quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Sua Opinião é baseada em quê?

  

 

   😡“Dá raiva debater com você (William) porque tem uma opinião fixa e não muda.
        Você distorce a realidade.”
       
(Comentarista)

 


  

  Tem pensamentos que repito em vários textos por "gostar" muito deles, de uma certa forma balizam minhas meditações.
  Esse por exemplo:

                                               

  
 "O objetivo da argumentação, ou da discussão, não deve ser a vitória, mas o progresso."
 
(Joseph Joubert)

 

  Não sei precisar quando me "encantei" com esse pensamento, faz tanto tempo que parece que sempre esteve comigo.


  Mas gostar, me encantar com uma frase não é suficiente para deixar de submete-la a analise lógica e realidade observável.


  Vejam esse outro pensamento que me encantei.

                                                     


 "Porque se chamavam homens
  Também se chamavam sonhos
  E sonhos não envelhecem."

   (Lô Borges / Márcio Borges / Milton Nascimento)

 


  Acho esse trecho da musica lindo, mas...

  Concordo que nós humanos, de uma forma poética, somos feitos de sonhos.

  Porém observo que sonhos "envelhecem", mudam.

  Muitas coisas que sonhava na adolescência ... não sonho mais, não são um objetivo que persigo.

  Me interesso por Filosofia desde criança, li todos os filósofos que se destacaram. 

  Por gostar muito de História pesquisei com profundidade inúmeros acontecimentos, não sei dizer quantas biografias já li.

  Antes da Internet eram mais meditações individuais, de vez enquanto encontrava alguém com "conhecimento" para debater assuntos.

  Com a chegada dos fóruns de debates e mais tarde redes sociais as discussões sobre os mais variados assuntos, com os mais diferentes tipos de pessoas se tornou constante.


  Tendo como objetivo buscar a "melhor resposta" e não defender uma ideia só porque gosto dela ... é natural que eu fosse "progredindo", chegando a bons argumentos.

  Se a pessoa acredita que minha opinião esta errada, apresente argumentos.

  Se eu distorço a realidade, mostre onde.


  Quando você baseia suas opiniões em um argumento (ideologia, pensamento) cria toda uma linha de raciocínio.

  Se alguém derruba esse argumento toda a estrutura de pensamento criada desmorona.

  Nem todos lidam bem com isso, preferem defender a ferro e fogo tudo que "acreditam".

  Eu também não lidava bem com isso, mas se aparecia um argumento melhor preferia mudar de opinião.

  Se você quer ou precisa ir para o Sul e alguém ou um fato te mostra que esta indo para Oeste ... o mais lógico é corrigir a rota ou mudar seus objetivos.


  Ao ler melhor a Bíblia notei que o que me era falado na igreja não batia com uma analise logica, com a observação da realidade.

  Muitas opiniões que eu tinha desmoronaram ... mas não quero falar de religião.

                                                 


  “No universo tudo procede por vias indiretas.  
   Não existem linhas retas.”
  
(Ralph Waldo Emerson)

 

  Houve uma fase em minha vida que Waldo Emerson foi um dos meus  pensadores preferido.

  Vinha ao lado de Sócrates.

  Devorei seus livros, mas ao tentar colocar sua filosofia em pratica foi decepcionante.

  Foi com ele que identifiquei esse tipo de pensador que classifico como “Tudo é tudo e nada é nada”.

  É uma filosofia bonita, parece profunda ... pena que não corresponde à realidade observável. 


  Eu observo a vida e procuro uma teoria que a explique.

  Pensadores como Emerson criam uma teoria e querem que a vida se encaixe nela.


  Nesse pensamento Emerson afirma que não existe linhas retas.

  Caraca, para onde eu olho vejo linhas retas  

 (Segmentos de retas para os mais exigentes.)


  Sim, eu entendo o que Emerson quer dizer.

  Tudo é uma reação em cadeia.

  Mas para me deliciar com um pedaço de pão não preciso “desperdiçar energia” relembrando toda sua cadeia produtiva antes de come-lo.

  Eu sei do trigo, sei do seu beneficiamento, sei da água, do trabalho do padeiro ... mas quando estou com fome “a linha reta” de comer o pão me basta.


  Sei que uma linha reta é feita de infinitos pontos, que se olharmos em um microscópio veremos que eles não estão perfeitamente alinhados.

  No entanto uma régua embora não seja perfeita serve as minhas necessidades, tem sua UTILIDADE.

  Suponhamos que você queira desenhar a planta do imóvel onde pretende morar, mas se recusa a fazer isso enquanto não encontrar a régua perfeita.

  O imóvel é uma necessidade, a régua perfeita é um capricho/utopia.

  Mesmo que você conseguisse a régua perfeita e linhas perfeitas, o engenheiro não tem como construir paredes perfeitas.


  Imagine que em um ciclo natural da vida você queira casar e ter filhos, mas se recusa a fazer isso enquanto não encontrar o parceiro perfeito o "amor verdadeiro"...


  Em busca da verdade verdadeira as pessoas adiam tanto as decisões uteis/objetivas nessa vida que a única esperança é que tenha outra vida.

  Vai “tentar” viver em outra vida o que pode estar vivendo nessa, mesmo que não seja com toda perfeição desejada.


  Por favor, não estou dizendo que esse tipo de filosofia é um “lixo”, que nada desse tipo de pensador deve ser lido.

  Como escreveu Paulo Coelho:

 (Outro que não admiro filosoficamente.) 


  “Até um relógio quebrado está certo pelo menos duas vezes no dia.”


  Apenas prefiro a Filosofia mais objetiva, pragmática.


  Um relógio mais eficiente.





Verdades Convencionais










Nenhum comentário: