terça-feira, 14 de junho de 2022

Deus Existe?



​ “Pesemos o lucro em apostar que Deus existe.
  Avaliemos estes dois casos:
 
a) Se vencerdes, ganhais tudo
b) Se perderes, não perdeis nada.

 
  Apostai, portanto, que Deus existe, sem hesitar.”
 
  [Blaise Pascal]


  Que bom seria se fosse tão simples.


  Tá, eu aposto que Deus existe e aí?

  As variáveis são muitas.

  Exemplo:

  Deus pode ter me feito tão mortal quanto qualquer outro animal.
  Nada de vida “espiritual” após a morte física.
  Se alguém afirmar que há uma vida pós morte vai se basear em uma crença, doutrina.

  E aí?
  Qual doutrina é a certa para me garantir uma vida eterna em um lugar bom?

  Blaise Pascal era cristão, o cristianismo tem tantas subdivisões.
  Os católicos tem imagens nos templos, vão para o inferno?
  Os protestantes subtraíram livros da Bíblia Sagrada, (um livro que não podia ser subtraído um til), vão para o inferno?

  Então temos esse problema de como a doutrina vai afetar nossa vida.
  Não é só aceitar a existência de Deus, temos que agir como supomos que ele espera que ajamos.

  Se a pessoa aceita a existência de Deus e não se importa com nenhuma doutrina ou regra …. assim fica fácil, e de certo não é o que Blaise sugere, conheço bem sua obra.

  Já vi ladrões e assassinos com bastante religiosidade.
  Que ideia eles tem de Deus!?
  Uma entidade que não importa o que façamos vai sempre perdoar tudo por pior que seja!?

  E tem o lado oposto, pessoas que "castram" a vida terrena por suposições doutrinarias.
  Não pode cortar o cabelo, não pode usar calças, ter TV em casa, não pode beber nem com moderação...

  O cristianismo considera a prática do homossexualismo pecado.
  O cidadão pode ter uma vida de privação sexual e se Deus não existe foi uma privação em vão.

  Conheci pessoas que adoram o ambiente religioso, estar na igreja, participar do culto/missa.

   Cada pessoa tem seu prazer ... que para outros parece "risível ou lamentável".

 

  Eu tenho enorme prazer em escrever as coisas que escrevo, expor "minha filosofia".
  Já fui xingado de tantas maneiras que perdi a conta.
  Louco, idiota, sem noção, asqueroso...
  O fato é que qualquer doutrina que eu decidisse seguir, meu prazer seria profundamente afetado.

  Vejam o caso da doutrina cristã.
  Já fui católico, depois virei "protestante" (Igreja Presbiteriana).
  Inúmeros textos publicados por mim são considerados blasfêmias tanto em uma corrente como na outra.  

  Se eu deixar de viver o meu prazer apostando que Deus existe ... caso ele não exista ... eu perdi uma vida...

  É senhoras e senhores, são apostas arriscadas.

  O que o "pragmatismo" me diz?

Apenas tente viver bem e fazer o bem.





 
 Nota: E se eu não publicasse, guardasse algumas deduções só para mim?
  Na doutrina cristã "pecamos até em pensamento", Deus sabe o que vai em meu coração.
  Seria uma batalha diária para "não pensar", um inferno em vida para um livre pensador...
😟




.

Nenhum comentário: