quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Perturbação Mental

    

    Que a vida seja longa e próspera.
    Que a morte seja rápida e sem dor.
          (William Robson)



  Tem um paciente psiquiátrico que sempre foi bem colaborativo comigo.
  Me espantei ao ouvir minha colega Cidinha dizer que ele era super agressivo com ela.
  Pensei estar havendo confusão, não podia ser a mesma pessoa, mas era.
  O paciente tem estatura média, é bem forte, com ela é todo valentão comigo uma pessoa dócil.
  Comecei a prestar atenção, ouvi outros relatos e deduzi que ele é "mais louco" com pessoas mais fracas que ele, o que para mim por si só é um ótimo sinal de consciência.
  Ele tem mais medo de mim que da companheira Cidinha.

   No geral concordo com aquele pensamento.

                                                  

"Se o cidadão não rasga dinheiro nem come fezes não é tão louco assim."

 

  O paciente psiquiátrico tem que se manter em um nível social aceitável caso contrário a internação deveria ser compulsória.
  Se ele tem a compreensão que se agredir pessoas vai ficar internado e mesmo assim agride, então o internemos.

  Considero o cérebro de um paciente psiquiátrico "animalesco", no sentido de "primitivo".
  No caso de nós humanos, com nosso cérebro sofisticado, a ilustração que me vem a cabeça é dar um ótimo carro para quem não sabe (consegue) dirigir.
  Eles podem ser inteligentíssimos, mas ter alucinações ou simplesmente serem inconsequentes.

  O que basicamente funciona nesses casos?


  Dialogo: Varia muito, depende do grau de "perturbação mental".
  Mas sem duvida é a primeira e prioritária abordagem.

  Recompensa: Funciona bem, usamos com crianças, se o comportamento é bom, dentro das possibilidades, damos algo que a pessoa gosta muito.

  Punição: O MEDO é um ótimo disciplinador quando o dialogo e a recompensa não alcançam o objetivo desejado.

 

  Geralmente o paciente não quer ser internado, tem medo dessa situação.
  O que como já disse demonstra nível satisfatório de consciência.
  Logo, ele se comporta como o esperado, toma os remédios prescritos, é colaborativo com os familiares ou fica internado por longos períodos e volta sempre que não se comportar direito.



  E se o cidadão não responde a nada, seu nível de consciência é praticamente inexistente?

  Algum familiar fica como seu responsável legal e se decidir pela internação assim será feito.
  Enfim.

  Problema psiquiátrico na família é um azar danado.
  😟

  Não ligo se parte do dinheiro dos impostos forem gastos para manter hospícios.
  Considero um mal necessário.
                                                  

  O familiar saudável não deve ser obrigado a ter uma vida infernal porque teve o azar de ter um louco na família.

 

  

  E a morte assistida?
  Loucos também são acometidos por doenças terminais, a decisão final deve ser do responsável legal.


  Outra situações que consigo pensar é quando a pessoa ainda saudável sabe que vai ficar demente e antes que o quadro se agrave prefere partir, ou deixa instruções nesse sentido para familiares.
  É uma atitude nobre e lógica.

  Se eu perceber que estou enlouquecendo com certeza me mato antes.

  O problema é que a demência vai chegando sorrateiramente.
  E se uma das primeiras mudanças na minha personalidade for deixar de ser lógico, pragmático?

  Quando eu não tiver condições mentais de optar pela aniquilação espero que meu responsável legal faça.

  Tenho MEDO  de passar o resto da minha vida em um hospício, e mais medo ainda de tornar um inferno a vida de pessoas queridas.

  Diante desses medos ... o medo de morrer nem é tão grande assim.

  O companheiro Sócrates optou pelo suicídio, quando viver já não compensava o "custo beneficio"...







 

   


 

  Gosto do bairro que moro.
  Agora (21 horas) tem esse pessoal jogando futebol e futevôlei.
  Mais acima é um campinho de futebol e abaixo uma quadra de areia.
  Chegam vozes animadas de várias disputas que ocorrem ali principalmente à noite e finais de semana.
  Gosto de ver humanos em paz, se divertindo, ainda mais praticando esporte.
  Integrado as quadras tem um barzinho para “umidificar a goela” ...😏
 
   A paz é linda!💖

(Não sei como tantos desperdiçam tempo e dinheiro fazendo guerras, encurtando vidas saudáveis.
 E quando há uma lógica em “encurtar” vidas doentes, querem prolongar!?)

 

  

  



.

Nenhum comentário: