quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Mas



  

  "Meu pai sempre dizia que tudo o que vem antes do “mas” não vale uma mer**”.
 Game of Thrones



  Já vi muita gente dizendo o contrario.

  "Tudo que vem depois do mas não vale nada".

   
A provocação mental é boa, mas não concordo nem com um radicalismo, nem com outro.

  Frases são um tanto exageradas, tentam transmitir o máximo de um pensamento usando o mínimo de palavras.
  Por isso prefiro textos curtos, permitem contextualizar melhor o pensamento.

  Eu uso muito o mas, não consigo tira-lo de nenhum texto ou do meu cotidiano.
  Para mim é a ponderação.

 Ponderar é agir com reflexão, com prudência, com bom senso, com juízo, com relevância.
  Ponderar é equacionar sobre uma determinada situação, é fazer uma avaliação, é tentar encontrar uma solução.

  

   Como filosofar com qualidade sem ponderação, sem o "mas"!?

  O que vem antes é importante, o que vem depois também.
  
  Geralmente antes vem aquela parte que concordo ou pelo menos entendo o posicionamento.
  Depois vem a parte que discordo ou apresento outro ponto de vista.

  "Se" eu tivesse que escolher, daria um grau de importância maior ao que vem depois do mas.

  Exemplo:

  Minha esposa (filhas, colegas) concorda comigo em alguma coisa, mas...
  Claro que me interesso por esse questionamento da minha esposa.
  Se alguma coisa a incomoda, se tem uma sugestão, um ponto de vista diferente eu quero saber.
  Vamos dialogar e chegar a um acordo.

  Quem não dá atenção ao que vem antes do mas, deixar de observar pontos em comum que servem de base para uma conversa respeitosa, amigável. 
  A pessoa só vê a critica e ignora o elogio.

  Quem não dá atenção ao que vem depois do mas, se acha o máximo, irrepreensível, só se interessa pelo elogio e dispensa qualquer critica.

 💥  “O objetivo da argumentação, ou da discussão, não deve ser a vitória, mas o progresso.”💥
   
(Joseph Joubert)

  Eu gosto de ter opiniões fundamentadas em bons argumentos.
  Para isso tenho que estar aberto a questionamentos, ouvir com atenção o que vem depois do mas.

  Essa lógica entra em sua mente?




Opinião todo mundo tem, o que falta é ARGUMENTAÇÃO

.

Nenhum comentário: