quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Individualismo

  

  Frases são curtas demais para "especificar" um pensamento.
  Com  palavras a situação fica mais complicada ainda.
  Muitas delas tem vários conceitos.
  É comum em um debate eu usar uma palavra e o debatedor escolher o conceito que mais lhe interessa na intenção de distorcer o que eu disse.
  Da minha parte tento usar a palavra dentro do contexto, meu objetivo é chegar ao melhor entendimento, a melhor resposta, não ficar com picuinhas.
 Assim, algumas palavras evito usar no debate, porque sei que aquele debatedor de má fé vai usar no pior sentido possível.


 

  Significados de Individualismo:

 

1 - Tendência de quem pensa somente em si próprio; egoísmo, egocentrismo.

 

2 - [Economia] Sobreposição do valor e dos direitos do indivíduo em detrimento de um grupo ou sociedade.

 

3 - [Economia] Pensamento que incentiva a liberdade individual (iniciativa privada) reduzindo a interferência do Estado.

 

4 - Pensamento ou corrente ideológica que reconhece o valor da autonomia individual, com o objetivo de satisfazer características inatas de um indivíduo ou em busca da sua liberdade.


Link


 

 

  Eu sou individualista, vamos meditar sobre o que esta no dicionário.


1 - Cada pessoa é a mais importante do mundo para ela mesma, não sei como pode ser diferente.
  Existe casos de pais se sacrificando pelos filhos, ou "apaixonados" se anulando diante da pessoa amada, mas são situações especificas.
  É esperado pensarmos primeiro em nós mesmos.
  Em segundo pensar no próximo, se colocar no lugar dele.
  O problema é que tem gente que pensa primeiro nela, segundo nela, terceiro nela...😏
  É quando a palavra individualismo assume o conceito de extremo egoísmo, na sua versão mais sombria.



2 - Não sei se entendi bem esse item, ainda mais com a palavra "economia".
   Ficou muito subjetivo.
   O que me veio a mente é aquela situação em que os moradores de determinada região querem uma mudança que eles acreditam necessária ou útil e um ou dois indivíduos travam todo o processo.
  Não sou do tipo de "travar processos".
  Se a grande maioria quer uma coisa eu aceito democraticamente ... desde que não fique no prejuízo.
  Exemplo:
  Minha casa tem que ser demolida?
  Espero justa compensação.

  “As necessidades de muitos superam as necessidades dos poucos"  
      ➽[Spock]



3 - Sou Centro Direita, para mim a responsabilidade individual vem antes da coletiva.
  Exemplo rápido.
  Você nasceu em comunidade violenta com alto índice de criminalidade.
  Ali deveria ter mais policiamento, maior repressão ao crime por parte do Estado, por N motivos não tem.
  Ainda assim VOCÊ pode decidir se vai ser uma pessoa honesta ou um bandido a mais.
  Em qualquer comunidade, mesmo nas mais violentas, a maioria são pessoas "normais" no sentido de não saírem por ai cometendo crimes.
  Como se não bastasse, a TV esta presente a décadas na esmagadora maioria das casas.
  A "visão de mundo" do individuo não esta restrita só ao que enxerga no bairro onde mora.
  Filmes, novelas, documentários, noticiários ... livros, revistas, o cidadão tem ótima ideia do que é certo e errado, se opta pelo errado...



4 - O individualismo é uma "característica inata" em mim.
  Gosto de ser independente.
  Meu nível de carência afetiva é muito baixo até em coisas simplórias.
  Lembrei de uma colega com qual trabalhei por anos na fabrica de óculos.
  A Juraci, tudo de bom pra ela.
  Detestava almoçar ou jantar sozinha.
  Eu gosto de comer sozinho.
  Quando estou almoçando não aprecio conversas paralelas que atrapalhem minha mastigação.
  Não ligo da pessoa falar, não gosto de ter que responder.

  Noto que a maioria gosta de assistir filmes junto com alguém, eu gosto sozinho.
  Pauso, avanço, volto uma cena que gostei, desisto de assistir...

  Compras no mercado ou lojas?
  Sozinho, sei do que gosto e do que não gosto, não tenho necessidade de algum "apoio moral" ou alguém me chamando ao bom senso para não gastar demais.


  Para concluir:

  Não confundam meu individualismo com ser contra o trabalho em equipe ou convivência social.
  Apenas sou do tipo de pessoa que precisa de um certo espaço/distanciamento.
  Adoro que minha esposa e filhas estejam em casa, mas na hora de comer ou assistir TV gosto desse momento "pra mim".
  Na escola e agora no trabalho gosto de trabalhar "junto com as pessoas", porem não quero em nome de um espirito de equipe ter que ficar carregando outros nas costas.

  Espero que individualmente cada um faça a parte que lhe cabe ... como eu faço a minha.

  Essa lógica entra em sua mente?







Nenhum comentário: