segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Ignorância na Rede

 





 


 Claudia: "Era das redes sociais, estamos vendo tanta gente achando que é doutor. 😃"


 

 


  George Orwell nasceu em 1903, morreu em 1950.
  O comentário dele faz todo sentido em qualquer época da humanidade.
  Sabemos que a vida tem muito de "sorte".
  
  Não tem nada de genial nesse comentário dele, é uma observação óbvia.
  Mas as pessoas gostam de fazer esses quadros.
  O pensamento pode ser bem simples, mas ao colocar o nome de um pensador famoso ganha ares de genialidade...

  O que me provocou essa meditação foi o comentário da Claudia.
   Noto que muitas pessoas dão mais importância ao  titulo que o cidadão ostenta (ou fama) que no argumento que apresenta.

  Se o cara é doutor em alguma coisa, com certeza ele esta certo!?
  Cabe a quem não é doutor simplesmente ler e ficar quieto!?

  Mesmo  em assuntos técnicos o "doutor" tem que dar explicações técnicas que façam sentido, nem que a gente enquanto leigo  tenha que fazer alguma pesquisa.

  Porem a maioria dos assuntos nas Redes Sociais não são essencialmente técnicos.

  Um exemplo qualquer ...
  Cotas.
  Tem um monte de gente que tem doutorado e é contra, assim como tem os que são a favor.
  Eu sou contra, tenho que simplesmente ficar quieto por não ter nenhum doutorado!?

  Caraca!
  Eu exponho um argumento, se a pessoa tem um contra argumento que exponha.
  Se minha "ignorância" é tão evidente o doutor não terá nenhuma dificuldade em evidencia-la.
  Alias é o que eu faço com as  pessoas.
  Não fico  as mandando "estudar", se eu tenho a informação compartilho com elas, se possível coloco a fonte.
  Se é um caso de dedução lógica pergunto o que a pessoa não entendeu.

  Com a tecnologia disponível na época de George Orwell, um ignorante influente era muito mais perigoso.
  Publicava um livro, dava entrevista ou escrevia uma crônica no jornal ... ele era ouvido os argumentos contrários não, a não ser que outro cidadão influente o contestasse.
  Na "era das redes sociais", nem os ministros do STF ficam livres dos questionamentos do cidadão comum.

  A atual pretendida censura nas redes não é para defender a democracia, é  para evitar que os "ignorantes no poder" sejam  confrontados ...



✧✧✧




Nenhum comentário:

Postar um comentário