problemas, decepções, desgostos etc.


  Sentir dó de nós mesmos é natural.
  Eu sinto dó de mim em inúmeras situações.
  Minha infância e adolescência não foram do jeito que eu gostaria.
  Na fase adulta já passei por coisas ruins que não acho que merecia passar.
 
  A diferença é que não fico condenando toda humanidade ou achando que toda sociedade me deve alguma coisa.
  Não me insiro no rebanho do vitimismo.

  Exemplo rápido.

  Meu pai bebia muito, não era ajuizado, isso trouxe muitos transtornos para minha vida.
  Tenho dó de mim e de todas as crianças que estão nesse grupo.
  Porém, não culpo o vizinho, o prefeito, o governador, algum sistema...
  Não pedi para ter um pai problema mas tive, claro que é algo para qualquer um se lamentar.

  O que pra mim não faz sentido é transformar isso em ódio, me revoltar contra todos que estão a minha volta.
  Começar beber igual meu pai, me fazer de vítima de uma sociedade opressora ...
  Eu tive um azar, ponto.

  Se condeno tanto as atitudes de meu pai (pela lógica) a última coisa que devo fazer é agir como ele agiu.

  Transformar meu problema particular da infância numa guerra "contra tudo isso que está aí" é insano.
  Afinal, a maioria dos homens são bons pais.

  É mais eficiente buscar ser alguém "melhor" que meu pai naquilo que acho que falhou.

  Enfim.

  Por N motivos ocorre muito sofrimento.
  Aquela história que colhemos sempre o que plantamos ... não é bem assim.
  Mesmo sendo fiel você pode ser traído.

  Mesmo sendo um bom funcionário pode ser demitido.
  Mesmo sendo bom administrador seu negócio pode ir a falência.
  (A pandemia fez muitas vítimas nas duas situações.)

  O problema não é sentir dó de si mesmo, esse sentimento pode ter toda razão de ser.

  O problema e deixar isso se transformar em ódio contra humanidade como se você fosse o único que tivesse problemas na vida, é isso que chamo de vitimismo, um rebanho no qual não me incluo.




 



  Dor de amor é uma da piores, mas todo mundo tem, teve, ou vai ter.


 "Quando olho nos teus olhos, não vejo a luz do amor
   Só as sombras do passado
   Só um fogo que se apagou








_____________________________________