segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sobre Orgulho

  “Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo “pode” ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.”  [Wikipédia]
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
  Que tipo de orgulho poderíamos ter se nosso pai fosse gay?
  Esta palavra “Orgulho” e o conceito que fazem dela é uma das coisas que mais me deixam desorientado no labirinto das letras.
 Gosto da definição: 

  ORGULHO = Satisfação pela capacidade ou realização; auto estima.

  Ex: Tenho orgulho de ter quitado meu apartamento, foi preciso muita disciplina e determinação foi sem duvida uma grande REALIZAÇÃO, financeiramente falando, foi meu maior feito.
  Tenho orgulho de ter dado um lar para minhas filhas, se não tivesse condições de dar um teto para minha família nem teria filhos, não me acharia DIGNO de ser pai.
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
  Se meu pai fosse gay não sei onde posso encaixar uma realização que dependesse de mim. Ter minha auto estima elevada por conta disto também não fecha a equação.
  Meu pai pode ser um grande artista e como também não foi uma conquista minha não há motivo para um orgulho pessoal, mas ter um pai famoso e rico claro que melhoraria minha auto estima.
  Minha filha menos nova tem 10 anos, vamos supor que ela se torne uma grande médica, vamos supor que ela pague todos seus estudos, eu posso ter o orgulho da auto estima, vai ser muito bom ter uma médica na família, se eu não contribui com nada não posso ter o orgulho da realização, seria ilógico.
  Se minha filha for uma médica lésbica, porque mesmo eu teria que ter orgulho da sua porção lésbica? Foi uma realização minha ou vai melhorar minha auto estima!?
 Me dê motivo, me dê ARGUMENTOS.
[meditar sobre orgulho é muito complexo, se der tempo e for interessante volto ao tema]


anterior                       <>                                próximo

Postar um comentário