sábado, 14 de março de 2020

Congresso Problema

 
  Meu balanço financeiro de 2019 não foi dos melhores.

  Várias despesas não previstas aconteceram.
  Depois de gastar muito dinheiro (para meus padrões) com a revisão da moto, 2 meses depois a bateria deu problema, lá se foram mais 800 reais.
  Geladeira, Home Theater, micro-ondas tiveram que ser substituídos.
  Até a cama quebrou.
  Quando coisas desse tipo quebram gosto de substituir por algo mais moderno, melhor do que eu tinha (desde que não seja fora da minha realidade econômica) produtos mais sofisticados, tem preços mais “sofisticados”.
  Só sei que em 2019 gastei mais do que ganhei, tive que me socorrer na poupança para aqueles gastos do começo de 2020, IPTU, IPVA.
  No mais foi um ano tranquilo, muitos textos escritos, paz familiar, trabalho tolerável, nenhum problema de saúde mais grave.

  Para 2020 espero voltar a minha rotina de gastar menos do que ganho, voltar ao "equilíbrio fiscal".

  O bom de agir dessa forma é que se a economia brasileira vai bem eu consigo ir melhor, acumulo capital.
  Se a economia fica patinando ou dá ré, eu fico estável ou acumulo menos capital, mas não entro em crise.

  Você que tem tanta responsabilidade financeira quanto eu deve viver situações semelhantes.
  Ocorre algum imprevisto que aumenta os gastos, mas logo a situação fica sob controle.
  Sem dividas significativas e até alguma poupança.

  Tem aqueles que se endividam um pouco mais, gastam no limite, mas mantem as contas sob controle, ocorre que ficam mais vulneráveis nas crises.
  Qualquer imprevisto precisam de algum empréstimo.

  E por fim tem os que estão em permanente crise, não importa quanto ganham sempre se endividam além da conta.

  Porque estou escrevendo essas coisas?

  Vivemos um momento complicado, senti vontade de publicar alguma coisa a respeito.

   Externamente não tem muito o que possamos fazer.

  Guerra comercial China Estados Unidos, é briga de cachorro grande, melhor não escolher lado, temos negócios com as duas nações, é preciso manter tanta neutralidade quando possível.

  Os planos de poder do Putin sacrificam qualquer coisa para permanecer Czar da Rússia (guerra do petróleo), isso é problema do povo russo e das nações desenvolvidas.
  Sim, somos afetados, mas externamente não tem nada que efetivamente possamos fazer.

  Covid 19?
  Embora a mortalidade seja baixa a contaminação é rápida e o tratamento exige hospitalização.
  Esse tipo de coisa custa bastante dinheiro dos impostos, aquela conta extra que poucos países estão preparados para arcar, sem deslocar recursos de outras áreas.
  Mesmo que o Covid não chegue forte por aqui (esperança tosca) com tantas proibições e fechamento de fronteiras o comércio e produção mundial já foram afetados.
  Esperar grande aceleração da economia brasileira enquanto o mundo desacelera é preciso muito otimismo sem fundamento.

  Sem mais delongas.

  Se nós enquanto povo persistimos na busca de equilíbrio fiscal não ficaremos imunes a crises, mas elas serão mais brandas nada que nos leve a depressão.
  
  A maioria de nós é honesta e responsável com os gastos, vamos fazer isso refletir no governo que elegemos.

  Vejam o caso do orçamento impositivo.
  Para diminuir o poder de barganha do executivo, o legislativo agora pode decidir sobre boa parte das verbas, isso não é ruim.
  Acaba com aquele excesso de poder da Presidência.

  “Você vota como eu quero ou não libero sua emenda.”
    (Poder Executivo)

  Mas o Congresso decidiu ir além da conta.
  Quis virar a mesa e tornar o Executivo refém das decisões de um único relator!

  Sei lá, é muito poder dado a um pequeno grupo.
  Se todo esse poder é questionável nas mãos do Presidente e seus ministros, é muito mais preocupante nas mãos de um deputado e seus pares.

   Ficamos muito mais sujeitos a irresponsabilidade fiscal.

   A maioria de nós é  ou , mas insiste votar em políticos que nos levam para o  .

  (Não estou falando de ideologia, mas de CONTAS PÚBLICAS)











  Nota Outubro 2022:
  Minhas preocupações se confirmaram com o surgimento do ➽"Orçamento Secreto"


.








Nenhum comentário: