domingo, 19 de junho de 2022

Fatalismo

  

  Esse tipo de mensagem é tão bobinha, não sei como tanta gente fica reconfortada com elas.

  Deduzo que a pessoa apenas aceita, não pensa.

  Não considero isso necessariamente ruim.
  Se a ilusão não tem maiores consequências e "tranquiliza" a pessoa ... não sou eu que serei estraga prazeres.

  Eu não consigo "não pensar".

  É automático, incontrolável.

  Eu queria muito estudar no Liceu Salesiano, obviamente minha família não tinha condições.
  Essa porta ficou fechada pra mim.
  Sério mesmo que estudar em uma escola melhor “com certeza” seria ruim para minha vida!?

  Tem o contrario também.
  Fiz de tudo para não prestar o serviço militar, mas esse "portal para outra dimensão" me sugou.
  Sério mesmo que isso foi incrivelmente importante na minha vida!?
  Tantos garotos são dispensados do serviço miliar e vivem normalmente.

  Mesmo sem estar escrito, esse tipo de mensagem remete a fé, crença.

  Alguma entidade esta guiando sua vida e sempre sabe o que é melhor pra você.

  Mas se for assim é impossível pra qualquer um "errar", não importa o que aconteça ... era o que tinha que acontecer.

                                                

     "O Fatalismo é uma doutrina que afirma que todos os acontecimentos ocorrem de acordo com um destino fixo e inexorável, não controlado ou influenciado pela vontade humana.
  Esse destino pode ser determinado por um poder superior ou por simples necessidade lógica.
  O fatalismo costuma ser confundido com determinismo."
 (Wikipédia)

 

  O determinismo é um "Fatalismo Ateu"...😊


  Exemplo fácil.

  Você nasceu bem pobre.

  No Fatalismo se estiver no seu destino ficar rico, vai ficar.
  Isso "esta escrito nas estrelas".

  No Determinismo esta no seu destino, viver e morrer pobre, isso ocorre pelas "forças naturais" do meio que o cerca.
  Evidente que pode ocorrer algo inesperado e mudar o meio, nesse sentido o determinismo é um pouco mais flexível.


  Meu posicionamento é pragmático.

  Admito a possibilidade de interferências, não tenho controle sobre isso.

  Admito a força do meio, faço o que posso para melhora-lo usando o bom senso, a lógica.

  Enfim ... diante do quadro que esta a minha frente com suas cores já bem definidas o que me resta é fazer as escolhas possíveis e torcer para acontecer o melhor ou menos ruim.

  Existe vários "destinos" e minhas escolhas, embora sejam o elo mais fraco, são as únicas ferramentas as quais tenho algum controle.






.

Nenhum comentário: