quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Aprender Inglês

 


  Um dos motivos de eu não querer aprender inglês é que daí vou entender a letra das músicas.
  E são tão bobinhas...😏
  (Sem generalizações)


 😒 "Nem todas. 
       Algumas músicas norte americanas são poesias, verdadeiras preces, lindas declarações de amor. 
      Leia a letra de Sayling do Cristopher Cross, a thousand years, Reach Glória Stefan. 
       O que mais gosto de estudar inglês é exatamente ao contrário seu, ou seja, a beleza das letras dificilmente encontradas no Brasil, salvo cantores como Djavan, Emílio Santiago Ivan Linz e outros dessa geração."
 
(Comentarista)

  


  Sou muito lógico e isso me leva ao pragmatismo do custo benefício.
  De certo há grandes compositores, poetas, pensadores em todos os povos do mundo.

  Para a leitura tem as traduções.
  Veja o caso da Bíblia, será que escrita em inglês tem algo tão mais “edificante” que escrita em português!?

  A maioria das publicações são “bobinhas”, gibis, romances, auto ajuda ....

  Aprender outra língua para “talvez” descobrir algo que ninguém nunca escreveu e que seja importante ... pra mim não compensa.

  No caso das músicas é a mesma coisa.
  O melodia, a interpretação pode ser muito agradável e a letra bobinha cortar meu barato.

  Não entender a letra leva minha imaginação a “letras pessoais” que se ajustam as minhas "vivencias" aumentando muito o prazer.

                                            

 

  Bom, não falta muito pra chegar no paraíso, pelo menos não pra mim
  E se o vento estiver bom, a gente pode ir velejando até achar a calmaria
  Ah, as velas podem fazer milagres, espere só pra ver
  Acredite em mim, querida
 
  Não falta muito para chegar na Terra do Nunca, não tem pra que fingir
  E se o vento estiver bom, a gente pode achar a alegria da inocência de novo
  Ah, as velas podem fazer milagres, espere só pra ver
  Acredite em mim, querida
 
  Navegar me leva pra onde sempre me disseram
  Basta um sonho e o vento para me levar
  E logo estarei livre
 
  Fantasia, ela tira o que eu tenho de melhor
  Quando estou velejando
  Tomado pelo devaneio, cada palavra é uma sinfonia
  Acredite em mim!
  
  Navegar me leva pra onde me disseram
  Basta um sonho e o vento para me levar
  E logo estarei livre
 
  Bem, não falta muito pra voltar para a sanidade, pelo menos não pra mim
  E se o vento estiver bom, a gente pode ir velejando até achar a serenidade
  Ah, as velas podem fazer milagres, espere só pra ver
  Acredite em mim, querida
 
   Sailing

Christopher Cross

 

   É um cara que gosta tanto de velejar quanto eu gosto de escrever.
  Você pode "imaginar" que esta falando de algum encontro com "Deus", mas a letra é bem clara, um homem levando a amada para velejar.
  Não acho que essa historinha romântica faz alguma falta na minha vida.
  Mas a melodia, os efeitos, a interpretação são sensacionais.
  Não entender "prontamente" as palavras do cantor, aumenta muito meu prazer.

Nota: Tenho noções básicas de inglês, na maioria das vezes sei em linhas gerais do que esta falando a musica, porem como não domino o idioma me sobressai a voz, a interpretação do artista...
  Ouçam essa maravilha...



YouTube





 

  Evito ver a traduções.

  Não acredito que vou achar algo tão maravilhoso diferente do que já conheço na MPB em termos de letra.

  Essa aqui é uma maravilha:


👉   Coisas que eu sei

 


  Na música “internacional” as vozes dos cantores passam a ser um “instrumento” a mais.

  A letra fica a que eu imaginar.


  



 


   Quando penso nos Beatles minha referência sempre foi Paul McCartney.

  Não lembro de nenhuma música da carreira solo de Lennon que eu tenha gostado.

 

  Não falo inglês, as traduções das músicas nos mostram letras bem “bobinhas” (bregas).

  Evidente que não tenho como avaliar a “métrica poética”, rimas, metáforas, metonímias... por não dominar o idioma.

 

  Logo meu foco passa a ser o “som”.

  Nesse sentido uma das que mais gosto é ➥ Yesterday...



  “Ontem meus problemas pareciam tão distantes.

   Agora parece que eles vieram para ficar...”

  (Beatles)


   Os problemas sempre me cercaram por todos os lados, não sinto falta do passado quando eles eram muito maiores.

  A juventude me faz falta, o passado não.

  (William Robson)


  












.

Nenhum comentário: