sexta-feira, 24 de junho de 2022

Carreira



  Tenho uma visão de vida incompatível com as propostas dos sindicatos.
  Acredito que sou mais realista, mas estou aberto a críticas, ninguém é dono da verdade.
  O que eles falam sobre carreiras no serviço publico não faz muito sentido para mim.

  Primeiro vamos ver a definição no dicionário.

                                                

   Carreira é a trajetória que um indivíduo irá percorrer ao longo de sua vida profissional.

 

  "Trajeto" não tem necessariamente um sentido único de "ascensão".

  Pense em um ônibus, seu trajeto não é sempre mais distante do ponto de partida, por ruas ou estradas cada vez melhores.
  Um ônibus municipal circula por parte da cidade, faz ligação entre alguns bairros.
  Esse veiculo pode fazer trajetos mais longos, ser interestadual ou internacional.
  O preço da passagem sobe.
  Circular entre bairros de Campinas tem um pagamento (salário).
  De Campinas para São Paulo o pagamento é maior.
  De Campinas para o Paraguai maior ainda.

  Vamos traçar um paralelo com a "trajetória profissional".

  Você é recepcionista de um ambulatório.
  Vai fazer sempre o mesmo tipo de serviço.
  Com a prática espera-se que vai fazer melhor e mais rápido, mas tem um limite de rendimento.
 
Ninguém evolui significativamente para sempre.
  Até com atletas de altíssimo desempenho é assim.

  Logo, pagar cada vez mais para pessoa com o passar dos anos não é uma prática sustentável, racional.

  Dependendo da porcentagem aplicada, em pouco tempo a pessoa vai estar ganhando muito mais do que "produz".
  Compensa mais dispensa-la e contratar outra, mas como no serviço publico demitir é difícil ... a bomba esta armada, estoura no bolso do contribuinte.

  Onde eu trabalho esta cheio de casos assim.
  Por politicas de "valorização" do passado, funcionários ganham verdadeiras fortunas se formos comparar com o tipo de serviço que realizam. 

  Se a pessoa ocupa um cargo de chefia com maiores responsabilidades o salario maior é justificável, mas nem isso ocorre.
  A pessoa foi chefe por um tempo, incorporou o beneficio e a vida segue...
  Por vezes nem a chefia ocorreu, um diretor "amigo" decidiu que aquele individuo trabalhava melhor que outros e concedeu a bonificação.
  Lembremos que o dinheiro não sai do bolso do diretor, aquela verba fica disponível no seu departamento e na pratica ele concede a quem quiser.

  As avaliações de desempenho são sempre muito subjetivas e sujeitas a "panelinhas".


  Na "minha opinião" essas avaliações de desempenho deveriam servir mais para dar um feedback de onde o profissional esta deixando a desejar e até para justificar uma demissão.
  Ou promoção, caso o funcionário supere as expectativas e tenha um cargo disponível ... nem sempre tem.
  Você pode ser muito eficiente, mas não devemos "criar um cargo" no serviço publico só para justificar aumento salarial.


 
Quando a pessoa entra no funcionalismo sabe o salário que vai receber, esta no edital.
  Com o passar dos anos tem as reposições salariais de praxe.
  Se a pessoa continua na mesma função, não faz sentido pagar cada vez mais para ela.

  Quem quer ganhar mais?
  Preste  concurso para um cargo com salário maior.

  O serviço público não paga quanto você quer? 
  Se tem proposta melhor na iniciativa privada ... vai.

  Sempre vai ter gente muito interessada em ocupar o seu lugar.

 
Minha "motivação" para trabalhar é trazer algum dinheiro para casa.

  Estou no funcionalismo faz 11 anos.
  Já fiz varias atividades, mas nada muito fora da minha função.
  Pelo trabalho que realizo ganho bem acima da média de mercado.
  Tenho certeza que muitos "terceirizados" (fazendo a mesma função que eu) adorariam estar no meu lugar.

  Estou muito cansado, minha trajetória de vida foi desgastante.
  Depois que entrei prestei mais um concurso para o INSS, naqueles "cadastro de reserva", fui bem classificado, porem não fui chamado.

  Desisti de prestar concursos, são muito concorridos, a preparação tem que ser excepcional, leituras chatíssimas. 

  Na iniciativa privada, olhava os anúncios de emprego, mas evidente que não achei nada melhor que minha situação atual, nem mais "segura", tenho uma considerável estabilidade.

  Vou caminhando ansiosamente para a aposentadoria.

  Mas se você contribuinte, acha que eu devo ganhar cada vez mais, mesmo produzindo a mesma coisa ... obrigado ... otário...

Nenhum comentário: