sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Sublimação

 





  Entendo o que Charles quis dizer, mas esse tipo de pensamento criou algo bem nefasto na humanidade.
  Vou fazer algumas ponderações sobre ele.

  O indivíduo começa a se achar mais inteligente do que os outros só porque está triste!

  A pessoa que tem pouca inteligência (burra) está sempre alegre!?

  Isso vem na esteira daquela frase consagrada:

  "A ignorância é uma benção."

  É uma frase interessante, já usei muito, mas também já escrevi bastante que frases são pontos de partida, não linhas de chegada.

  Vamos considerar que uma pessoa fanática pelo Flamengo (ou qualquer outro time) seja burra.
  Suponhamos que eu seja inteligente, isso me leva a ver o futebol apenas como um esporte a mais, um lazer.
  Mesmo que eu tenha alguma simpatia pelo Flamengo, a derrota dele em algum "jogo importante" não vai abalar em nada meu humor, o time poderia empatar, ganhar ou perder … perdeu, a vida segue, fica para próxima.

  Já para o fanático pode causar uma tristeza profunda, choro e ranger de dentes.😏
  Veja que a “burrice” causou uma enorme tristeza, para a “inteligência” foi só um lazer com desfecho desagradável.

  Se entendeu isso … 

  Um grande problema da atualidade é a sublimação do "defeito".

                                                     


  “A sublimação pode ser vista como um processo de transformação de energia negativa em energia positiva.

  Os impulsos e idealizações socialmente indesejáveis são transformados em ações ou comportamentos que são valorizados pela sociedade.”

 

  A tristeza não chega a ser propriamente um defeito.
  Viver é complicado, há momentos bons e maus além de "características individuais".
  Depois de uma semana com temperaturas chegando a 37 graus, no ultimo dia 28 a temperatura de 22 graus me deixou feliz da vida, "para mim" é a temperatura ideal.
  Uma conhecida detestou, estava curtindo o calor.
  Observem que a alegria de uns é a tristeza de outros, independente do grau de inteligência.

  Um período de calor prolongado me leva a "depressão" ... naquele sentido de não querer fazer absolutamente nada, perder o animo até para coisas que costumeiramente eu gosto.



  "Gênios" como Einstein, Edison, Nikola Tesla ... são raros.
   Mas em um processo de "sublimação", qualquer criança "indisciplinada", a sociedade tem apostado que é um ser humano "muito especial" acima da média.
  O mais provável é que seja só mais uma pestinha burra ...😏














✧✧✧

Nenhum comentário: