domingo, 25 de setembro de 2022

Condições de Socialização




  

😒 “Segundo Braz e Neto, (2010, p. 46):
        Só uma sociedade onde os homens disponham das mesmas condições de socialização (uma sociedade sem exploração e sem alienação) pode oferecer a todos e a cada um as condições para que desenvolvam diferencialmente a sua personalidade.”

  (Comentarista)



  Quem conhece minimamente a natureza humana entende que é impossível as pessoas terem as mesmas condições de socialização.
  Nascemos com certas características que nos diferenciam.
  (Já desenvolvemos diferencialmente nossas personalidades.)





  Basta olhar os alunos do ensino fundamental de qualquer país.

  Tem crianças muito comunicativas que rapidamente se enturmam, viram “populares”.
  Outras são tão introvertidas que se sentem sempre deslocadas, os “willians” da vida.

  Tem a influência do meio, mas nunca acreditei na teoria da “folha em branco” onde nascemos neutros psicologicamente e o ambiente nos molda quase que totalmente.

  Na minha família tem um bom exemplo.

  Meu irmão de “Leão” 😏 é bem comunicativo, se enturma fácil, desde a infância teve muitos colegas, na adolescência garotas.

  Eu de "Câncer"... tímido, introvertido.

  Falei de signos por chiste e provocação, basicamente é o que nos diferencia.
  O ambiente que nascemos é praticamente o mesmo.
  Pai, mãe, escola, situações.
  Nossa diferença de idade é de 2 anos, não considero significativo.

  O que é mais “eficiente”, ser extrovertido ou introvertido?

  Analisando apenas essas duas características nunca cheguei a nenhuma conclusão.
  Então até que alguém apresente algum bom argumento; defendo que não tem muita importância.

  Meu irmão vive bem da maneira dele, viajando, conhecendo pessoas e lugares.

  Eu vivo bem do meu jeito, "minha casa, meu castelo", um lugar do qual não tenho a mínima vontade de sair, é onde sempre gosto de estar.

  O extrovertido Silvio Santos fez fama e fortuna, nem todos os extrovertidos conseguem tal feito.

  O introvertido Mark Zuckerberg fez fama e fortuna, nem todos os introvertidos conseguem tal feito.

  Não vou me estender, citarei alguns outros fatores..

  Não escolhemos em que família nascer, sabemos que isso faz diferença, o "ambiente" que serve de base psicológica e financeira.

  Nível de saúde, características físicas (aparência), são variáveis importantes.

  Um “Estado” que consiga dar condições de socialização igualitária a todos é uma ideia tão fora da realidade que não sei como tantos defendem.

  O Estado pode garantir boa escolarização a famosa "educação universal".
  Auxilio financeiro para as famílias mais carentes.
  Segurança e saúde tão abrangentes quanto caberem no orçamento publico.

  Tudo mais, cada individuo e família tem que correr atrás das suas conquistas.

  Eu e minha esposa lutamos muito para conseguirmos nossas coisas.
  Não me agrada nenhum pouco ser obrigado a *"dividir" tudo com meu vizinho menos afortunado ou mais acomodado.
  (*Mesmo que seja com pagamento de impostos abusivos.)

  Da mesma forma não acho que o vizinho que conseguiu mais que eu tem alguma obrigação de dividir seu excedente comigo.


  
  




.

Nenhum comentário: