terça-feira, 4 de outubro de 2022

Bença




  Um senhor comentou saudoso comigo do tempo que as crianças pediam a benção para os familiares adultos.
  Disse que as coisas "pioraram tanto" que nem isso fazem mais.

  Concordei.
  Não quis estender a conversa, nem nublar as boas recordações do homem.

  Aqui no blog podemos meditar.

  Na minha infância essa tradição já estava sumindo.
  Me lembro vagamente de beijar a mão da minha vó pedindo benção, minha mãe tinha mandado.
  Com meus pais isso de pedir benção beijando as mãos não acontecia.

  O que eu acho dessa tradição?

  Inofensiva.
  Não acredito na prática que melhore ou piore nada.

  Logo, não vejo "obrigatoriedade" em passar para outras gerações.

  Sempre desejo tudo de bom para minhas filhas, porem não sinto que tenho poderes mágicos só pelo fato de ser pai.
  Quem acredita que tem, tudo bem, é uma questão de fé.

  Faço coisas praticas para minhas filhas.
  Adquiri imóvel, mantenho a dispensa cheia, sempre estou por perto para dar apoio e conselhos.
  Não sou do tipo "carinhoso", mas estou longe de ser grosseiro.



   Além do mais é comum ocorrer uma "santificação imaginaria" do passado.
  A sociedade de 1930, 1940 era muito melhor que a de 2022?
  Pode me dizer em quê?

   Vamos falar de criminalidade.

 

  

 “Lampião e seu bando atacaram fazendas e cidades em sete estados além de praticar roubo de gado, saques, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações e estupros. 

  Sua passagem causava terror e indignação nos moradores.”

 

 

  “A força volante, de maneira bastante desumana para os dias de hoje, mas seguindo o costume da época, decepou a cabeça de Lampião.

  Maria Bonita ainda estava viva, apesar de bastante ferida, quando foi degolada.”

 

Virgulino Ferreira da Silva


 


  De certo esses homens foram criados pedindo benção aos pais.




.

Nenhum comentário: