(Janeiro 2020)
Vi essa manchete com letras garrafais em vários jornais.
A principio parece só informação útil, mas um pouco que lemos as reportagens vemos incitação a indignação, a revolta.
Destacam só as insatisfações com o transporte publico.
Quem lê se sente terrivelmente lesado se dispondo até a manifestações como estão ocorrendo na França.
O que a mídia
não destaca nas matérias?
a) A partir dos 60
anos, todos são considerados idosos com gratuidade no transporte.
O número de idosos só faz crescer, cada vez mais gente andando “de graça”.
(O serviço é subsidiado pela prefeitura com o dinheiro dos impostos.)
b) Raramente o trabalhador pega só um ônibus para o trabalho, logo é preciso dividir o que você paga por dois.
(Em um sistema de integração, o segundo trecho já esta incluído no preço da passagem.)
c) O empregador está autorizado a descontar na folha de pagamento o percentual de até 6% sobre o valor do salário básico do empregado pelo vale-transporte fornecido.
Ou seja, quem ganha menos, paga menos.
Se você não teve aumento salarial, a passagem também não aumentará pra você.
d) Quem pode ter o Bilhete Único Gratuito?
Têm direito ao benefício da gratuidade somente as pessoas residentes em Campinas.
- Pessoa acima de 14 anos incapacitada, permanente ou temporariamente, para qualquer tipo de trabalho por deficiência física, sensorial, mental, orgânica ou múltipla;
- Criança até 13 anos de idade, incapacitada por deficiência que justifique o benefício;
- Acompanhante de pessoa incapacitada, desde que o deficiente não possa se locomover sozinho.
e) Em São Paulo capital tem vale para desempregado.
(Em Campinas ainda está em estudo)
Tem direito ao benefício quem está fora do mercado de trabalho entre 30 dias e 6 meses.
O Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oferecem gratuitamente o Bilhete do desempregado.
Além disso, o usuário deve ter trabalhado pelo menos 6 meses no último emprego com registro em carteira.
O número de idosos só faz crescer, cada vez mais gente andando “de graça”.
(O serviço é subsidiado pela prefeitura com o dinheiro dos impostos.)
b) Raramente o trabalhador pega só um ônibus para o trabalho, logo é preciso dividir o que você paga por dois.
(Em um sistema de integração, o segundo trecho já esta incluído no preço da passagem.)
c) O empregador está autorizado a descontar na folha de pagamento o percentual de até 6% sobre o valor do salário básico do empregado pelo vale-transporte fornecido.
Ou seja, quem ganha menos, paga menos.
Se você não teve aumento salarial, a passagem também não aumentará pra você.
d) Quem pode ter o Bilhete Único Gratuito?
Têm direito ao benefício da gratuidade somente as pessoas residentes em Campinas.
- Pessoa acima de 14 anos incapacitada, permanente ou temporariamente, para qualquer tipo de trabalho por deficiência física, sensorial, mental, orgânica ou múltipla;
- Criança até 13 anos de idade, incapacitada por deficiência que justifique o benefício;
- Acompanhante de pessoa incapacitada, desde que o deficiente não possa se locomover sozinho.
e) Em São Paulo capital tem vale para desempregado.
(Em Campinas ainda está em estudo)
Tem direito ao benefício quem está fora do mercado de trabalho entre 30 dias e 6 meses.
O Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oferecem gratuitamente o Bilhete do desempregado.
Além disso, o usuário deve ter trabalhado pelo menos 6 meses no último emprego com registro em carteira.
Diante de tanta gente andando de graça ou
pagando com grande desconto você acha mesmo que a passagem esta cara?
Então ande de bicicleta ou moto.
Não atrapalhe a cidade com revoltas infundadas ou manifestações sem sentido.
►Link |
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