terça-feira, 22 de agosto de 2023

Eficiência

 

  Sempre busco o máximo de eficiência em tudo que faço, inclusive nas coisas triviais.
  Em casa só eu como feijão com frequência.
  Minhas filhas comem quando da vontade.
  Minha esposa janta na empresa.
  Cozinhar pouco feijão desperdiça muito tempo e gás.

  Há muito tempo optei por colocar uma concha de feijão em um saquinho, amarrar e colocar no freezer.
  Cozinho e tempero uma quantidade de feijão que dá para umas 15 trouxinhas.
  Para meu consumo individual da para 15 dias.
  Eu só almoço, não janto.

  Aquecer a trouxinha por 40 segundos no micro-ondas são suficientes para soltar o plástico.
  Depois é só aquecer a porção a gosto.

  Para quem está muito preocupado com o ➧microplástico pode optar por deixar a trouxinha fora do freezer umas 4 horas antes, é tempo suficiente para soltar o plástico.
  A vantagem de usar o saquinho plástico é que dá para acomodar melhor no freezer, ocupa o mínimo espaço possivel.

  Tudo muito muito eficiente, o processo beira a perfeição 😏.
  Mantém satisfatoriamente o sabor e qualidade, sem desperdícios.

  Recentemente o consumo de arroz também diminuiu bastante em casa.
  A mulherada tem preferido frutas, verduras e ... bugigangas 😏.

  Comecei o mesmo processo com o arroz.
  Outra vantagem é controlar com precisão a quantidade de comida (calorias) ingerida.
  A trouxinha de feijão tem uma concha a de arroz duas.

  Para diminuir o uso de recursos do planeta é preciso evitar desperdícios, cada um deve fazer a parte que lhe cabe.

  Essa lógica entra em sua mente?



Nota: Nenhum processo é perfeito, nesse por exemplo, aumenta o consumo de saquinhos plásticos.
  Quem tem freezer espaçoso pode optar por recipientes reutilizáveis.
  No meu caso, morando em apartamento, não tenho espaço para um freezer em separado, uso o conjugado ao refrigerador.
  Além do mais um freezer em separado, seria mais um aparelho consumindo energia elétrica ... nenhum processo é perfeito, devemos buscar o que for mais eficiente e sempre tentar algo melhor.
  A eterna busca da eficiência que já nos trouxe tão longe.







✧✧✧

Nenhum comentário: