quarta-feira, 20 de julho de 2022

Confronto Mental

 



😒“É óbvio que ler independe se é livro digital ou de papel!
   Mas muitas crianças sem smartphone tem só a opção do livro de papel.
  Livro não é o objeto feito de papel!
  Livro é o conteúdo que pode estar na forma escrita, na forma gravada em áudio ou na forma digital!”
  (Comentarista)



  É mais um “óbvio” que eu me sinto provocado a repetir a exaustão... senão narrativas romantizadas tomam conta.

  Parece que “ler livros de papel” é o santo graal do conhecimento tipo:

   “Ninguém vem ao pai senão por mim”.😏

  Vejo pessoas “dizendo” que cancelaram suas contas no Face (só um exemplo), passaram a ler mais livros e suas vidas melhoraram bastante...
   Isso me levou a escrever algumas meditações defendendo as redes sociais.
  Vou publicando aos poucos.
  Sempre que leio depoimentos como esse lembro de um pensamento que me veio certa vez:
 
                                                  

   “Tem gente que adquiri muito conhecimento, pena que ele fique guardado em uma estante.”
   (William Robson)

 

  Eu li muitos livros, era a tecnologia disponível.

  Meus conhecimentos são expostos ao público não vejo eficiência em deixá-los em uma estante qualquer ...e ter “orgulho” em falar “olhem o quanto eu já li..."


 
Porque tantas pessoas se sentem melhor lendo livros (independente do formato), que debatendo nas Redes Sociais?

 1- "Gosto".
  Há pessoas que gostam do disco de vinil.
  Para mim é uma tecnologia ultrapassada, não vejo vantagem.
  Tenho mais de 500 musicas no meu celular, imagine carrega-las para todo lado no formato "vinil"!
  Dizem que a "riqueza do som" no vinil é maior.
  Pode até ser, mas não nasci com uma acuidade auditiva tão boa a ponto de perceber a diferença.
  Logo, ter 500 musicas em formato digital é muito mais lógico.
  Ver um "bolachão preto" (LP) rodando não me dá nenhum prazer especial.
  Com livros de papel é a mesma coisa, como fizeram muito parte da minha vida, fica aquele "carinho nostálgico", uma "lembrança afetiva".
  Daí a perder meu pragmatismo ... não rola.


 2 - "Não suporta questionamento".
  O individuo compra ou pega na biblioteca o autor que "gosta", as ideias que concorda.
  Vai se alimentando delas sem o contraditório, sem "confronto mental".
  Isso é bem confortável, até estimulante.

  Exemplo fácil.
  Você é evangélico, compra uma bela Bíblia ou empresta de uma biblioteca.
   A Bíblia é uma coletânea de vários livros, mas sempre exaltando o "Judaismo" no Velho Testamento e o Cristianismo no Novo Testamento.
  Você frequenta meios (Missa, Culto, Grupos) que também cultuam as ideias bíblicas.
  Algum confronto sempre tem, por isso as diversas correntes religiosas.
  Daí você se fecha ainda mais no seu "gosto preferido".
  Alguns religiosos como Mórmons e Testemunhas de Jeová chegam a ter uma "Bíblia Paralela", reforçando as ideias especificas daquele grupo.
  A própria Bíblia Católica difere da Protestante no numero de livros.


  Na Internet fica mais difícil se fechar no seu comodismo mental.

  Sempre tem o chato de um William para te incomodar com bons argumentos😊

  Saindo do meio "religioso" é a mesma coisa.

  Se o cidadão gosta de Karl Marx, fica lendo todos os autores que o exaltam.
  Participa de grupos que defendem suas ideias.
  Se fecha nesse mundo.
  Podem ver que é comum alguns sites não permitirem nem comentários públicos, só compartilhamentos. 

  Você pode divulgar a ideia, questionar JAMAIS!

  Se entra no grupo fechado e questiona alguma ideia de Marx é excluído na hora.



  Enfim.
  Se fechar em uma "leitura" sem o incomodo dos questionamentos, sem duvida é bem confortável.


  Você vai dormir "Edirficado".😉

  

Leia só o que gosta e seja "Marximamente" feliz. 😉


  

  Eu "gosto" de ler vários autores e debater sobre tudo.

                      

            

 

  “A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras.
  Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.”

   [Albert Einstein]
 
Terapia da Lógica


 

                          











.

Nenhum comentário: