sábado, 4 de fevereiro de 2023

Corpo Mole

 

  Por volta dás 9 horas do dia 2 de Fevereiro mandei um WhatsApp para clínica.
  Falei do desconforto no peito, solicitei agendamento com cardiologista o mais rápido possível.
  A atendente perguntou se ás 8 horas do dia 3 estava bom pra mim.
  Confirmei, ficou agendado.



  Cheguei vinte minutos antes dás 8 horas, saí um pouco mais cedo de casa caso tivesse congestionamento.
  Considero a pontualidade um comportamento muito civilizado.
  A clínica abriu ás 8.
  Antes dás 9 a enfermeira já havia medido e remedido minha pressão (18 por 8), feito eletrocardiograma.
  A consulta com o médico foi realizada.
  O agendamento de outros exames feito.
  Saí da clinica com a receita de Losartana em mãos.

  O que não consegui em 1 mês no SUS e não  tinha previsão para conseguir , realizei pelo convênio em menos de 1 hora!

  Entendam que o que vou escrever a seguir não é só a visão  de fora, mas de alguém também de dentro.
  Sou servidor público em um hospital do SUS há mais de 11 anos.

  Tem a altíssima demanda, tem a verba insuficiente, mas também tem uma deficiência institucional no atendimento.
  Parte significativa do problema é a estabilidade exagerada.
  Para o cidadão  ser demitido precisa cometer falha bem grave, só fazer corpo mole não basta.

  Assim a chefia na prática tem pouco poder sobre o subordinado; considerando que a chefia  também não  faça  corpo mole priorizando a "burocracia".

  Minha esposa relatou que quando foi vacinar no postinho pegou senha e aguardou, aguardou, aguardou...
  Incomodada com a demora entrou em uma sala onde havia muitas pessoas conversando e perguntou se alguém ali poderia atender.
  Só assim conseguiu atenção.

  Se a ignorassem o que ela podia fazer?
  Se isso avançasse chegando  até a ouvidoria poderia (se muito) ocasionar carta de advertência.
  Geralmente o funcionário faz um relatório contando sua versão do ocorrido, isso vai para sua pasta funcional e fica lá.

  (Por favor, nem sempre o reclamante esta certo, eu, mesmo tentando trabalhar o melhor possivel, já preenchi vários relatórios.)

  Em uma clínica particular, se a reclamação é procedente e recorrente, acaba fácil em demissão.
  O paciente não  precisa nem reclamar, basta a chefia  perceber que o funcionário está deixando a desejar que os ajustes acontecem.


  Quando tentei atendimento no postinho publico, me chamou atenção uma sala com nove mesas (se não me falha a memória).
  Oito delas  tinham mulheres de branco, talvez enfermeiras.
  Uma mesa tinha um rapaz, talvez administrativo.
  Uma fez a carteirinha do SUS pra mim, as outras estavam mais na conversação mesmo.

  Depois de feita a carteirinha peguei uma senha, pensei que iria agendar alguma coisa.
  Não  havia ninguém no balcão de atendimento.
  Depois de alguns minutos, outra mulher saiu daquela sala com 9 pessoas, começou atender.
  Quando chegou minha vez ... aquela história que já contei...

  "Não" Atendimento pelo SUS



   Enfim...

  Poucos gostam de trabalhar, eu não gosto.
  Procuro não me sobrecarregar; quando acho que estão abusando da minha "bondade"😏 reclamo com a chefia.
  Mas também não faço "corpo mole", honro meu contrato de trabalho.
  Não falto, não atraso ... atestado médico só em caso de extrema necessidade.
  Procuro ser rápido, eficiente no atendimento.
  Não esta em minha personalidade (perfil) ser "simpático" (sorridente, carinhoso), porem trato todos com respeito, educação.
  Se posso facilitar não complico.

  Uma sociedade melhor depende de cada um de nós fazendo bem a parte que lhe cabe.

  Não importa se é funcionário publico ou de empresa particular ...

   Aja com Profissionalismo.







 

  Gosto de compartilhar experiências agradáveis. 

  Agendei exame de ultrassom na RCC as 8 horas.

  Levei meu “kit espera” e nem usei. 

  Estacionamento fácil e grátis. 

  Atendimento rápido na recepção.

  Ás 8 horas fui chamado realizei os exames 8:25 já estava no carro voltando para casa. 

  Maravilha! 

  Esse é o Brasil que eu quero. 

  Parabéns a todos.

  Do rapaz do estacionamento até a médica. 

 

  Como sempre escrevo, cada um tem que trabalhar com profissionalismo. 

  O cliente tem que respeitar as regras sem querer dar “jeitinhos”.

   Uma sociedade melhor precisa que cada um faça bem a parte que lhe cabe. 

  Amém?

(Março 2023)

 

  


.

Nenhum comentário: