sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Vigia da Rua


   O trabalho dos vigias de rua aumenta a segurança das casas ou não?
   Qual a legalidade desse tipo de serviço particular e suas implicações trabalhistas?


   Hoje fui acordado ás 2:50 da madrugada.
  Como ontem estive de folga, não estava muito cansado, o sono fica mais leve, não consegui voltar a dormir.

  Ser acordado a noite tem sido bem comum, faz alguns meses, algo que tem me irritado bastante.

  Não gosto de sair de casa para evitar a falta de lógica lá fora, e quando a falta de lógica invade a casa da gente?

  Não entendo porque o vigia da rua usa um sinal sonoro tão alto de MADRUGADA!

  Pense naquele som da sirene da polícia.
  É o mesmo barulho, apenas não é intermitente, são toques de 2 segundos.
  Não sei se é acionado automaticamente ou por ação do motociclista.
  Só sei que é bem alto.

  Outra coisa que não sei é a eficácia desse tipo de vigilância.
  Um cidadão circulando o bairro em uma moto “espanta” ladrões, evita crimes?

  Ladrões raramente agem sozinhos, sempre tem pelo menos um para dar cobertura.
  Sabemos que para ao habilidosos o arrombamento de fechaduras (carro ou casa) dura segundos.
  É só esperar o vigia passar e invadir o imóvel.

  No caso do meu bairro é facílimo saber se o vigia está longe ou perto.
  O barulho o denúncia.

  Quando ele está próximo ao meu apartamento o barulho é tão alto que por vezes chega a me acordar.
  Depois continuo ouvindo a barulho a medida que vai se afastando.
  Há umas 7 quadras de distância ainda dá para ouvir o cidadão.

  O barulho é para provar que ele está fazendo a ronda?

  E precisa ser tão alto!?
  Entendem a falta de lógica?
  É preciso  avisar que de madrugada geralmente as pessoas dormem aproveitando o SILÊNCIO DA NOITE.

  Minha demora em reclamar foi me achando muito chato.

  “O barulho não deve ser tão alto, eu que sou problemático.”

  Mas ao comentar com minha filha ela também se disse impressionada com o barulho da ronda.

  Das duas, uma.
  O barulho realmente é alto, ou minha filha puxou o pai.😏

  Vou conversar com outros moradores, verificar se isso é um incomodo só pra mim (e minha família).

  Se outros estiverem incomodados vou falar com o zelador ou sindico.
  Se o condomínio paga alguma coisa a vigilância dá para fazer alguma pressão, ao menos diminuir o volume do alarme.

  Se não, nem sei o que fazer.
  Abordar o cidadão de madrugada e falar do problema?
  Com qual tipo de pessoa estarei lidando?

  Mover algum tipo de processo?

  Vejam bem nada disso seria preciso, nem eu escrever esse texto.

  Bastaria a observação lógica que de madrugada as pessoas dormem e querem silêncio.

  Precisa ser um Albert Einstein para entender isso!?










   19/02/2020

   Felizmente o barulho noturno acabou.
   Não sei se é cedo para comemorar, mas faz 5 dias que não escuto.
   Deduzo que muita gente ficava incomodada.

   Essas decisões que envolvem o bairro todo nunca tem um consenso.
   Se a maioria quer um vigilante particular circulando nas ruas NÃO sou radicalmente contra.
  Tem quem deixe o carro na rua ou chegue de madruga em casa e deseje esse tipo de serviço.

  Entretanto, devemos estar cientes que o vigilante pode bem pouco.
  Ninguém espera que ele sozinho enfrente bandidos geralmente armados.
  Senão o uniforme dele tinha que ser de Batman.😏

  O que ele pode fazer é ao avistar alguma situação suspeita anotar os detalhes em algum livro (Smartphone).
  Descrição do indivíduo, placa e tipo de carro.
  Em uma ocorrência concreta acionar a polícia.
  Tudo isso pode ser feito em silêncio, é até uma vantagem estratégica.

  O barulho é para espantar ladrões!?
  Será que funciona?
  O marginal percebe que o “Batman” está ali e vai para outro bairro menos vigiado?
  Se eu fosse ladrão o barulho só serviria para me orientar a respeito da posição do segurança, o tempo que tenho para agir.

  Como já trabalhei em empresa de segurança sei que o barulho (essencialmente) é para mostrar ao cliente que a ronda está sendo feita.
  Meu questionamento é o seguinte:

  Se você não confia no vigia nem para cumprir o horário contratado ... vai confiar nele pra mais o que!?

  Há controles silenciosos de ronda, bastões magnetizados.
  O vizinho que desconfiar que a ronda não está sendo feita ... fique acordado verificando pessoalmente.
  A noite eu só quero dormir com o mínimo de barulho possível.
  Por favor, não roubem meu sono.







                                                                                

.
   

Nenhum comentário: