sábado, 1 de fevereiro de 2020

Leitor Voraz






 
 “Sou um dos principais opositores do tal hábito de leitura.
  Acho que o hábito de leitura é uma das sete pragas do Egito.
  Porque ele é apenas uma maneira de você fazer as crianças saírem por aí lendo tudo o que é besteira e porcaria e gastarem a vida lendo os livros errados.
   A única sorte que elas têm é que, como não entendem nada mesmo, acabam não sendo prejudicadas pelos conteúdos tortos, não é?
   Por mais que pareça paradoxal dizer isso...
   Mas o hábito de leitura, em si, é uma coisa um pouco sem cabimento.
   No fundo, todo o processo de aprender a ler envolve três perguntas: primeiro é saber O QUÊ é que se deve ler; segundo, EM QUE SEQUÊNCIA; e terceiro, COMO se deve ler.

  Você só aprende a ler de verdade quando aprendeu alguma coisa dessas três dúvidas.
  Quando você tem então três respostas - pelo menos três princípios de respostas - ou então quando você conseguiu fazer essas perguntas de modo bem feito."


(José Monir Nasser, Expedições pelo mundo da cultura: O Mercador de Veneza)




  Entendi o que José Monir quis dizer, porem sua argumentação é confusa.

  Vamos ver se consigo ser mais "entendível".

  Nossas crianças devem ser muito bem alfabetizadas, NÃO é a inegável importância da alfabetização que está em discussão.

  Saber ler e escrever é extremamente importante na sociedade atual, no passado já distante a maioria era analfabeta, quem sabia ler se destacava, hoje é o básico que se espera.

   Saber ler e escrever é fundamental, ser “leitor voraz” NÃO.

  Tem pessoas que preferem cinema, música, teatro, esporte, dança, pintura ...

  Também tem fases.

  Já gostei muito de ler, acumulei muito conhecimento, faz alguns anos prefiro escrever e debater.
  Colegas querem me mandar livros, peço para não mandar  porque não vou ler.
  Se ele leu e gostou das ideias, as defenda em um debate...

  Muitos que gostam de ler acham um absurdo quem não é fã da leitura.
  Para eles, todas as crianças desde cedo devem ser induzidas ao “vício da leitura”.
  Para que isso aconteça, os pais devem ler na frente da criança, devem enche-las de leitura assim que possível, as escolas tem que ter clássicos de leitura obrigatória...

  Não tenho como ser contra os pais induzirem os filhos a ter hábitos saudáveis.
  O que questiono é o exagero e a ilusão que podemos obrigar alguém a gostar de alguma coisa, não raro surte o efeito contrário.

  Ler é um prazer, para quem gosta, não sei bem de onde vem nosso gosto pelas coisas.
  William Shakespeare escreveu um pensamento que me marcou bastante.
  Algo que repito a exaustão.

  “Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.”


  Minha mãe gostava de ir a baladas, eu não, prefiro dormir cedo.

  Meu pai gostava de bebida alcoólica, não tomo nem cerveja.

  Não lembro dos meus pais serem leitores vorazes, eu tinha esse gosto.

  Aqui em casa não tem nenhuma pressão para que minhas filhas gostem das mesmas coisas que eu ou minha esposa.
  Desde cedo apresentamos letras e números para as meninas e reforçamos a importância delas lerem e escrever bem.
  Minha esposa por exemplo, não pode ser classificada como uma devoradora de livros.
  Ela lê uma coisa ou outra que lhe interessa.

  A Ellen se interessa muito por leitura, quer até ser escritora.
  A Aléxia gosta mais de desenhar e jogos eletrônicos ... tudo bem.

  Espero que minhas filhas entendam a importância de ter dinheiro para sobrevivência e conforto, sem esquecer que é igualmente importante fazer o que nos dá prazer.

  Se elas não fizerem nada criminoso ou antiético, poderão sempre contar com meu apoio.







     Existe "ilusão" que se a pessoa ler muito, fica necessariamente um "ser humano melhor".

  Como o José Monir disse bem, depende do que você gosta de ler.
  Vamos supor que você tem simpatia pelo Nazismo e se enche desse tipo de leitura.

  Quem é leitor voraz lê de tudo, o leitor "normal" lê mais coisas do seu interesse especifico.

  Vi a entrevista de um piloto da Formula Indy que conhecia muito de carros (Acho que o nome é Tony Kanaan), mas não tinha conhecimentos básicos de outras coisas, mais “acadêmicas”.
 (Ou já tinha esquecido)

  O que acho disso?

