sexta-feira, 14 de março de 2014

Divina Comédia


   “A vida vista de perto é uma tragédia, mas vista de longe é uma comédia.”
[Charles Chaplin]

  No sentido grego original, tragédia é qualquer história com final triste.
  Comédia é qualquer história com final alegre.

   Pense em Deus.
 (Seja lá qual for a ideia que você tem dele.)

    Imagine que alguém olha nossa vida aqui na Terra para cuidar e/ou apreciar, como fazemos quando tratamos de um jardim ou de animais de estimação ou mesmo dos nossos filhos.

   Com essa visão privilegiada da vida a importância das coisas de certo tem uma régua bem diferente da nossa.

  Nos filmes, peças de teatros, standup, desenhos animados ... mais voltados para o humor; acontecem ou são narradas situações trágicas, rimos porque sabemos que é representação, não é para ser levado tão a sério.

  Vejam o caso da morte.
  Suponhamos que Deus sabe que a vida continua, então embora desagradável, se a pessoa morrer por qualquer motivo, não é algo tão terrível.
  Se Deus tiver bom senso essa coisa de inferno eterno é só uma aberração mental criado por certas culturas, mais uma coisa para ele rir, como rimos de algumas trapalhadas das nossas crianças.


   A minha história, a sua história é um acontecimento qualquer diante da imensidão do Universo, mas como a estamos protagonizando é especial para nós.
  Principalmente no momento que estamos vivendo é naturalmente difícil o distanciamento, ocorrências desagradáveis tornam-se grandes tragédias


   Lembrei agora de um dia chuvoso quando eu tinha o restaurante.
   Chegaram tantos pedidos de marmitex pensei:

  “Hoje o faturamento será alto!”

  Aquela correria na cozinha, telefone que não parava de tocar, lotei o carro de marmitex, analisei matematicamente o roteiro a ser feito, em 40 minutos estaria livre do sufoco e cheio de dinheiro, sai animado e percorri …500 metros. 😩
  Deu pane no carro, sozinho na chuva o empurrei tentando dar vários trancos, mas não teve jeito.
  Depois de 30 minutos de tentativas desesperadas era como se os portais do inferno se abrissem sob meus pés.

  As refeições não seriam entregues irritando com razão inúmeros clientes.
  O telefone do restaurante ficaria congestionado com tanta reclamação.
  Teria que encontrar muitos mendigos para distribuir aquelas marmitex ou joga-las no lixo.
   Evidente que o carro teria que ser resgatado e consertado o que não ficaria barato.
   Vivendo aquela tragédia minha vontade era sumir da face da Terra, gostaria de dar um tiro nos miolos e acabar com aquela vida desgraçada!

  Indo para outro plano de pensamento ...
  Quantas vezes vimos cenas parecidas nos filmes e rimos bastante?
  Parece que nada de ainda pior poderia acontecer ao personagem, mas o surreal acontece e a coisa fica tão trágica que vira cômico, como se alguma “interferência” estivesse testando até quanto o mocinho irá suportar.

  Eu poderia com razão ficar super deprimido, sem ação, chorando dentro do carro.
  Foi o que fiz por cerca de cinco minutos.

  Depois, respirei fundo, cheguei a óbvia conclusão que não fazer nada só iria piorar as coisas.
  Pelo celular pedi para a atendente avisar a todos os clientes o ocorrido e que eu sentia muito.
  Quem tem carro sabe que um dia ele quebra, dispensa maiores explicações.

  Entreguei uma única marmitex, o cabeleireiro que encomendou ficava perto de onde o carro quebrou.

  Apesar dos pesares, hoje estou aqui tranquilo, de uma certa forma tudo “acabou bem”.
  Minha esposa ainda pode contar com um marido e minhas filhas com um pai.
  Não me matei nem me deixei ser tragado por depressão profunda.
  Aquele dia dantesco, hoje distante, até me parece uma comédia.
  Não! Longe de mim reviver.
  Não, não consigo rir.
  Mas entendo se alguém de fora desse boas gargalhadas.
  Principalmente se soubesse que eu teria forças para superar tudo.

  Porque passei por tudo isso!?
  Quem pode saber?
  Acaso, interferência, azar.
  Pense bem, o problema foi na bomba de gasolina, se ela aguentasse mais 50 minutos que fosse, ainda seria um problema, mas bem menor do que foi.
  Se tivesse quebrado 50 minutos antes, seria ruim, mas nem teria aceito pedidos.
  Pode parecer paranoia, mas quebrou na situação exata para me provocar maior prejuízo e transtorno mental.
  Aliás isso era bem normal nessa fase.
  Era como se estivesse cercado de demônios.




  Talvez lá no final das contas, exista um “sistema divino” justo e bom.
  Quando morrermos muitos mistérios serão revelados e nossa história de vida será uma comédia, apesar dos pesares tudo “continuará” bem.

  Quando os portais do inferno se abrirem aos seus pés, respire fundo, use a INTELIGÊNCIA e faça o que tem que fazer!

  Um dia não terá mais jeito, seu tempo nessa terra chegará ao fim, “não tema sua sorte, abrace sua morte, como a uma linda ninfa nua…”


  Permaneça sereno, tudo ficará bem.


Amém?




.


Nenhum comentário: