segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pitágoras

“O universo é uma harmonia de contrários.”[Pitágoras]
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
  Pitágoras nasceu 570 anos antes de Cristo. 
  Obviamente naquele tempo detínhamos muito menos conhecimento do que temos hoje por isto sou bem menos rigoroso com estes meus amigos mortos há tanto tempo e mais rigoroso com os do “Iluminismo” para cá. 
  Se Marx tivesse proferido suas idéias em 300 a.C eu o acharia um gênio, mas como proferiu em 1800 d.C...sou mais rigoroso com sua Filosofia.
  A palavra Matemática (Mathematike, em grego) surgiu com Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamento, fulcrado em provas dedutivas.

  “A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se.”

  “A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.”

  “Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.”   [Wikipédia]
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
  Falem a verdade, para quem viveu há tanto tempo atrás percebemos claramente estarmos diante de um pensador formidável. Nunca sabemos ao certo o que é lenda ou fato ocorrido, mas possivelmente ele viajou pelo oriente e como eu percebeu a conotação maior do yin/yang o qual descreveu como “HARMONIA DOS CONTRÁRIOS”.
  Na época que Pitágoras viveu poderia se declarar Ateu sem sofrer más conseqüências poderia até fundar uma escola deste pensamento, servir de exemplo.
   Na época que eu vivo posso me declarar ateu e ser até admirado por isto, mas Pitágoras era espiritualista e eu sou espiritualista.

  A matemática de Pitágoras não conseguia tirar espíritos da equação. A matemática evoluiu muito e ainda não consegue tirar espíritos da equação.

  Sócrates nasceu uns 100 anos depois de Pitágoras, falar contra a religião já não era tão fácil, mas Sócrates estava disposto a morrer então o que o impediria de se declarar ateu se fosse esta realidade que tivesse OBSERVADO?
  Minha homenagem a estes dois grandes livres pensadores, eles percebiam as INTERFERÊNCIAS, eu também ás percebo.
  Niet e Marx são festejados “pensadores modernos”, simpatizo com muitas idéias de Niet com as de Marx bem menos.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
  Eu sempre me senti muito antigo então deixa eu me alinhar com os velhinhos, nem sempre o novo é melhor e mais eficiente, esta assim de invenções que não deram certo.
  O fim da crença em Deus ou em espíritos são invenções que não deram certo ou que não correspondem a uma realidade OBSERVÁVEL.
  Pitágoras e Sócrates, pensadores espetaculares, vocês nunca saberão quem eu sou, mesmo assim, enorme prazer em conhece-los…


anterior                       <>                                próximo
Postar um comentário