  Tudo bem, o campo de interesse dele é mecânica de carros, porque vai ler um monte de livros só para posar de bacana!?

  Cada um na sua, fazendo melhor o que gosta de fazer.
  De certo ele leu livros e manuais de mecânica.

  Será que um médico que leu Dom Quixote é melhor que o médico que lê quadrinhos da Marvel?
  Pode até ser, mas não vejo uma correlação direta.
  Depende mais de quanto cada um gosta da medicina e quanto se dedicam a ela.






  De repente o nome do pintor da Mona Lisa fugiu da sua memória.
  (Leonardo da Vinci)
  Quem tem esse conhecimento na ponta da língua acha engraçado.
  Quem não lembra dessa pintura sem ver a imagem, nem sabe do que estão rindo.
 (O individuo ri porque outros estão rindo.)
  Quem gosta muito de Cinema de certo sabe quem é Leonardo di Caprio e sabe que ele não é pintor, “pode” rir por conta disso sem lembrar realmente quem pintou o quadro.

  Mas cá entre nós:

  Quanto importante é conhecer pintores italianos da renascença?

  Esse conhecimento na ponta da língua vai o tornar uma pessoa melhor!?
  Vai ser importante para você ser um confeiteiro, advogado, administrador, bancário, mecânico ... melhor!?
  Fica evidente que se o seu ramo profissional não é diretamente ligado a arte pintura, saber quem pintou qual quadro é só uma curiosidade que pode fugir da sua memória facilmente pela falta de uso.
  Se em algum momento, por um motivo qualquer, se encantou com alguma obra, não é difícil pesquisar sobre ela.
  Mas se mesmo sem ser um grande fã de pintura ou trabalhar com isso quiser decorar o nome e obra de todos os pintores mais famosos só para dar uma de bacana ... tudo bem.
  Eu acho muito trabalho só para impressionar pessoas que por vezes você nem conhece.
  Mas se gosta disso, se senti bem com isso, eu respeito.

“Não escolhemos o que sentir”.

  O bom senso pede que evitemos exageros.

 




  
  “A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras.

  TODO O HOMEM QUE LÊ DEMAIS E USA O CÉREBRO DE MENOS ADQUIRE A PREGUIÇA DE PENSAR.”
[Einstein]

 Quando crianças e adolescentes, conhecemos tão pouco da vida que é natural não questionarmos muito o que nossos pais dizem ou o que lemos nos livros disponíveis.

  Se você entra no carro e não sabe dirigir é melhor confiar no motorista, não pedir muitas explicações as quais não tem base para entender.
  É preciso observar bastante, adquirir conhecimento, até para fazer as perguntas certas, que realmente importam.

  Nos meu debates é comum me mandarem ler algum livro.
 (Assistir um vídeo, ir à igreja que frequentam...)

  Quando usam um bom argumento e sugerem a leitura como complemento ... tudo bem.
  Mas quando simplesmente pedem para eu buscar resposta na fonte que elas indicam para depois debater com elas ... nem perco meu tempo.







 
  ME PERGUNTARAM PORQUE NÃO LEIO MAIS LIVROS E O QUE GOSTO DE ESTUDAR?

  Eu ainda não uso óculos, mas minha visão já não está tão boa.
  As letras dos livros estão pequenas pra mim.
  Consigo ler, mas a leitura fica mais cansativa.
  Porque não uso óculos de leitura?
  Porque sei que é um caminho sem volta, assim que me habituar a usar óculos, não vou parar mais, não tenho apreço por esse acessório.

 Além do PC tenho um tablete de 10 polegadas.
 Posso ler qualquer coisa bastando escolher o tamanho da fonte mais confortável, regulo até a iluminação da tela.
 Se vejo algo interessante que vale comentário ou texto é só printar a tela e salvar no meu e-mail.
  Evidente que gosto é gosto, respeito quem gosta de livros, mas pra mim são obsoletos.
  Um tablete tem muito mais recursos, ocupa pouco espaço.
  Ainda tira fotos, mostra a hora, é despertador, toca música, exibe vídeos, envia mensagens ... para mim é puro encantamento.


  Antigamente eu decidia estudar alguma coisa, hoje vou ao sabor dos debates e notícias.
  Estudo, pesquiso, medito sobre qualquer coisa que me pareça interessante.











                                                         
.

Nenhum comentário: