VOCÊ SABIA QUE EXISTE
DIFERENTES TIPOS DE PETRÓLEO?
Nossas refinarias
foram projetadas para refinar o tipo de petróleo produzido no Golfo Pérsico.
Um tipo bem
abundante no mercado mundial quando as refinarias foram construídas.
O Brasil está se
tornando grande produtor de Petróleo, mas vem do pré-sal.
É um tipo de petróleo
que precisa de refino apropriado a ele.
Começamos construir
esse tipo de refinaria, mas a Lava Jato revelou um grande esquema de corrupção e
super faturamento.
“Em 2011, quando
Dilma chegou à Presidência, a Abreu e Lima acumulava 36% de execução física.
O preço de
referência da obra, inicialmente calculado em US$ 2,4 bilhões, chegava a US$
13,4 bilhões.
À época,
previu-se que, até dezembro de 2012, o complexo petroquímico daria início a
parte de suas operações.
A entrega plena
de toda obra, apontava o balanço do PAC, ocorreria em dezembro de 2014.
Contaminada por
um forte esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal, a refinaria
Abreu e Lima viu seu cronograma ser jogado fora e o preço da obra simplesmente
explodir.
Hoje, o custo do projeto é avaliado em cerca
de US$ 20 bilhões.”
[Exame]
Por
motivos óbvios, as novas refinarias ficaram em “banho maria.”
Com tantos
desvios e péssimo gerenciamento o Brasil tem um rombo fiscal enorme, falta
dinheiro para investimentos.
Nossas principais construtoras com competência pra tocar esse tipo de projeto
estão envolvidas no “Petrolão”.
Trazer construtoras
estrangeiras precisa de um longo processo de licitações e debates.
Boa parte da
nossa população é extremante “nacionalista”, empresas estrangeira não são bem
vindas.
É ridículo eu
sei, mas sou minoria, não apito nada.
Evidente que
temos que construir refinarias apropriadas para o tipo de petróleo que
produzimos.
Se alguém sabe
como fazer isso rapidamente ignorando toda burocracia existente e ao mesmo
tempo impedir desvios que ocasionem superfaturamento e corrupção, por favor nos
ilumine com sua sabedoria.
“O petróleo do pré-sal não é dos melhores, mas ainda assim é bem superior ao do pós-sal.
Hoje, 70% dele é do tipo “pesado”.
Ou seja, tem enormes cadeias de carbono em sua composição.
Para virar produtos de alto valor, como diesel, gasolina e lubrificantes, essas moléculas precisam ser quebradas em outras menores.
Como isso encarece muito o refino, ele acaba valendo bem menos.
Já o pré-sal tem petróleo de densidade média – mais fácil de refinar, e mais valioso.
Essa diferença de qualidade acontece por causa das temperaturas nas profundezas do pré-sal.
O calor de 150ºC não permitiu proliferar as bactérias que no pós-sal comeram as frações mais leves do óleo.”
[Superinteressante]
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