sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Moçambique




  

  Que será da minha mãe e minha esposa nos seus mundos?


   Encontrei duas realidades de vida bem diferentes.


   Minha mãe era tudo para família. 

   Trabalhava na lavoura, preparava refeições, cuidava da casa, etc.

   

   Nas viagens em família me carregava nas costas, as trouxas na cabeça, a mala em uma das mãos, e até objetos do meu pai.

  Longas viagens caminhava, sem carro e muito menos descanso.



  Papai era como se fosse o filho mais velho da minha mãe.

  Cuidava do gado nas primeiras horas de manhã.

  Nada mais lhe restava a fazer senão esperar minha mãe voltar da lavoura  com lata de água na cabeça, lenha nas costas, cestos de tudo que era necessário para alimentação nas mãos. 


   Anos se passaram eu cresci. 

   Casei com uma moça da cidade.

   Ela estudou, quer "igualdade de direitos".

   Ganha mais que eu que sou servente.

   Quer que eu ajude nos deveres de casa.


  O que é efetivamente igualdade de direitos?


  Eu me questiono se são direitos universais ou apenas são direitos da cidade. 

  Lá no povoado que eu morava minha mãe não tinha tantos direitos.

  

  Mário Firmino.  (Moçambique)






Vixe, a primeira realidade é deprimente.




  Minha mãe trabalhava fora.
  Meu pai realmente não ajudava muito em casa nos serviços domésticos, mas convivemos poucos anos com ele.
 
  Eu, meu irmão e irmãs, cuidávamos da casa.
  Aqui no Brasil desde que me conheço por gente minhas 3 irmãs mulheres tiveram as mesmas oportunidades que qualquer homem.



  Dei uma enxugada no texto para ficar mais "entendível", mas não tirei do contexto.
  Vejam mais esse comentário:


   

😒 "Toda a construção humana parte da cultura.
        O que nós adquirimos do Ocidente como sendo o certo é uma cultura alheia. 
        O que eu reafirmo é a cultura de um povo sempre deve existir.
        O que sucede é o genocídio e epistemicidio das culturas periféricas."
        (Mario Firmino)

  

  

   O que "eu" entendi é que o Mario critica o "Ocidente" por influenciar a cultura de Moçambique a ponto da mulher não ter mais orgulho em ser "burro de carga"!?

  Será que é realmente a "cultura ocidental" que deve ser criticada?



  ➽Cultura Sagrada





     

 


    Tem pessoas que ainda querem que valorizemos a “cultura africana” ... tô fora ...

         ⇩

 Link - BBC


 

  


   

 😒 “Não estou a criticar o ocidente.

       O que ocorre é que apenas a cultura do ocidente se globaliza.           

   Porquê a latina americana, africana não se efetiva?

   Estas são inferiores, rudes, bárbaras em relação a àquela?”

  (Comentarista) 

     

  Se é o que os “resultados” dizem, ignora-los é ilógico.


  Se tem mulher querendo viver como burro de carga, de certo encontrará homens para atender seu desejo, inclusive no Ocidente.

  Se quiserem ir para situações mais “patriarcaicas”... 😏


  Escrevi sobre isso faz algum tempo...


👉  Noivas Jihadistas


 

  

.

Nenhum comentário: