Rafael - Professor de Matemática: A farsa da recomposição de aprendizagem e a obrigação de ter bons resultados nas avaliações externas.
Se 80% dos estudantes chegam no ensino médio precisando fazer recomposição de aprendizagem, o sistema falhou e não há como recompor o que não foi aprendido.
O tempo é escasso, não se ensina frações ou álgebra em 2 aulas.
Precisa de tempo, mas o que falta no ensino médio é exatamente isso, porque esse mesmo aluno que precisa de recomposição, em poucas semanas será cobrado para ter.
William: Para mim tínhamos que enxugar ao máximo o currículo escolar.
No ensino fundamental decidirmos os aprendizados básicos, padronizar a nível nacional e através de muita repetição (exercícios) fixar na mente da criança.
Exercitar o cérebro como exercitamos os músculos.
Reforma do Ensino Médio - Link
Felipe - Doutorando em Serviço Social (PUC-SP): Li teu texto acima, e discordo: para ensinar precisa de DIDÁTICA, não é simplesmente 'passar conteúdo' e esperar que absorvam.
Além de saber o conteúdo é preciso mediar, intervir, explicar diferente, pegar o cotidiano do aluno e contextualizar pro conteúdo, entender neuro aprendizagem, senão simplesmente não rola.
Era fácil a escola de antigamente ser boa quando expelia os 'alunos problemas que não tinham dinheiro pra comer, pra caderno, pra transporte, e o fracasso sendo tratado na violência...
William: Claro que respeito sua opinião, mas os resultados atuais depõe contra a metodologia Piaget.
Não entendo porque nossos profissionais da educação complicam tanto o ensino fundamental.
São conhecimentos básicos que qualquer pessoa com nível Universitário domina.
(Ou deveria dominar)
✧✧✧
Temos que enxugar ao máximo o currículo escolar.
No ensino fundamental decidirmos os aprendizados básicos, padronizar a nível nacional e através de muita repetição (exercícios) fixar na mente da criança.
Exercitar o cérebro como exercitamos os músculos.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário