“A
instrução pública deve ser o primeiro objetivo do governo.”
“A
capacidade pouco vale sem oportunidade.”
[Napoleão]De certo não teria estado desde cedo em companhia dos meus amigos mortos e perderia muito tempo reinventando a roda.
Quero dizer que por não saber o que meu amigo Sócrates já tinha pensado eu perderia meu tempo meditando o que já tinha sido exaustivamente refletido.
E sem acesso a tanto conhecimento encontrado nos mais diversos livros, minhas meditações seriam simplórias.
Fica claro que quanto mais abrangente for a instrução da população, melhor cada individuo pode desenvolver seu potencial ... para o bem ou para o mal ... mas observo que a maioria é gente boa.
Entenda "instrução" nesse texto como "escolarização".
Não vamos confundir com "educação" que no meu entendimento é função essencialmente dos pais, da FAMÍLIA.
Escolarização esta mais ligada a transmissão dos conhecimentos humanos acumulados.
Alfabetização, matemática, geografia, historia, ciências...
Educação esta mais ligado a "civilidade".
Respeitar os outros, seguir as leis, ser cordial, honesto, coerente ... disciplinado.
A vida não é exata.
Não estou dizendo que seu pai/mãe não podem te ensinar quanto é 2 + 2 ou que sua professora não pode falar que é errado jogar lixo na rua.
Apenas defendo que a família deve se especializar e ser cobrada pela civilidade que transmite as crianças.
A escola deve se especializar em transmitir conhecimentos e ser cobrada por isso.
Napoleão morreu "jovem" para nossos padrões atuais.
Seu falecimento ocorreu em 1821 aos 52 anos.
Vejam que Napoleão falava coisas em 1800 que nosso povo insiste em ignorar, parece querer que funcione uma "roda quadrada".
Os pais não se preocupam muito com educação porque nossa "cultura" diz que é dever do Estado.
Dai o professor do estado acredita realmente que seu dever primordial é "educar", "formar cidadãos".
Evidente que isso toma tanto tempo que sobra pouco para escolarização.
Acontece que a criança passa pouco tempo na escola se comparado com o tempo que passa na família.
No nosso exemplo mais simples...
Não adianta o professor falar que a criança não deve jogar lixo em local inadequado se em casa a criança vê a família fazendo isso direto.
Napoleão não foi original.
Esses pensamentos sobre instrução e oportunidade vem desde a Grécia Antiga.
A "massa" (Maioria dos humanos) é medíocre, mas tem TALENTOS e estes podem ser aprimorados com a escolarização e boa educação.
De repente o individuo não nasceu com uma mente fantástica.
Ele não vai criar grandes invenções, deixar seu nome na historia como Einstein, Sócrates, Edison, Benjamin Franklin ... mas pode ser um bom cidadão eficiente no seu ramo de atividade, no seu talento.
Cada um fazendo bem o que faz sem duvidada teremos uma sociedade que funciona melhor, mais eficiente e civilizada.
O filé mignon da escolarização é descobrir na nação seus melhores cérebros, aqueles que realmente fazem a diferença, estabelecem novos padrões de excelência.
Uma porção bem pequena de nosso povo tem acesso a boa escolarização desde a infância, desperdiçamos talentos e gênios.
A inteligência não escolhe berço.
Até onde conseguimos observar mentes "sofisticadas" surgem aleatoriamente.
Um casal imbecil pode gerar um gênio e um casal de gênios pode gerar um imbecil.
Entretanto a maioria
fica “dentro da média” ... quando eu uso a palavra “medíocre” é nesse sentido.
Observamos também que a "genialidade" é uma joia rara, aquela pessoa com talento impar para alguma atividade ou que consegue ser muito eficiente em vários campos.
E a boa Educação?
É a melhor maneira de induzir as pessoas a usar seu intelecto/talento para o bem comum, uma sociedade organizada, pacifica, próspera.