segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

De graça até injeção na testa?

  “Novo estudo reforça evidência de que mamografia anual não salva vidas.
  Para pesquisadores, mamografia anual provoca excesso de diagnósticos.
  Estudo acompanhou quase 90 mil mulheres canadenses por 25 anos.”
[Globo]   
Clique Aqui


  “O Conselho Federal de Medicina decidiu recorrer à Justiça contra uma portaria do Ministério da Saúde que pode dificultar a realização de exames de mamografia por mulheres que têm entre 40 e 50 anos.” [Globo]  Clique Aqui


  Dessas duas matérias paralelas e relacionadas daria para escrever um livro.
  Vemos de tudo:
1 - Os médicos querendo dinheiro fácil.
2 -  A união querendo jogar mais gastos para municípios e estados.
3 - O pouco crédito que nosso povo dá a estudos científicos internacionais quando eles podem questionar certos
“benefícios sociais”.

4 – O brasileiro sempre atrás de um Estado Paizão, nesse caso a brasileira.

  Vou falar apenas sobre o item 4.
  A mulher de 40 a 50 anos que não concordar com os estudos científicos e quiser tomar mais essa precaução da mamografia QUE PAGUE DO SEU PRÓPRIO BOLSO.
  Obrigar toda sociedade pagar é sacanagem.
  As pessoas nunca entendem que o “dinheiro do Governo” ... não é dinheiro do Governo é o nosso dinheiro dos impostos.
  Uma colega indignada disse que é mesquinharia do Governo.
  Caraca mano! A mamografia custa cerca de R$130,00, uma pessoa tão preocupada não quer gastar isso com a própria saúde!?
  Quando ela fala de mesquinharia deveria se olhar no espelho...



  Eu me olho mentalmente no espelho, não tem nada que eu analise mais que minha própria vida.
  Estou vivendo um caso que cabe muito bem nesse texto.
  Dois anos e meio atrás, no exame periódico da empresa, minha pressão apareceu elevada.
  Claro que já li muito sobre hipertensão, essa pressão que não raro ficava em 15/9 precisava ser investigada.
 Foi me receitado Losartana e passei por uma bateria de testes no primeiro ano...deve ter custado caro aos cofres públicos.
  De toda bateria de testes só o colesterol apareceu um pouco mais elevado, tudo o mais está em taxas normais.
  Fiz ecografia, teste de esforço, exames de fezes, urina, sangue...
  No segundo ano mais testes que custaram caro aos cofres públicos.
  Fui ao médico agora em dezembro e pasmem já começa uma nova bateria de testes para 2015!!

  Dessa vez eu questionei porque mais uma bateria de testes se nada de grave foi encontrado.
  Foi me dito entre outras coisas que era importante ficar “investigando.”
  Sei lá, se eu vivesse na Suíça ou Alemanha já me pareceria estranho, como moro no Brasil tudo fica surreal em minha mente, custo a acreditar.
  Não tenho dor de cabeça, tontura, não tenho nenhuma dor localizada, minha preguiça...faz parte de mim...😆

  Não entendeu a surrealidade? 
  Eu explico.

  Em um país com tanta gente doente lotando pronto socorros porque esse preciosismo com uma pessoa saudável!?

  Talvez eu esteja sendo injusto; como disse estou vivendo esse momento, não estou decidido sobre o que irei fazer.

  Mas a idéia forte em minha mente é que a verba vem e o trabalho é fácil uma vez que estou saudável.
  É como empurrar um carro na descida.
  Claro que perfeição não existe, minha saúde de certo não é perfeita, mas mais uma bateria de exames em 2015...será que é caso para tanto?
  Vamos continuar com o exemplo carro.
  Você vai ganhar 100 reais para lavar um carro, pode escolher entre um que ficou 1 semana parado na garagem e está cheio de pó ou outro que andou 50 quilômetros em rua de terra.
  Sua opção pelo carro bem menos sujo é óbvia.

  O outro pensamento é que estou servindo de cobaia, dados estatísticos para algum estudo clinico.
  Nesse caso até gostaria de ajudar a ciência, mas me dá tanto trabalho, tenho que remanejar horários, em um dos exames tenho que beber um liquido açucarado e ficar 2 horas na sala de espera.
  Não sei quanto a vocês, mas exame de fezes e urina é tão constrangedor.
  Eu faria sem problemas se me sentisse em perigo, mas como disse, fora gripe 1 ou 2 vezes por ano não tenho o que reclamar do funcionamento do meu corpo.

  Sei que alguns dizem:

  “De graça até injeção na testa.”

  Bem, primeiro não é de graça, custa o seu DINHEIRO DOS IMPOSTOS.
  Segundo, cada um tem seu gosto, injeção na testa sem uma justificativa convincente para isso é algo que não quero nem de graça.
  Eu tenho essa “falha estrutura mental” por mais profundo que penetre em minha alma não encontro o culto ao sofrimento, não encontro traços do MASOQUISMO que dá sentido a tantas vidas.
  Por hora minha decisão é ficar uns 4 anos longe de investigações médicas.
  Humm...você não concorda com o exposto nesse texto.

  Tudo bem, siga seu coração, eu continuarei seguindo a RAZÃO.

   “Os homens são sempre contra a razão quando a razão é contra eles.”
  [Napoleão Bonaparte]





Anterior          <>        Próximo

Nenhum comentário: