quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Reeducação GULAG

 



  Imagine você dividir o imóvel com outra família que o Estado decidiu que ira morar com a sua!

  GULAG é uma sigla em russo para um órgão do Governo da antiga URSS, significa Administração Central dos Campos (de Trabalho Corretivo)
   Com o tempo, o termo passou a ser usado popularmente para se referir a todo o sistema de campos e prisões onde o individuo é "reeducado".

  O sistema foi estabelecido após a Revolução Comunista de 1917 e se expandiu  especialmente durante o regime de Josef Stalin, com o propósito de punir e "reeducar" criminosos e oponentes políticos ("inimigos do Estado"), através do trabalho forçado. 

  Havia centenas de campos por todo o país, principalmente na Sibéria, envolvia trabalhos extenuantes (como mineração, extração de madeira e grandes obras de infraestrutura) sob condições sanitárias e climáticas extremamente precárias.

  Fome extrema, doenças, frio intenso, e violência dos guardas, resultaram em milhões de mortes. (estimativas variam entre 2 a 3 milhões no total) devido à exaustão, inanição e execuções.


  

 A estimativa de mortes nos Gulags soviéticos varia conforme diferentes fontes e métodos de prisão, mas um valor frequentemente relatado é de aproximadamente 1,7 milhão de mortes.

  Esse número não inclui as execuções sumárias e outras vítimas relacionadas ao sistema repressivo soviético mais amplo.

  Entre 1929 e 1953, cerca de 18 milhões de pessoas passaram pelos Gulags, e estima-se que, ao todo, com prisioneiros de guerra e camponeses deportados, até 28 milhões possam ter sido afetados.

  Os registros soviéticos indicam cerca de 1,05 milhão de mortes oficiais nos Gulags entre 1934 e 1953, enquanto outras estimativas, incluindo pesquisadores ocidentais, sugerem que o número real de mortos, considerando também as execuções e outras condições brutais, pode ser maior, chegando a cerca de 2,7 milhões ou mais.

 

   Wikipédia - Link

 


 Grande parte dos prisioneiros era composta por presos políticos e indivíduos inocentes, detidos sob acusações falsas ou por simplesmente discordarem do regime.

  O trabalho forçado era a regra. 
  As rações de comida eram diretamente ligadas à produtividade, o que acelerava a morte dos mais fracos e forçava os demais a trabalhar até a exaustão.


  O lado "bom" ... para a URSS ...

  O trabalho forçado dos prisioneiros foi usado para a realização de grandes projetos de infraestrutura (canais, ferrovias) e para a exploração de recursos naturais (minérios, madeira), contribuindo para a rápida  industrialização e desenvolvimento econômico da URSS, especialmente sob Stalin.
  A pratica funcionou de forma eficaz para eliminar, isolar ou aterrorizar a oposição real ou potencial, consolidando o controle totalitário do Partido Comunista e de seus líderes sobre o país.

  Apesar da pretensão de "reeducação" pelo trabalho, na prática, o Gulag foi um sistema de repressão e extermínio de qualquer oposição ao regime disfarçado de projeto corretivo.


✧✧✧
  Grande parte dos prisioneiros nos Gulags era composta por presos políticos e indivíduos inocentes, detidos sob acusações falsas ou por simplesmente discordarem do regime.
*
https://filosofiamatematicablogger.blogspot.com/2025/11/reeducacao-gulag.html

*
*
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário