segunda-feira, 10 de março de 2014

O Corpo


 “Estou careta, não bebo, não tomo drogas, não estou mais na noite; estou tratando de mim de um jeito que nenhuma babá trataria.
  Nunca tinha ido a um médico até os 30 anos… eu não sabia que tinha um corpo e que ele podia falhar um dia”.
[Cazuza]

  Isso ocorre com muitas pessoas que nascem saudáveis.
  Não aconteceu comigo, sempre tive noção da fragilidade do meu corpo.
  Me preocupava com cortes, quebra de ossos, lesão nos olhos.
  Antes de chegar na adolescência já tinha grande preocupação com vírus e bactérias.
 (Na minha infância teve um grande surto de meningite.)

  Cazuza só começou a cuidar do corpo quando passou a dar defeito.
  Eu entendo, todos nós somos um pouco assim, o que está em bom funcionamento passa meio que despercebido.

  Lembro de como jogava bola descalço, no Sol da tarde, por mais de 3 horas e só ia pra casa para não apanhar da minha mãe que não gostava que ficássemos fora quando escurecia.

  Hoje, depois de 45 minutos de jogo se me perguntarem se sou um homem ou um saco de batatas, digo que já faz 15 minutos que virei purê.
😊
  Antes eu me obrigava a lembrar do corpo e trata-lo com cuidado, hoje em dia nem precisa, ele me lembra o tempo todo.
  Porém, como sempre me cuidei bem, ainda não tenho grandes problemas.
  O fôlego diminuiu, a elasticidade também, mas permaneço funcional.
  Faz alguns anos me vi obrigado a evitar lactose.

  Outra coisa, meu nariz entupir virou uma constante, desenvolvi procedimentos para reduzir o desconforto, mas quando aperta, apelo para descongestionante nasal, infelizmente virou um remédio de uso continuo.

  Muitos tem o sentimento do Cazuza de indestrutibilidade e cometem as maiores loucuras contra o corpo.
  Se não morrem cedo a velhice cobra a conta.
  Cazuza contraiu AIDS e morreu cedo.

  Você jovem que se sente indestrutível e “invelhecível” ... é melhor reconsiderar.

  Dirija com cuidado, dê o necessário descanso ao corpo, cuidado com o que traz para dentro dele, evite excessos de todo tipo.

  Olhe para seu pai, sua mãe, seus avós, eles não nasceram velhos, também já tiveram 10, 15, 20 anos.

  Sei que isso parece óbvio e… É!

  Mas é incrível a capacidade que as pessoas tem de não enxergarem o ÓBVIO.




  Sobre Juventude:



 .



Nenhum comentário: