quinta-feira, 28 de junho de 2018

Individualização da Culpa

                                                


  “A menor minoria na Terra é o indivíduo.
   Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.”
    [Ayn Rand]

 

 

  Um direito individual que sempre reivindico é não ser julgado ou punido pelas atitudes de outros.
  [William Robson]

  


  O título desse texto no rascunho era “Coletivização da Culpa”.
  Entendo que somos seres complexos e constituímos uma sociedade complexa.
  Sei que em inúmeras situações é difícil separar o que é direito (Ou dever) individual e coletivo.

  Nessa meditação vamos deixar de lado os limites fronteiriços que inevitavelmente são subjetivos, depende muito da interpretação.
  Vamos ficar nas situações onde claramente não há porque coletivizar a culpa.

  A primeira coletivização da culpa que me soou estranha remonta a primeira infância.
  Minha mãe tinha uma Bíblia ilustrada, lia e mostrava as figuras para mim e minha irmã Jane, devíamos ser muito pequenos, não sabíamos ler.
  Tinha uma imagem de Adão e Eva sendo expulsos do paraíso por terem comido um fruto proibido.
  A partir daquele momento “todos os homens” nasciam fruto do pecado.
  Perguntei a minha mãe algo mais ou menos assim:

  “Se só Adão e Eva comeram o fruto, porque todo mundo é punido?”

 

  Minha mãe disse que Deus era onisciente, já sabia que todos no lugar de Adão e Eva fariam a mesma coisa.

  Se Deus sabe de tudo e minha mãe estava dizendo ... então estava certo.
  Não pensei mais sobre isso até a adolescência.


 

  O importante é você entender que a coletivização da culpa está impregnada em nossa CULTURA MUNDIAL.
  (Quem dera fosse só na América Latina.)

  Falamos “a humanidade”, “a sociedade”, “o estado” como se a atitude de uns fosse a atitude de todos.
 
  O mais “intrigante” é que os escolhidos para representar “toda a humanidade” são os que praticam atitudes condenáveis.
  Explico:
  O individuo que maltrata um cão é a prova que a "humanidade esta perdida, que não merece existir."

  E a maioria que trata animais com o o devido respeito e em muitos casos com amor exagerado?
  Não, esses não contam, só os "maus" representam o ser humano...

  Como “mortais oniscientes” decretamos que o pecado de uns é o pecado de todos.

 

  O que posso dizer?
  Não me sinto onisciente.
  Eu sei de mim, nem tudo que meu vizinho faria de bom ou de mau eu faria também.
  Se meu vizinho fez algo de muito bom, honra e glória para ele.
  Se eu fiz algo de ruim, julgamento e punição para mim.

  Defendo a individualização do nosso julgamento sobre as atitudes.
  A individualização da culpa

  Vamos para aplicação pratica.


 


 “OS HOMENS PRECISAM RESPEITAR MAIS AS MULHERES!”

    [Comentarista]


 

  Se o Zé passou a mão na Maria que punam o Zé por assédio, não condenem todos os homens.
  O que eu, o individuo William, tenho com a atitude do Zé!?

  Se a Elise esquartejou o Yoki, que punam a Elise, não condenem todas as mulheres.

  Se o Cabo Astolfo usou excesso de força que punam o Astolfo, não condenem toda polícia militar.

  Se o Cana Brava dirigiu bêbado prendam o Cana Brava, não condenem todos que consomem bebidas alcoólicas.
  Beber não é crime, dirigir bêbado é.

  Da minha parte apenas não quero ser punido ou ter que dar explicações sobre atitudes de outros humanos.
  Se 10% dos homens batem nas esposas reclamem com eles, punam eles.
  Se 10% das mulheres gostam de homens violentos reclamem com elas, aceitem elas do jeito que são.
  Gostar de apanhar não é crime.
  Há homens que pagam para serem humilhados.
  Eles não representam todos os homens.

  Já é difícil assumir minhas responsabilidades, não me peçam para responder pelos erros e desvios morais dos outros.




 


 “VOCÊ É EXCEÇÃO, ME PERDOE, MAS A MAIORIA DOS HOMENS SÃO SIM, DESRESPEITOSOS, MACHISTAS E IGNORANTES...

           [Comentarista ]


 


  Não sei como é em outras Cidades e Estados.
  Aqui em Campina SP a grande maioria dos homens são “respeitadores”.
  Nas escolas, igrejas, cursos, trabalhos ... a maioria dos homens e mulheres que encontro se respeitam.
  Não acredito que os indivíduos da cidade que moro são tão melhores que todos os outros.
  Também o fato da maioria se comportar bem não quer dizer que todos se comportam bem.
  Claro que aqui tem roubos, estupros, corrupção, menores infratores...
  Quem praticar algum ato ilícito que seja julgado e punido individualmente, não cabe o “pecado” dele ser atribuído a toda “Sociedade Campineira”, a todo “Estado de São Paulo”, a “toda Humanidade.

  Nos debates muitos sugerem que o erro de um é o erro de todos.
  Não concordo, o erro de um ... é o erro de um.
  Podemos até discutir o que levou o cidadão a “errar”, se foi um ato doloso ou culposo, mas devemos tomar muito cuidado ao coletivizar a culpa.

 

 

  😡“O garoto matou porque estava drogado, estava drogado porque nasceu pobre ... todos temos culpa!”


 

  Calma aí!
  Eu nasci pobre, não sou drogado e não matei ninguém.
  E a vítima?
  Qual a culpa dela do indivíduo ter nascido pobre?



  Quero o mesmo tratamento que dão para cães 😊.
  Lembrei desse debate:

 😒 “Cachorros são lobos domesticados!
         Alguns ainda guardam seu instinto de predador de seus ancestrais!”
    [Comentarista]                                                



  Quando lemos uma notícia de cães atacando pessoas nunca culpamos todos os cães que existem e já existiram.    
  Eu concordo.
  O mesmo entendimento deveria ser estendido para humanidade.

  Humanos são primatas “civilizados”.
  Muitos ainda guardam a natureza selvagem dos ancestrais.

  O humano que fizer algo condenável que responda por seus atos.
  Não podemos demonizar toda humanidade pela ação de alguns humanos.

  Essa lógica entra em sua mente?
                                                            









_______________________________